Força Tarefa cumpre 38 mandados contra facções no litoral do Piauí

PI: Mais de 100 policiais cumpriram, nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Cocal e Luzilândia, 38 mandados judiciais, sendo 17 de prisão e 21 de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Parnaíba. A Força Tarefa de Segurança Pública realizou a “Operação Cadastrados” e cumpriu 38 mandados contra membros de […]

Por Editoria Delegados

PI: Mais de 100 policiais cumpriram, nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Cocal e Luzilândia, 38 mandados judiciais, sendo 17 de prisão e 21 de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Parnaíba.

A Força Tarefa de Segurança Pública realizou a “Operação Cadastrados” e cumpriu 38 mandados contra membros de uma facção criminosa que atua no Norte do Piauí na manhã desta terça-feira (29). Foram presos 14 suspeitos de tráfico de drogas e de crimes violentos como roubos e homicídios.

Mais de 100 policiais cumpriram, nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Cocal e Luzilândia, 38 mandados judiciais, sendo 17 de prisão e 21 de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Parnaíba.


O superintendente Regional da Polícia Federal no Piauí, José Simões, disse que todos os presos fazem parte da mesma organização criminosa. Foram apreendidos R$ 10 mil, um veículo com a identificação raspada, aparelhos celulares, inclusive roubados, drogas e um drone. Houve também um flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo e receptação.

“Alguns já tem antecedentes e outros foram recentemente batizados na organização criminosa. A operação é decorrente de outra operação da Força Tarefa e por meio dos levantamentos dessa investigação realizada em dezembro do ano passado é que conseguimos provas dos membros presos”, informou.


Ele explicou que os objetos apreendidos devem ajudar na coleta de mais provas que podem ajudar a identificar mais pessoas.

“Vários materiais apreendidos, documentos, mídias digitais, dinheiro e agora vamos para uma fase de análise desse material e tratamento dessas informações aferidas no dia de hoje. Todos fazem parte da mesma organização criminosa. São membros de uma organização nacional que aqui no Piauí vem atuando com força no litoral, por isso a ação de hoje, a Força Tarefa recebe informações de todos os membros dessa força integrada, então não é focada em uma organização, mas na demanda”, explicou.
 

A Força Tarefa apontou que os presos atuavam não somente no tráfico de drogas, mas também na logística da organização criminosa como a transferência de dinheiro.

“Vamos fazer um cinturão de segurança para mitigar a organização dessas quadrilhas organizadas. Com o advento da Força Tarefa tivemos um divisor de água, pois temos todos os órgãos de segurança com um objetivo comum de combater não somente ao entorpecente, mas os crimes que vem a reboco como o homicídio e o roubo”, disse o comandante do Policiamento do Litoral Meio-Norte da Polícia Militar, o coronel Erisvaldo Viana Lima.

A Força Tarefa de Segurança Pública cumpriu 38 mandados contra facções criminosas que atuam no Norte do Piauí na manhã desta terça-feira (29). Até o momento, 14 suspeitos de tráfico de drogas e crimes violentos foram presos.

Os mandados foram cumpridos em Parnaíba, Luís Correia, Cocal e Luzilândia.

A operação, batizada de ‘Cadastrados’, conta com a participação da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

A investigação realizada apura a atuação de grupo criminoso na venda de entorpecentes, armas e envolvimento em crimes violentos como roubos e homicídios na região litorânea do estado.

“É uma investigação contra organizações criminosas notadamente envolvidas em delitos diversos, como tráfico de drogas”, explicou o delegado Célio Benício, gerente de policiamento do interior.
 

Os presos foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Parnaíba.

O nome da operação – Cadastrados – faz alusão a diversos indivíduos que foram identificados como integrantes de organização criminosa em atuação no litoral do Piauí.

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Melhores Delegados de Polícia do Brasil, Censo 2026

Produtividade, Proatividade, História, Legado, Valorização, Reconhecimento e Premiação

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação
Veja mais

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.