O brasileiro que flagra ladrões de celulares em Londres: ‘Mais eficaz que a polícia’

Diego Galdino é um autoproclamado "caçador de batedores de carteira".

Por Editoria Delegados

O brasileiro Diego Galdino é entregador em Londres, mas também se dedica a gravar furtos em uma cidade onde roubos de celulares triplicaram nos últimos anos.

“Eu vejo isso todos os dias, então minha mente tem um filtro”, ele diz à BBC.

“E percebo que os crimes pela cidade têm piorado dia a dia”, afirma.

Os vídeos de Galdino, publicados na conta “PickPocketLondon” no Instagram, acumularam milhões de visualizações em poucos meses, tornando-o uma espécie de celebridade virtual em Londres.

Há muitos elogios ao brasileiro no perfil.

“Posso separar um percentual dos meus impostos para esse serviço? Ele parece ser mais eficaz do que a polícia”, diz um usuário.

“Um brasileiro na Inglaterra salvando turistas? Amo”, afirma outro.

Paul Brennan, presidente da Associação de Motoristas de Táxi Licenciados, afirma que o roubo de celulares está “disparando” em Londres.

Estima-se que um celular seja roubado em Londres a cada oito minutos – atividade que movimenta um lucrativo mercado paralelo.

Uma equipe da BBC em inglês acompanhou Galdino pelas ruas.

Ele aponta um suspeito que carrega uma sacola. “É um cara que eu sempre vejo por aí”, diz.

Mas, como ocorre com frequência, o homem some de sua vista. “Eles entram em becos e desaparecem”, lamenta o brasileiro.

Assim como a italiana Monica Poli, que ficou famosa por alertar turistas em Veneza quanto a batedores de carteira à espreita com a frase “attenzione, pickpocket” (atenção, batedor de carteira), Galdino também não se limita a filmar as tentativas de furtos.

“Atenção, pessoal, batedores de carteira! Fique de olho na sua mochila”, ele disse em inglês a um grupo que caminhava por Londres.

Fenella Rawling teve seu celular roubado em Cambridge e acompanhou, por meio de um aplicativo, o trajeto do aparelho até Londres, depois para Dubai e, finalmente, para a China.

Mas muitos não têm a sorte de serem alertados a tempo. O novíssimo iPhone 16 de Fenella Rawling foi roubado durante uma ida às compras em Cambridge, em agosto.

No aparelho estavam inúmeras lembranças preciosas de sua mãe, que tem câncer de pulmão incurável, e que agora foram perdidas para sempre, já que as fotos não tinham sido salvas em backup.

“São lembranças que eu jamais, jamais, jamais vou recuperar”, disse ela, entre lágrimas.

Usando um aplicativo chamado Buscar iPhone, Fenella conseguiu ver em tempo real seu celular viajando de trem para Londres.

Uma semana depois, estava em Dubai. Depois, na China. Em seguida, recebeu uma enxurrada de mensagens pedindo que ela revelasse os detalhes da sua conta ou apagasse os dados do telefone.

Estima-se que um celular roubado possa ser revendido por até 400 libras (R$ 2.869) no Reino Unido.

Sonny Stringer, condenado por roubo de celulares, foi pego após ter furtado 24 telefones em uma hora. Ele foi sentenciado a dois anos de prisão em agosto do ano passado.

De acordo com dados da Polícia Metropolitana, 117.211 telefones foram furtados em 2024, um aumento de 25% em relação aos 91.481 registrados em 2019.

A Polícia Metropolitana afirmou que os ladrões que agem nas ruas de Londres geralmente usam motocicletas elétricas leves, que atingem velocidades de até 97 km/h.

Por isso, a Polícia Metropolitana investiu em sua própria frota de motocicletas de alta potência para conseguir acompanhá-los.

Um policial está parado ao lado de uma das novas bicicletas elétricas de alta potência da corporação. O policial veste um colete policial de alta visibilidade com um telefone acoplado e diversos equipamentos. Ao fundo, vê-se a fachada de concreto de um prédio da polícia, com as janelas iluminadas. O policial usa óculos de proteção apoiados na testa, tem barba castanha escura e cabeça raspada.

A Polícia Metropolitana afirmou que os ladrões que agem nas ruas de Londres geralmente utilizam motocicletas elétricas leves, que atingem velocidades de até 97 km/h.Os batedores de carteira são uma população itinerante na capital, circulando por diferentes cidades e se mudando quando seus rostos começam a ser reconhecidos pelas autoridades.

 

A Polícia Britânica de Transportes (BTP) também registrou um aumento no número de ladrões de celulares que se deslocam diariamente para Londres, para, segundo os policiais, “cumprir uma jornada de trabalho”.

“Eles estão fazendo isso em larga escala, para ganhar muito dinheiro”, disse um policial, acrescentando que muitos ladrões vêm para o Reino Unido do exterior, passam algumas semanas no país roubando e depois vão embora.

Mas também há moradores locais entre os ladrões de celulares que atuam no país, afirmou o policial.

Enquanto o problema se agrava, o brasileiro Diego Galdino diz que pretende continuar a expor os chamados ‘pickpockets’.

“Eu rezo para ter a oportunidade de fazer a diferença na vida de alguém”, ele afirma.


Procedimento de análise de conduta criminal

Conteúdo exclusivo para assinantes! Faça login para acessar o conteúdo completo ou clique AQUI e assine já!

 

Login

® Todos os direitos reservados. O conteúdo disponibilizado aos assinantes pertence à política de direitos autorais para uso único, individual e exclusivo, não havendo permissão para sua divulgação em qualquer outro meio de comunicação sem autorização da Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados. Logo, é proibida a impressão ou transmissão por broadcast, reescrição ou redistribuição sem prévia autorização por qualquer meio, inclusive reenvio de material através de e-mail. (Art. 184 do Código Penal; art. 29, I, da Lei Ordinária Federal 9.610/98; arts. 183 a 195, da Lei 9.279/96).

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Juiz federal anula Operações Boygman e Integration, mesmo contra decisões do STJ, TJPE e MPF

Investigações que deram origem às operações Placement e Integration já haviam sido consideradas legais pelo TJPE, STJ, Ministério Público e Federal e órgãos de controle administrativo

Polícia Civil da Paraíba prende quadrilha do RS que aplicava o Golpe do Bilhete Premiado” em João Pessoa

(PB) As investigações apontam que o mesmo grupo criminoso já havia sido autuado em outros estados do Nordeste, como Bahia e Sergipe, praticando o mesmo tipo de golpe

Fã de delegado pede para tirar foto e acaba preso

(PI) O pedido foi atendido, mas, durante a identificação de rotina, os policiais descobriram que havia um mandado de prisão em aberto contra o indivíduo

Scheiwann Scheleiden e Jacks Galvão, os coronéis que se destacam na segurança pública do Meio-Norte do Brasil

Força da Disciplina: Ação e Liderança dos Coronéis Scheiwann Scheleiden e Jacks Galvão na Polícia Militar do Piauí

Chico Lucas é nomeado novo Secretário Nacional de Segurança Pública

À frente da segurança pública do Piauí, Chico Lucas liderou uma agenda voltada à modernização da gestão, integração das forças de segurança, uso estratégico de dados e fortalecimento de políticas

Abandonar cachorro ou gato: decisões jurídicas policiais adotadas

Conforme o art. 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/1998, e à luz do entendimento jurisprudencial consolidado, configura conduta criminosa de maus-tratos a cães e gatos na modalidade abandono

Censo 2026 abre inscrições para a escolha dos Melhores Policiais do Brasil

Candidatos aprovados receberão R$ 2.000, certificados e selos nacionais de reconhecimento. Iniciativa nacional que valoriza o mérito, reconhece trajetórias de excelência e fortalece a imagem institucional da polícia brasileira por
Veja mais

Censo 2026 dos Melhores Cursos Preparatórios para Carreiras Policiais no Brasil

Ampliar o reconhecimento das instituições que demonstram excelência na formação de candidatos e que colaboram diretamente com a qualificação dos futuros profissionais da segurança pública no Brasil.

Delegados e policiais civis de Pernambuco pedem exoneração imediata do secretário de segurança

(PE) Policiais civis sustentam que a permanência do secretário no cargo compromete a legalidade, a autonomia policial e a confiança da sociedade nas instituições

O (não) Caso Nine Borges: a criação “Ex Nihilo” no mundo jurídico-penal

Por Eduardo Luiz Santos Cabette, Delegado de Polícia Aposentado, Mestre em Direito Social, Pós – graduado em Direito Penal e Criminologia e Professor de Direito Penal, Processo Penal, Criminologia, Medicina

Delegado-Geral de SC adota cão Caramelo jogado no mar por adolescentes

(SC) O delegado Ulisses Gabriel decidiu cuidar do cachorro. O cão Orelha sofreu lesões graves e teve de ser submetido à eutanásia

Polícia Civil do PI prende ladrão especialista em roubo de cofres de lojas e cartórios de Teresina

(PI) Atuação técnica, investigação qualificada e resposta rápida da Polícia Civil do Piauí reforçam o compromisso permanente com a segurança pública e o combate à criminalidade

Quatro réus são condenados a mais de 100 anos pela morte de policial militar em MT

(MT) Tribunal do Júri condenou os quatro réus acusados do assassinato do sargento da Polícia Militar Djalma Aparecido da Silva, de 47 anos, morto a tiros no dia 22 de

Governador de Mato Grosso parabeniza Polícia Civil e CORE em vídeo com delegado Fred Murta

(MT) Governador destacou coragem e profissionalismo das equipes
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.