Delegada da Polícia Civil do Piauí, Vilma Alves, morre aos 79 anos

(PI) Primeira mulher a integrar os quadros da Polícia Civil do Piauí, primeira delegada negra do estado, primeira mulher corregedora e primeira delegada da mulher do PI

Por Editoria Delegados

Vilma Alvas, Delegada da Polícia Civil do Piauí

Vilma Alves estava internada em um hospital particular de Teresina(PI). O velório teve início às 17h, no Espaço Estrela, da Pax União. A cerimônia de despedida será realizada no Jardim da Ressurreição, em Teresina. O sepultamento está marcado para este domingo (23), às 9h30.

Primeira mulher a integrar os quadros da Polícia Civil do Piauí e primeira delegada negra do estado, Maria Vilma Alves da Silva atuou por 36 anos na instituição e ocupou cargos de comando ao longo da carreira.

Entre as funções exercidas, esteve à frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e da Corregedoria-Geral da Polícia Civil do Piauí, sendo a primeira mulher no estado a ocupar ambos os cargos.

Atuação na Polícia Civil

Delegada Vilma ingressou na Polícia Civil em um período em que a presença feminina na área da segurança pública era reduzida.

Ao longo da carreira, atuou em diferentes setores da corporação e participou de discussões relacionadas ao atendimento de mulheres vítimas de violência.

Delegacia da Mulher

A delegada participou do processo de implantação da primeira Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher no Piauí, criada em 1989, e foi a primeira mulher a comandar a unidade.

Na delegacia, atuou em investigações relacionadas a casos de violência física, psicológica, sexual e ameaças contra mulheres.

Também acompanhou a expansão das políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica no estado.

Primeira mulher na Corregedoria

Além da atuação na Delegacia da Mulher, delegada Vilma assumiu a Corregedoria-Geral da Polícia Civil do Piauí, tornando-se a primeira mulher a ocupar a função.

No cargo, atuou em procedimentos disciplinares e na apuração de denúncias envolvendo integrantes da corporação.

Nota de Pesar

Luccy Keiko Leal, delegado-geral da Polícia Civil do Piauí

Hoje perdemos a a nossa querida Delegada Vilma! Uma mulher batalhadora, destemida, que protagonizou a luta em defesa das mulheres! Tive o prazer de me tornar seu amigo, e sempre que nos encontrávamos ela dizia que estava orando por mim, perguntava como estava minha família e me transmitia um sentimento de paz e proteção! Descanse em paz minha amiga! Que Deus conforte a família e amigos.

Rafael Fonteles, governador do Piauí

Lamentamos profundamente o falecimento da delegada Vilma Alves, uma mulher de grande importância para a história do Piauí.

Primeira delegada do Estado, dedicou quase cinco décadas à Polícia Civil, com uma trajetória marcada pela defesa dos direitos das mulheres e pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.

Que Deus a receba e conforte o coração de seus familiares, amigos e de todos e todas que tiveram a honra de conhecer a sua bela história.

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Recebo com profunda tristeza a notícia da partida da querida delegada Vilma Alves. Amiga, companheira de tantas lutas e uma mulher que fez história no Piauí. Primeira mulher e primeira delegada negra da Polícia Civil do nosso estado, dedicou décadas à segurança pública e à defesa das mulheres.

Vilma deixa uma marca que não se apaga: coragem, pioneirismo e compromisso com quem mais precisava de proteção. Tive a alegria de caminhar ao seu lado e contar com seu apoio e sua amizade. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Que Deus conforte a todos.

Marcelo Castro, senador (PI)

Recebo com profundo pesar a notícia da partida da delegada Vilma Alves, uma mulher que fez história no Piauí. Pioneira, primeira delegada negra do nosso estado e uma das grandes referências da Polícia Civil, Vilma dedicou sua vida à segurança pública e, especialmente, à defesa das mulheres e ao enfrentamento à violência. Sua coragem abriu caminhos e deixou um legado que jamais será esquecido.

Minha solidariedade aos familiares, amigos, colegas da Polícia Civil e a todos que tiveram o privilégio de conviver com Vilma Alves. O Piauí perde uma mulher extraordinária, cuja trajetória se tornou símbolo de força, justiça e defesa dos direitos das mulheres.

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI)

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), manifesta profundo pesar pelo falecimento da advogada Maria Vilma Alves da Silva, aos 79 anos.

Primeira delegada negra do Piauí, Vilma Alves construiu uma trajetória de destaque na segurança pública, tornando-se referência na defesa dos direitos das mulheres. Mulher de coragem, firmeza e voz ativa, dedicou sua vida à prestação de relevantes serviços à sociedade piauiense, deixando um legado de luta pela igualdade, pelo respeito e pela proteção das mulheres.

Neste momento de dor e luto, a OAB Piauí solidariza-se com os familiares, amigos e colegas de Vilma Alves, expressando as mais sinceras condolências.

Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI)

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) manifesta profundo pesar pelo falecimento da delegada aposentada Vilma Alves, ocorrido neste sábado (22), em Teresina.

Pioneira na segurança pública piauiense, foi a primeira delegada negra do Piauí e referência na defesa dos direitos das mulheres e no enfrentamento à violência de gênero, deixando um importante legado para a sociedade.

O TJPI se solidariza com familiares, amigos e colegas, expressando suas mais sinceras condolências neste momento de dor.

Defensoria Pública do Estado do Piauí

A Defensoria Pública do Estado do Piauí manifesta profundo pesar pelo falecimento da Delegada Vilma Alves, ocorrido neste sábado, 22 de agosto, aos 79 anos.

A trajetória da Delegada Vilma Alves foi marcada pelo pioneirismo e pela dedicação à segurança pública. Primeira mulher a assumir a Delegacia da Mulher no Piauí e primeira delegada negra do Estado, construiu uma carreira de 36 anos como delegada e quase cinco décadas de serviços prestados à sociedade. Seu trabalho destacou-se pelo firme combate à violência contra a mulher e pela defesa incansável dos direitos das mulheres.

Em 2024, sua relevância e legado foram reconhecidos ao dar nome à turma de Defensoras Populares, escolha feita pelas concludentes do curso, em justa homenagem à sua contribuição histórica.

A Defensoria Pública solidariza-se com familiares e amigos neste momento de dor e reafirma sua disposição em prestar o apoio necessário.

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Eleições sob domínio? O crime organizado e os riscos à integridade eleitoral em 2026

Por Murillo Ribeiro de Lima

Eduardo Quadrotti é aprovado, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Leonardo Alves entra para a Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Polícia Civil do Piauí prende condenado por tentativa de homicídio ocorrida em SP

(PI) A prisão decorre de uma sentença condenatória a 14 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de tentativa de homicídio contra duas mulheres, praticado no ano de 2002,

Justiça do Piauí condena jornalista Silas Freire a indenizar delegado-geral Luccy Keiko

(PI) O condenado Silas Freire foi citado e intimado pessoalmente, mas, segundo a sentença, não apresentou contestação e não compareceu à audiência de conciliação, instrução e julgamento

Não existe rampa de acesso para autistas. Existem autistas

Carta aberta aos novos colegas com TEA - Por Franco Perazzoni

Comercialização, aquisição e posse de aerossóis para legítima defesa de mulheres contra agressões físicas e/ou sexuais – Lei 15.474

Por Eduardo Luiz Santos Cabette
Veja mais

Delegada da Polícia Civil do Piauí, Vilma Alves, morre aos 79 anos

Vilma Alvas, Delegada da Polícia Civil do Piauí
(PI) Primeira mulher a integrar os quadros da Polícia Civil do Piauí, primeira delegada negra do estado, primeira mulher corregedora e primeira delegada da mulher do PI

Jonas Tomazi é aprovado, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Promotora encontra delegacia com estrutura precária, equipe reduzida e investigações prejudicas em Maceió

07AGO26 -
(AL) “São condições que prejudicam os resultados que a sociedade espera da Polícia Judiciária, que é a investigação e solução de crimes”, destacou a promotora

Como uma peça de 500 kg fez o crime mirar os carros elétricos no Brasil

07AGO26 -
Baterias de alto valor impulsionam aumento de roubos e furtos de veículos eletrificados no Brasil

Ex-governador do MT e dois desembargadores são alvos da PF sobre esquema de R$ R$ 308 milhões em contrato com a OI

Ex-governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil),
(MT) A apuração tem como foco um acordo celebrado entre o Estado de Mato Grosso e a empresa de telefonia Oi, relacionado à restituição de valores decorrentes de uma disputa

Atividade jurídica e atividade policial no concurso para delegado da polícia

05AGO26 -
Quando e como ocorre a comprovação da atividade jurídica ou policial

Delegado lança livro sobre facções criminosas e governança criminal no Brasil

05AGO26 -
(MG) Delegado de Polícia Civil de Minas Gerais e pesquisador Murillo Ribeiro de Lima lançou a obra Facções Criminosas: Poder, Território e Governança Criminal no Brasil, publicada pela Editora Método/Grupo
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.