Início » Secretário da Segurança de SP admite falta de policiais no Centro da cidade de SP

Secretário da Segurança de SP admite falta de policiais no Centro da cidade de SP

por Editoria Delegados

SP: Guilherme Derrite disse que governo paulista abriu concursos para contratar até 10 mil policiais até o fim do ano. Déficit é de 33% na Polícia Civil, 25% na Polícia Científica e 20% na PM, responsável pelo policiamento ostensivo.

Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública de SP no governo Tarcísio de Freitas

O estado de São Paulo tem menos policiais do que o necessário para combater a criminalidade. A afirmação é do próprio governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública do estado, admite números abaixo do necessário para o policiamento, em especial no Centro da capital paulista.

Derrite afirmou à TV Globo que há déficit para atuação no Centro da capital paulista, enquanto a população sofre com assaltos violentos. Flagrantes de roubos e furtos na região têm sido constantes.

“Nós recebemos a maior defasagem de efetivo da história, cerca de 20% de defasagem da polícia militar, 33% da Polícia Civil, 25% da Polícia Científica”, disse Derrite, que é ex-PM e ex-deputado federal, ao se referir à tropa deixada pela gestão anterior, de João Doria (então no PSDB) e Rodrigo Garcia (PSDB).

O sindicato dos policiais civis, por exemplo, cita que há a carência de 16 mil profissionais na corporação entre delegados, investigadores e escrivães.

Segundo o político, a gestão Tarcísio deve contratar 10 mil novos policiais até o fim do ano por meio de concursos: seriam 5,7 mil PMs e 6,4 mil policiais civis. Apesar dos números, ele diz que as estatísticas criminais no Centro estão em queda.

“Na região central, nos últimos três meses, abril, maio e junho, chegamos a ter mais de 20% de redução de roubos e furtos. Nós realizamos a prisão de mais de 4.000 indivíduos na região central só neste ano”, disse, antes de criticar o poder Judiciário. “Desses 4 mil indivíduos presos, muitos foram liberados nas famosas audiências de custódia.”

Derrite afirmou que o governo paulista usa da tecnologia e de acordos com as cidades, como a gestão de Ricardo Nunes (MDB) na capital, para amenizar a falta de efetivo em determinados locais.

“A falta de efetivo nos traz assim novos desafios. Para isso, especialmente para o Centro de São Paulo, a gente tá suprindo com tecnologia em todo o estado, aí entra a muralha paulista, o convênio que nós fizemos com os municípios”, disse.

O acordo prevê que os governos municipais enviem à gestão estadual, por meio da SSP (Secretaria da Segurança Pública), imagens de placas de veículos roubados e veículos furtados.

Outro acordo previsto é com a Justiça, para que policiais alertem juízes por tablets quando encontrarem pessoas descumprindo determinações legais, como pessoas acompanhadas por tornozeleiras eletrônicas.

g1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar