Início » Violência doméstica: nova jurisprudência obrigatória para delegado de polícia

Violência doméstica: nova jurisprudência obrigatória para delegado de polícia

Necessidade de conhecimento de jurisprudência recente e dominante pelo delegado de polícia

por Editoria Delegados

A violência doméstica é uma prática atroz e nociva que ocorre no seio familiar ou relativo a este, onde um indivíduo utiliza seu poder para intimidar, controlar e subjugar outro, geralmente em relações íntimas. Essa violência pode ser verbal, psicológica, sexual, física, patrimonial ou moral, e afeta principalmente mulheres, crianças e idosos. A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) é um marco legal que visa coibir e prevenir tais práticas, proporcionando um aparato jurídico robusto para a proteção das vítimas e a responsabilização dos agressores.

A conduta do delegado de polícia é essencial na investigação de casos de violência doméstica. Cabe ao delegado conduzir as investigações com imparcialidade, eficiência e rigor técnico, assegurando a coleta de todas as evidências necessárias para a formação da convicção jurídica policial. A autoridade policial deve estar preparada para lidar com as ocorrências, demonstrando qualificação adequada para gestão da coleta de evidências, oitivas de envolvidos, bem como analisar provas materiais e periciais.

Necessidade de conhecimento de jurisprudência recente e dominante

O conhecimento da jurisprudência dominante dos tribunais superiores é indispensável para a correta condução das investigações e a formação de inquéritos sólidos vacinados contra quaisquer correições por irregularidades. A interpretação das leis, conforme consolidada em decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), fornece diretrizes fundamentais para a atuação dos delegados. Isso garante que as investigações estejam alinhadas com os entendimentos mais recentes e prevalentes, ampliando a eficácia das ações policiais e a probabilidade de condenação dos delinquentes.

Nova jurisprudência sobre violência doméstica para análise do delegado de polícia

O crime de

Conteúdo exclusivo para assinantes! Faça login para acessar o conteúdo completo ou clique AQUI e assine já!

 

Clique na caixa "Não sou um robô"

® Todos os direitos reservados. O conteúdo disponibilizado aos assinantes pertence à política de direitos autorais para uso único, individual e exclusivo, não havendo permissão para sua divulgação em qualquer outro meio de comunicação sem autorização da Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados. Logo, é proibida a impressão ou transmissão por broadcast, reescrição ou redistribuição sem prévia autorização por qualquer meio, inclusive reenvio de material através de e-mail. (Art. 184 do Código Penal; art. 29, I, da Lei Ordinária Federal 9.610/98; arts. 183 a 195, da Lei 9.279/96).

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar