Delegados de Alagoas criam sindicato, reprovam militarização e cobram resgate de funções

AL: Fundação e eleição da diretoria do Sindepol deve ser confirmada nesta segunda-feira Um grupo de delegados da Polícia Civil de Alagoas se uniu e deve oficializar, na manhã desta segunda-feira (15), a fundação do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Alagoas (Sindepol/AL). Até agora, uma chapa se apresentou como concorrente […]

Por Editoria Delegados

AL: Fundação e eleição da diretoria do Sindepol deve ser confirmada nesta segunda-feira

 

Um grupo de delegados da Polícia Civil de Alagoas se uniu e deve oficializar, na manhã desta segunda-feira (15), a fundação do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Alagoas (Sindepol/AL). Até agora, uma chapa se apresentou como concorrente e já conta com apoio da maioria. Deste modo, o presidente deverá ser o delegado José Carlos André dos Santos, da turma mais nova da instituição. O aposentado Flávio Saraiva será o vice. Internamente, o que mais está incomodando a categoria são a militarização da Segurança Pública e o resgate das atribuições, que teriam sido usurpadas.

 

A assembleia desta segunda está marcada para começar às 9 horas, no auditório do Hotel Ponta Verde, e terá como pautas principais a criação do sindicato, a aprovação do estatuto, além da eleição e posse da diretoria. O delegado José Carlos André, atualmente titular do Distrito Policial do Pilar, na Região Metropolitana, informou que, após a fundação da entidade, uma lista de prioridades começará a ser discutida.

 

“Fundamentalmente, vamos defender o fortalecimento da categoria e da Polícia Civil e a busca por um serviço de melhor qualidade a sociedade no tocante à segurança pública”, comentou. Ele disse que seu nome foi defendido por um grupo “seleto” de delegados que comungam com a mesma opinião. Outras chapas ainda podem ser lançadas até durante a assembleia.

 

O grupo, no entanto, que deve ser eleito, será composto pelos delegados José Carlos, Flávio Saraiva (aposentado), Adriana Gusmão (Delegacia dos Crimes contra a Criança e o Adolescente), Talita Aquino (Delegacia de Homicídios da Capital), Eduardo Mero (Delegacia de Homicídios da Capital), Gustavo Henrique (Delegacia de Repressão ao Narcotráfico), Filipe Caldas (Divisão Especial de Investigação e Capturas), Thiago Prado (Delegacia de Roubos da Capital), Rodrigo Colombelli (Marechal Deodoro), Maria Angelita Sousa (Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos), Cayo Rodrigues (Murici), Arthur César (Arapiraca), Leonardo Assumpção (Central de Flagrantes), entre outros.

 

José Carlos garantiu que a criação do sindicato surge como uma força a mais para a categoria dos delegados de Polícia em Alagoas. E será como um suporte para a Associação dos Delegados de Polícia Civil de Alagoas (Adepol), atualmente comandada pelo delegado Mário Jorge Barros, gerente da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic).

 

Convocatória para assembleia de criação do Sindepol/AL

 

“A sociedade precisa saber que estamos unindo esforços para que Alagoas tenha certeza de que os delegados de polícia estão atentos a todos os fatos e acontecimentos referentes a segurança pública e sua atuação. Agora, a palavra de ordem entre nós é resgatar a Polícia Civil do Estado, preservando nossas atribuições e com transparência perante a sociedade alagoana explicarmos nossas dificuldades com isenção”, afirmou a delegada Fabiana Leão, que está engajada na criação da entidade.

A Gazetaweb apurou, junto à categoria, que “a militarização completa da segurança pública, evidenciada na gestão da pasta em Alagoas, é um dos maiores incômodos dos delegados. Para eles, a Polícia Judiciária está, cada vez mais, deixando de participar das decisões relativas a esta área. Além disso, será preciso resgatar as atribuições dos servidores da instituição que estariam sendo usurpadas sem permissão.

 

Os delegados dizem que o setor de inteligência para a atividade-fim da Polícia Civil está enfraquecido e foi montado, com estrutura de ponta, na Polícia Militar. O serviço reservado seria uma atribuição exclusiva da Polícia Judiciária e não nas secretarias de Estado, como a SSP, de acordo com o que defendem as autoridades policiais.

 

Um dos que foram ouvidos pela Gazetaweb disse acreditar que a sociedade está confusa com tantas operações integradas, sendo que a Polícia Civil está cada vez mais sucateada e longe de cumprir o seu papel institucional. Citam como exemplo a utilização permanente de agentes da Polícia Civil (como a Oplit e Asfixia) nestas ações, quando as delegacias estão carentes de policiais para atuarem na investigação.

 

A categoria ainda critica o fato de militares estarem cumprindo mandados de busca e apreensão e outros, os chamados P2, atuando como investigadores dentro da inteligência da SSP. Dizem que, no estado da Bahia, estas atitudes foram fortemente combatidas pelos delegados.

 

Gazeta Web

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

Veja mais

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação
Veja mais

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.

Reconhecimento do CONSESP destaca atuação de Thiago Costa na segurança pública

(DF) Além desse reconhecimento institucional, Thiago Costa também foi incluído no seleto grupo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil no Censo 2025, na Categoria Gestão
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.