Justiça proíbe policiais civis de portarem armas em voos

Sindicato defende que Anac extrapolou poderes ao proibir porte de arma em aeronaves. Juiz seguiu entendimento da AGU, de ‘risco infundado’; cabe recurso A Justiça Federal no Distrito Federal confirmou, nesta semana, a validade de uma resolução da Agência Nacional de Avião Civil (Anac) que restringe o porte de armas em voos comerciais. Com a […]

Por Editoria Delegados

Sindicato defende que Anac extrapolou poderes ao proibir porte de arma em aeronaves. Juiz seguiu entendimento da AGU, de ‘risco infundado’; cabe recurso


A Justiça Federal no Distrito Federal confirmou, nesta semana, a validade de uma resolução da Agência Nacional de Avião Civil (Anac) que restringe o porte de armas em voos comerciais. Com a decisão, policiais fora de serviço não poderão embarcar armados em aeronaves de carreira.

O pedido de liminar foi apresentado pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF. Segundo a entidade, a Anac extrapolou o poder regulatório ao emitir regras ligadas ao porte de armas. O argumento foi rejeitado pelo juiz federal Rolando Valcir, da 21ª Vara Federal do DF.

Na decisão, o magistrado acolheu os argumentos da Advocacia-Geral da União (AGU) e da própria Anac, que consideram o porte de armas para agentes de folga “desprovido de qualquer utilidade de prática”.

Os órgãos defendem, ainda, que a presença da arma a bordo geraria “um risco infundado e desproporcional para o transporte civil brasileiro”. A restrição às armas, segundo a AGU, está alinhada com a Convenção de Chicago – tratado internacional de aviação recepcionado pelo Brasil em 1946.

“O disparo acidental de arma de fogo a bordo de aeronave pode ter efeitos catastróficos, dentre eles, atingir alguma pessoa a bordo, perfurar o tanque de combustível, perfurar a janela ou a fuselagem, causando rompimento e despressurização explosiva”, enumeram os advogados da União.

O que dizem os policiais?

Na nota enviada à TV Globo, o Sindicato dos Policiais Civis do DF aponta “tratamento desigual entre as forças de segurança”, já que a restrição do porte de armas na folga não vale para policiais federais.

“Além disso, a Anac até hoje nunca conseguiu mostrar nenhum caso que envolvendo os policiais civis do DF que trouxesse insegurança ao voo”, diz o comunicado da entidade.

“Pelo contrário, o que temos registro é de casos de extravio de armas de fogo e demais equipamentos, como carregadores e munições, no processo de embarque e desembarque.”

As regras mais restritas para o porte de armas a bordo foram publicadas em janeiro, mas só entraram em vigor no meio do ano. Pelo regramento, o policial só pode embarcar armado se estiver em serviço e comprovar a necessidade do porte.

As situações que autorizam o embarque incluem:

– escolta de autoridade, testemunha ou de preso;

– participação em investigação policial que possa ser prejudicada caso o passageiro despache a arma.

A regra prevê o limite de transporte de duas armas de cano curto, que não podem estar carregadas. A munição poderá ser transportada separada. No caso de armas longas, além de descarregadas eles devem viajar desmontadas.

O passageiro que não se enquadrar nas condições previstas na norma para embarque, poderá transportar armas de fogo e munições como bagagem despachada. Para isso, o passageiro deve ir à Polícia Federal do aeroporto para obter a autorização de transporte. Esse documento deve ser apresentado no momento do despacho.

A nova resolução estabelece procedimentos mais rígidos para a companhia aérea durante o transporte da arma, garantindo maior segurança e rastreabilidade. Em caso de extravio, por exemplo, o passageiro deve ser indenizado.

G1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Delegado dá voz de prisão a médico ao se consultar em Cuiabá

(MT) Delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionatos de Cuiabá, deu voz de prisão ao médico residente Gilmar Silvestre de Lima durante uma consulta no Hospital HBento, na Capital. Ele

Deputado do Paraná briga no centro de Curitiba e sai sangrando; Vídeo

(PR) Deputado Renato Freitas fraturou o nariz e foi encaminhado ao hospital.

Ronaldo Prado segue, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Trâmite atual da Verificação da Procedência das Informações (VPI) e da Investigação Preliminar Sumária (IPS)

A relativização do inquérito policial importa a ação de pressupostos processuais para legitimação do feito criando uma nova roupagem para sua formalização.

Denúncia anônima: investigação preliminar sumária ou inquérito policial?

Procedimento de análise de denúncia anônima com o fim de coletar informações e instruir a persecução penal - modelos de peças

Adpesp e Fórum Resiste-PC, junto com Policiais Militares e Policiais Penais, decidem por manifestação contra o governo de São Paulo por “descaso” com os profissionais da segurança pública

Protesto acontece no dia 18 de novembro, às 14 horas, no Largo São Francisco, no centro de São Paulo

Sindicato dos Delegados aponta falta de diálogo com Derrite e cobra Tarcísio: “Estamos à míngua em SP”

(SP) Exonerado do cargo de secretário de Estado de Segurança Pública para atuar politicamente em Brasília-SP, Derrite sequer entregou a nova Lei Orgânica da Polícia Civil; outras promessas de campanha
Veja mais

Conduta policial quando o juiz e a lei soltam criminosos, ‘devolvendo-os’ à sociedade

17NOV25 SP SOLTOS x
Não há segurança pública eficaz quando o sistema penal protege mais a abstração jurídica do que a vida das pessoas

Ex-delegado-geral morto: cinco suspeitos pela morte de Ruy Ferraz são soltos

17NOV25 SP SOLTOS
Eles tiveram a prisão preventiva negada pela Justiça e responderão em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica

Polícia Civil do Piauí prende tenente suspeito de homicídio e de ficar com seguro de R$ 1,5 mi

Delegado Tales Gomes, coordenador do DEOP, PCPI
(PI) Delegado Tales Gomes coordenou operação de cumprimento de mandado de prisão

Cleopas Isaías é aprovado, pela 6ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025- CLEOPAS ISAIAS
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Censo 2025 dos Melhores Cursos Preparatórios para Carreiras Policiais no Brasil

12NOV25-CENSO MELHORES CURSOS
Ampliar o reconhecimento das instituições que demonstram excelência na formação de candidatos e que colaboram diretamente com a qualificação dos futuros profissionais da segurança pública no Brasil.

Alisson Macedo entra na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Delegado-Geral André Rabelo apresenta os avanços da Polícia Civil da Paraíba

(PB) Entrevista do chefe da Polícia Civil reforça o posicionamento técnico do governo paraibano, que, segundo dados oficiais, mantém índices de segurança entre os melhores do Nordeste nos últimos anos
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.