Agentes carcerários são apresentados à Polícia Civil de Roraima

    No final da manhã desta terça-feira, 19, 173 agentes carcerários que estavam cedidos à Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC) do Estado de Roraima, reuniram-se com a diretoria da Polícia Civil. Eles passarão a exercer as funções nas mais diversas unidades policiais da Capital e Interior.   O encontro aconteceu na sala de […]

Por Editoria Delegados

 

 

No final da manhã desta terça-feira, 19, 173 agentes carcerários que estavam cedidos à Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC) do Estado de Roraima, reuniram-se com a diretoria da Polícia Civil. Eles passarão a exercer as funções nas mais diversas unidades policiais da Capital e Interior.

 

O encontro aconteceu na sala de Reuniões da Secretaria de Segurança Pública de Roraima e contou com a presença do Secretário de Segurança, Francisco Sá Cavalcante, do Delegado Geral de Polícia, Fernando Olegário, a delegada geral adjunta, Eliane Gonçalves, do diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Luciano Silvestre, do diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Adalmir Sena e do diretor do Departamento de Operações Especiais (DOPES), Márcio Amorim.

 

Desde a data da posse dos agentes penitenciários na Sejuc, no início deste mês, os agentes carcerários vêm sendo devolvidos à Polícia Civil.

 

A reunião teve por objetivo apresentar a diretoria da Polícia Civil aos agentes carcerários e informar que eles passarão por uma capacitação pela Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago e, a partir daí, serão lotados nas unidades policiais.

 

A cúpula da Polícia Civil deu as boas vindas aos servidores e foram enfáticos em afirmar que estavam “ansiosos” com o retorno deles à Polícia Civil.

 

“Com o retorno dos agentes carcerários nós pretendemos fortalecer o atendimento nas unidades policiais e assim liberar os agentes de Polícia para os trabalhos investigatórios. Entretanto, antes, eles passarão por um treinamento de capacitação, quando conhecerão a estrutura da Polícia Civil, das unidades policiais. Este é um momento de transição e queremos melhorar a cada dia o atendimento ao cidadão nas delegacias”, disse o delegado geral.

 

CIOPS

 

O secretário de Segurança Pública solicitou a apresentação de 60 agentes carcerários para desenvolver suas atividades no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), implantado recentemente.

 

Ele explicou que para esse atendimento a ideia inicial seria terceirizar os trabalhos, mas com a vinda dos agentes carcerários para a Polícia Civil e a experiência que já possuem na área de Segurança Pública, optou-se por esses profissionais.

 

“Precisamos atender a demanda da sociedade que é o primeiro atendimento, o atendimento emergencial. Hoje as Polícias têm o nº 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e o 0800.95.1000 do Disque Denúncia. Queremos adotar um único número. O número do Disque Denúncia será reduzido para três números, visando uma melhor assimilação por parte do cidadão. Queremos um atendimento melhor, mais humanitário, priorizando o cidadão”, disse o secretário.

 

Sá Cavalcante disse que sessenta operadores se revezarão em turnos de 06 horas. O CIOPS facilitará o acesso da população aos serviços de pronto atendimento prestados pelas instituições do Sistema de Segurança, de forma a estabelecer e zelar continuamente para um padrão de qualidade no atendimento à população.

 

“Atualmente temos o atendimento telefônico, mas passaremos a ter o monitoramento por câmera. Com o funcionamento total do CIOPS teremos a execução de procedimentos de recepção, tratamento de despacho de policiais e viaturas, mobilizados e acionados para inibir e combater ocorrências afetas à Segurança Pública, visando à integração de ações operacionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil, através do uso compartilhado de uma única estrutura física e tecnológica”, disse.

 

Sandra Lima/Assessoria de Imprensa

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Melhores Delegados de Polícia do Brasil, Censo 2026

Produtividade, Proatividade, História, Legado, Valorização, Reconhecimento e Premiação

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação
Veja mais

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.