Delegado crê que morte de juíza foi premeditada e diz que ex a chantageava

Juíza foi atingida por 16 facadas e morreu após corte no pescoço, diz IML O delegado-adjunto da Delegacia de Homicídios Pedro Casaes, que investiga o assassinato da juíza Viviane Vieira do Amaral, 45, no Rio de Janeiro, disse acreditar que o crime foi premeditado. O engenheiro Paulo José Arronenzi, ex-marido dela, foi preso em […]

Por Editoria Delegados

Juíza foi atingida por 16 facadas e morreu após corte no pescoço, diz IML

 

O delegado-adjunto da Delegacia de Homicídios Pedro Casaes, que investiga o assassinato da juíza Viviane Vieira do Amaral, 45, no Rio de Janeiro, disse acreditar que o crime foi premeditado. O engenheiro Paulo José Arronenzi, ex-marido dela, foi preso em flagrante.

Segundo o delegado, Arronenzi, que estava desempregado, chantageava a magistrada, com quem foi casado por dez anos.

“Ele marcou nessa rua, que não é muito movimentada, estava um dia chuvoso. Não tiveram muitas testemunhas. A gente acredita que foi premeditado e que não foi um crime apenas passional. Ele era desempregado então tinha muito interesse na condição financeira dela, ele chantageava ela, queria cada vez mais dinheiro”, explicou Casaes em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, exibida ontem.

O engenheiro optou por ficar em silêncio quando interrogado na Delegacia de Homicídios da capital.

Segundo o Fantástico, uma ex-namorada dele prestou queixa em 2007 porque ele teria arranhado o carro dela e não aceitava o fim do relacionamento.

Empresária socorreu filhas da juíza

A TV Globo também entrevistou a empresária Daiane de Oliveira, que socorreu as filhas da juíza — gêmeas de 7 anos e uma menina de 9 — no momento do crime. Elas gritaram e pediram para que o pai parasse de agredir a mãe.

A magistrada foi atingida por 16 facadas e morreu após corte na veia jugular localizada no pescoço, segundo laudo do IML (Instituto Médico Legal).

Daiane é dona de um restaurante que fica na rua onde o crime aconteceu. Uma cliente que estava indo embora viu a cena, gritou por ajuda e a empresária correu para tentar ajudar.

“Quando eu desci ela já estava caída no chão com as filhas em cima chorando. A primeira reação que tive foi de pegar elas e tirar elas para não verem o que estava acontecendo e também com medo do pai delas fazer alguma coisa com elas”, contou.

Ela disse ainda que perguntou ao agressor como ele teve coragem de fazer aquilo na frente das filhas.

‘A gente não quer que morte tenha sido em vão’

A juíza Renata Lima, amiga de Viviane, a descreveu como uma pessoa doce, serena e humana. Ela contou que Viviane enviou uma mensagem num grupo de amigas três horas antes de ser assassinada desejando um feliz natal.

“(Ele) não aparentava ser uma pessoa que pudesse fazer algo assim. Era uma pessoa divertida, um bonachão, uma companhia agradável em festas”, disse ela sobre o engenheiro.

Renata disse esperar que a morte da amiga não tenha sido em vão. “Que ela sirva para conscientizar a mulher contra tudo isso, ciclos de violência doméstica, de que ela não pode ter vergonha de procurar ajuda, esse é nosso desejo.”

Como denunciar

O Brasil é o 5º país onde mulheres mais são vítimas de feminicídio.

Já sofreu uma agressão e quer denunciar? Registre um Boletim de Ocorrência por violência doméstica em qualquer delegacia. Se puder, procure uma delegacia da mulher, especializada neste tipo de caso.

Conhece uma mulher em situação de perigo? Ligue para 180. O canal do governo federal funciona 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. A ligação é anônima e a central dá orientações jurídicas, psicológicas e encaminha o pedido de investigação a órgãos de defesa à mulher, como o Ministério Público.

Em casos de emergência, é possível telefonar para 190 e acionar a polícia.

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

  

Veja mais

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’| decisões jurídicas policiais

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Abordagem policial ao advogado no ‘exercício da advocacia’ | decisões jurídicas policiais

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura e autuação

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Tarcísio tem até 6/4 para conceder reajuste à Polícia Civil; Sindicato dos Delegados teme “passa-moleque” e cobra deputados em ofício

(SP) Em 2026, aumento para servidor paulista não pode ser autorizado no período de 180 dias que antecede eleição; Sindpesp lembra que republicano prometeu, em 2022, que policiais civis teriam

Abordagem policial ao advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura e autuação

Delegado Palumbo denuncia péssimo estado de delegacia de SP, que parece um ‘castelo mal-assombrado’

(SP) Estrutura da delegacia demonstra a falta de compromisso com a segurança pública de São Paulo

Waze tem ícone para alertar motoristas sobre roubos. Veja como ativar

Função criada em 2025 e implementada gradativamente ajuda motoristas a se prevenir de possíveis assaltos e vandalismo no trânsito
Veja mais

A pedido de Nunes, Tarcísio cria cargo de delegado assessor do prefeito

(SP) Decreto cria Assessoria Policial Civil que prestará assistência ao prefeito Ricardo Nunes (MDB). Emedebista pedia assessor desde 2023

Governador do Maranhão exonera secretário de Segurança Pública acusado de assediar delegada

11MAR26 - - 1
(MA) Governador informou que o afastamento se dá para que a denúncia “seja apurada com isenção

Acesso de policial a celular antes de perícia não invalida prova, decide STJ

6ª turma destacou que o acesso policial prévio ao aparelho não comprova adulteração dos dados nem gera nulidade automática das provas obtidas.

Candidato com nanismo é eliminado de concurso para delegado após teste de aptidão física

(MG) Polícia Civil de MG afirma que o cargo de Delegado de Polícia, por sua natureza, exige o pleno desempenho de atividades inerentes ao policiamento, investigação e cumprimento de ordens

Policiais Civis do DF passam a ganhar folga no dia do aniversário

(DF) Portaria foi publicada nesta terça (10/3) no DODF. Para que o servidor seja contemplado com o benefício, deverá atender a alguns critérios

Delegada denuncia assédio do Secretário de Segurança Pública do Maranhão

(MA) Delegada Viviane Fontenelle relatou ter sido vítima de assédio em reunião com o secretário de Segurança do MA: “Delegata”. Adepol pede investigação

ADPF comunica mobilização nacional em defesa do encaminhamento do FUNCOC

ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) informa nova fase na Mobilização Nacional
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.