A delegada de polícia Raquel Gallinati (Melhores Delegadas de Polícia do Brasil) tomou posse, na tarde desta sexta-feira (28), como a mais nova parlamentar da 20ª legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Suplente do Partido Liberal (PL), a ex-secretária de Segurança Pública de Santos assume a vaga aberta após a saída do deputado Carlos Cezar, que passará a integrar o Conselho do Tribunal de Contas paulista (TCESP).
Com mais de 52 mil votos em 2022, Raquel reafirmou, em seu primeiro discurso, a vontade de honrar os eleitores que confiaram em seu trabalho. “Venho representar as pessoas que estão silenciadas, vítimas de violência dentro da nossa sociedade. Já tenho ideias de projetos voltados a aprimorar a Segurança Pública do nosso estado, defendendo quem nos protege e ampliando os direitos das pessoas mais vulneráveis em solo paulista”, disse.
28ª mulher a integrar a legislatura mais feminina da história da Alesp, Raquel Gallinati reforçou, também, o compromisso com a defesa dos direitos femininos no estado. “Igualdade material entre homens e mulheres é fundamental, não basta apenas escrever formalmente na Constituição, temos que fazer acontecer”, afirmou.
“A defesa das mulheres ultrapassa discussões de gênero e ideologias políticas. É simplesmente o lado certo. Combater a violência dos crimes contra mulheres e outras pessoas vulneráveis é o caminho que deve ser seguido com unanimidade no Parlamento”, acrescentou a nova parlamentar.
Recepção
Empossada oficialmente no Plenário Juscelino Kubitschek, a delegada recebeu as boas-vindas do presidente da Assembleia, deputado André do Prado. “Pelo discurso e pela história que tem, podemos observar que o trabalho da Raquel vai contribuir muito com essa Casa de Leis. Tenho certeza que com o seu conhecimento, determinação, coragem e vontade, vai agregar muito a esse lugar e desenvolver um trabalho com maestria, com o espírito que a população espera de nós”, apontou.
Em seguida, o deputado Reis (PT) também celebrou a chegada de Raquel no Parlamento. “Conheci a Raquel quando ainda era vereador da cidade de São Paulo, e sempre a vi muito atuante na defesa dos direitos dos policiais civis do estado. Fiquei muito contente quando ela assumiu a Secretaria de Segurança em Santos. Ela foi uma verdadeira xerife no Litoral. Não tenho dúvida que desenvolverá um grande mandato conosco na Alesp, defendendo pautas tão importantes para a população de São Paulo”, afirmou.

Do mesmo modo, o deputado Delegado Olim (PP) ressaltou a competência da nova colega. “Raquel vai encontrar aqui vários amigos que vão apoiá-la no que for preciso. Ela merece estar aqui, trabalhou com excelência na polícia, teve muitos votos e apoio popular. Portanto, tenho certeza que vai nos ajudar muito”, pontuou o parlamentar.

Participaram, também, os deputados Alex Madureira e André Bueno, ambos do PL, Eduardo Suplicy (PT) e Fábio Faria de Sá (Podemos). A sessão de posse teve ainda a presença do deputado federal Luiz Philippe de Orleans Bragança (PL-SP).
ALESP
DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados