Início » Situação precária da Polícia Civil do DF resulta em aumento de violência!

Situação precária da Polícia Civil do DF resulta em aumento de violência!

por Editoria Delegados

DF: População fica prejudicada com o descaso do Governo

 

Considerando a veiculação de reportagens na imprensa relatando que o “Balanço da criminalidade registra alta na violência no Plano Piloto”, as entidades integradas ADEPOL e SINDEPO confirmam o incremento dos índices criminosos, o que tem causado grave diminuição da sensação de segurança da população do Distrito Federal.

 

Cumpre ressaltar ainda que a Segurança Pública do DF vive uma crise em face dos efeitos da desvalorização da Polícia Civil do DF pelo Governo, o que levou a níveis alarmantes de crimes de roubos e homicídios, não obstante a realização da operação RIC (Redução dos Índices de Criminalidade) pela PMDF, o que é obviamente sentido pela população do DF.

 

Todavia, salientamos que não é de autoria da Polícia Civil do DF as políticas para segurança pública equivocadas adotadas pelo GDF, e sim da Secretaria de Segurança Pública, sendo a Polícia Civil apenas mais uma vítima dessas políticas, ou melhor, inexistência de políticas.

 

Bem melhor explicando, as atuais políticas públicas de segurança ainda estão em fase de desenvolvimento desde o início da gestão da atual Secretária, o que justifica as inúmeras, longas, cansativas e inócuas reuniões que acontecem diariamente naquele órgão, contando com a presença de inúmeros servidores públicos, a maioria das instituições policiais, que são afastados dos trabalhos para esses infrutíferos encontros.

 

O atual programa Pacto Pela Vida, que vinha sendo delineado com a habilidade pelo ex-Secretário Arthur Trindade, atualmente se resume a uma compilação de dados da PCDF por RISPs (Regiões Integradas de Segurança). As RODAS DE CONVERSA com o Governador até agora não surtiram efeito e, pela maneira como que é organizada e conduzida, a população ficará somente à espera de algum resultado.

 

Programas de prevenção da criminalidade da Secretaria de Segurança, e que inclusive nasceram na PCDF como “PICASSO NÃO PICHAVA” e “ESPORTE À MEIA NOITE” não existem mais no governo Rollemberg, acontecendo o mesmo com a CIA DE TEATRO PÁTRIA AMADA, formada exclusivamente por policiais que contracenavam peças teatrais com temáticas de prevenção e que tinha dentre os assuntos abordados a questão da violência doméstica, o bullying e o uso e tráfico de drogas.

 

Ademais, foi feito um grande investimento em equipamentos para a segurança pública durante a Copa do Mundo, o que deveria ser um legado. Entretanto, a região central do plano piloto, que é quase toda coberta por câmeras, tem sido palco de graves crimes, o que demonstra a ineficiência e incompetência das políticas adotadas.

 

Nesse cenário, ressaltamos que é desejo dos Delegados de Polícia do DF e da instituição PCDF atender toda a população local com a presteza e qualidade esperadas da instituição policial com os melhores índices de aprovação popular do Brasil. Contudo, é imprescindível que o GDF invista na instituição, cujos servidores amargam PERDAS SALARIAIS INFLACIONÁRIAS de 46,53% desde 2010.

 

Em contrapartida, o que temos observado é a frustração orçamentária da instituição pelo GDF, o que impede o regular desenvolvimento de nossas atividades, impõe um quadro de servidores com mais de 50% de defasagem, e a consequente diminuição da prestação dos nossos serviços.

ENTIDADES INTEGRADAS ADEPOL & SINDEPO

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

 

você pode gostar