Início » Provas do concurso para delegado de Polícia Civil do RJ terá uso de máscaras facultativo

Provas do concurso para delegado de Polícia Civil do RJ terá uso de máscaras facultativo

por Editoria Delegados

RJ: Concurso PC RJ de delegado tem provas aplicadas neste domingo, 13. Veja orientações para realizar o exame.

Os 12.360 candidatos às vagas de delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PC-RJ) devem ficar atentos às orientações para as provas deste domingo, 13. A principal delas diz respeito ao uso de máscaras, que será facultativo.

A confirmação saiu em comunicado publicado neste sábado, 12. Antes, era obrigatório o uso das máscaras. A mudança tem por base ao Decreto 50.308 de 2022, que liberou a não utilização das máscaras em ambientes fechados na cidade do Rio de Janeiro, onde acontecerão as provas.

Os exames estão marcados das 13h às 18h, e a organização cabe ao Cebraspe.

O local das avaliações deve ser consultado no cartão de inscrição, disponibilizado no site da banca de Brasília. Esta é a segunda tentativa de aplicação das provas de delegado da PC RJ. Isso por conta das fortes chuvas no estado fluminense na data prevista inicialmente.

Veja as orientações para o dia da prova

A orientação da banca organizadora é chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, às 12h, portanto. O participante deverá levar:

  • documento de identidade original;
  • comprovante de inscrição;
  • caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Não será obrigatório o uso de máscara de proteção facial que cubra o nariz e a boca. O uso é facultativo. Os concorrentes, porém, serão submetidos à verificação da temperatura corporal e deverão respeitar o distanciamento social.

O Cebraspe disponibilizará frascos de álcool em gel 70% nas salas e nos locais de circulação, bem como sabão líquido e papel toalha nos banheiros.

Durante a aplicação será proibido o uso de aparelhos eletrônicos, fones de ouvido, óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira, marca-texto, borracha, além de acessórios como boné, chapéu e gorro.

Veja como será as provas de delegado da PC RJ

Os concorrentes terão cinco horas para responderem a 100 questões de múltipla escolha de Direito Penal (20 questões), Direito Processual Penal (20). Direito Administrativo (20), Direito Constitucional (20), Direito Civil (dez) e Medicina Legal (dez). Cada disciplina totalizará 100 pontos. Desta forma, a prova valerá até 600 pontos.

Conforme o edital, será classificado na etapa quem conseguir o mínimo de 50 pontos em cada disciplina e 300 no total da avaliação.

Além das provas objetivas, serão aplicadas a prova discursiva específica; prova oral; exame psicotécnico; prova de capacidade física e exame médico.

Na avaliação discursiva o candidato deverá responder, em três dias diferentes, as questões de várias disciplinas, divididas nestes grupos:

Grupo 1

Direito Penal – 4 questões;
Direito Processual Penal – 4 questões.

Grupo 2

Direito Administrativo – 4 questões;
Direito Constitucional – 4 questões.

Grupo 3

Medicina Legal – 4 questões;
Direito Civil – 4 questões.

Para ser considerado aprovado é preciso conseguir nota igual ou superior a 50 pontos em cada uma das provas discursivas. Os candidatos que não alcançarem já estarão eliminados do concurso.

O concurso PCERJ visa a preencher 50 vagas imediatas para carreira, que exige o nível superior em Direito completo e oferece remunerações iniciais de R$ 18.747,95.

Folha Dirigida

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar