‘Covardes e patetas’, diz delegado sobre grupo que agride vítimas em cobranças

Delegado Guilherme Bertoli, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) afirmou que já identificou a quadrilha de “cobradores” que estão praticando extorsão, agiotagem e tortura das vítimas. Delegado Guilherme Bertoli, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) afirmou que já identificou a quadrilha de “cobradores” que estão praticando extorsão, agiotagem e tortura das […]

Por Editoria Delegados

Delegado Guilherme Bertoli, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) afirmou que já identificou a quadrilha de “cobradores” que estão praticando extorsão, agiotagem e tortura das vítimas.

Delegado Guilherme Bertoli, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) afirmou que já identificou a quadrilha de “cobradores” que estão praticando extorsão, agiotagem e tortura das vítimas. A ação violenta do grupo ganhou notoriedade em vídeos nas redes sociais. Um deles está preso, outro morreu em acidente e o terceiro segue foragido.

Em entrevista ao programa Cadeia Neles, da TV Vila Real, Bertoli afirmou que se trata de “um bando de covardes e patetas”, que vão em grupo de até 6 criminosos cobrar a dívida e realizam tortura das vítimas indefesas.

Em um dos casos, a vítima é uma mulher. Ela sofreu tortura psicológica por meses, confiou no trabalho da polícia e registrou a ocorrência. Com base na investigação, a equipe da Derf identificou 3 suspeitos que aparecem em um dos vídeos gravados pela filha da mulher – assista no final.

O primeiro, J.G.B.S., 36, preso no dia 7 de agosto, na rodovia Helder Cândia com base em um mandado de prisão decretada pelo Núcleo de Inquéritos Policiais. Ele dizia ser fazendeiro e há histórico de atuação como agiota em Rondônia.

Já o segundo criminoso identificado está morto. Trata-se de Ailton Alex Nunes, o Alex Bafo, de 31 anos, morto no dia 16 de julho, na MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada, após bater com uma motocicleta BMW contra uma árvore.

Alex já era conhecido no meio policial, sendo preso por se passar por investigador da Polícia Civil. O terceiro identificado está foragido. A identidade dele não foi confirmada.

Porém, o delegado Bertoli afirmou que a polícia já sabe quem são todos os envolvidos e que todos serão presos. “Vamos ver como vão se portar, porque quando é preso, começa a chorar, que não fez nada, desaparece o lado covarde e machão”.

Vídeos de agressões

Primeiro vídeo que circula nas redes sociais mostra grupo agredindo um homem, em um estacionamento da avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, durante cobrança de dívida. Vítima é agredida com tapas e golpes de chicote.

Na ação, ao menos 4 homens são flagrados batendo e encurralando a vítima. Um deles afirma que ‘é assim que briga’. Em seguida, outro dá um tapa na cara do homem.

Assustada, vítima afirmava que ‘vai pagar’. Ao que tudo indica, o grupo é responsável por realizar cobranças de agiotas. Caso é de maio deste ano.

Gazeta Digital

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Delegado Palumbo denuncia péssimo estado de delegacia de SP, que parece um ‘castelo mal-assombrado’

(SP) Estrutura da delegacia demonstra a falta de compromisso com a segurança pública de São Paulo

Waze tem ícone para alertar motoristas sobre roubos. Veja como ativar

Função criada em 2025 e implementada gradativamente ajuda motoristas a se prevenir de possíveis assaltos e vandalismo no trânsito

A pedido de Nunes, Tarcísio cria cargo de delegado assessor do prefeito

(SP) Decreto cria Assessoria Policial Civil que prestará assistência ao prefeito Ricardo Nunes (MDB). Emedebista pedia assessor desde 2023

Governador do Maranhão exonera secretário de Segurança Pública acusado de assediar delegada

(MA) Governador informou que o afastamento se dá para que a denúncia “seja apurada com isenção

Acesso de policial a celular antes de perícia não invalida prova, decide STJ

6ª turma destacou que o acesso policial prévio ao aparelho não comprova adulteração dos dados nem gera nulidade automática das provas obtidas.

Candidato com nanismo é eliminado de concurso para delegado após teste de aptidão física

(MG) Polícia Civil de MG afirma que o cargo de Delegado de Polícia, por sua natureza, exige o pleno desempenho de atividades inerentes ao policiamento, investigação e cumprimento de ordens

Policiais Civis do DF passam a ganhar folga no dia do aniversário

(DF) Portaria foi publicada nesta terça (10/3) no DODF. Para que o servidor seja contemplado com o benefício, deverá atender a alguns critérios
Veja mais

Delegada denuncia assédio do Secretário de Segurança Pública do Maranhão

(MA) Delegada Viviane Fontenelle relatou ter sido vítima de assédio em reunião com o secretário de Segurança do MA: “Delegata”. Adepol pede investigação

ADPF comunica mobilização nacional em defesa do encaminhamento do FUNCOC

ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) informa nova fase na Mobilização Nacional

I Congresso Nacional de Delegadas do Brasil “No Combate à Violência conta a Mulher”

Iniciativa da Adepol do Brasil reúne delegadas para debater estratégias, desafios e avanços, além de apresentar carta nacional com propostas institucionais

OAB ‘suspende’ advogado que foi preso após prejudicar trabalho de policiais em delegacia do DF

Advogado (SUSPENSO) Cláudio Dias Lourenço
(DF) Advogado acumula 14 inquéritos policiais, 9 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e duas condenações judiciais, uma delas por estupro

Jean Nunes e Chico Lucas reforçam protagonismo na articulação pela PEC da Segurança Pública e fortalecimento do SUSP

Jean Nunes, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública e Chico Lucas, Secretário Nacional da Segurança Pública
Em agenda institucional, o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança e o Secretário Nacional da Segurança Pública evidenciam cooperação federativa, defenderam integração entre entes e destacaram estratégias conjuntas

Advogado que “estuprava” e “defecava” nas vítimas é preso após prejudicar trabalho de policiais na delegacia

(DF) Advogado acumula 14 inquéritos policiais, 9 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e duas condenações judiciais, uma delas por estupro

Secretário Nacional de Segurança Publica reforça compromisso de acabar com a impunidade e o crime organizado no Brasil

PEC fortalece a integração entre União, estados e municípios e garante financiamento para o enfrentamento da criminalidade
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.