Início » Polícia Federal é a instituição policial mais bem avaliada do país

Polícia Federal é a instituição policial mais bem avaliada do país

por Editoria Delegados
31jul13-pf

 

 

 

O Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea) realizou uma pesquisa sobre as percepções da população brasileira em relação à segurança e seus principais órgãos, as polícias militar e civil dos estados e as polícias federal e rodoviária federal. Entre os resultados obtidos pelo estudo, avaliou-se uma grande confiança da população sobre o trabalho desempenhado pela PF. 50,9% dos entrevistados confiam ou confiam muito na instituição.

 

A pesquisa foi realizada em 3.775 domicílios, de 212 municípios, abrangendo todas as unidades da federação. Foi utilizado o método de amostragem probabilística, com uma margem de erro de 5%. Os entrevistados responderam sobre qual seu grau de confiança nas instituições policiais e também emitiram percepções sobre a atuação das organizações policiais.

 

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Ribeiro, diz que os dados revelados pela pesquisa servirão para que a Polícia Federal preste um serviço cada vez mais aperfeiçoado para a sociedade brasileira. “A pesquisa mostra uma grande melhora na avaliação da instituição, e isso aumenta a responsabilidade dos delegados e dos demais policiais federais em manter esse voto de confiança e buscar métodos e formas de aperfeiçoar cada vez mais o atendimento da população do país”, comentou.

 

As porcentagens de confiança nas polícias variam muito pouco por sexo, cor da pele, escolaridade e renda. Contudo, verificou-se uma variação no grau de confiança nas polícias quando se compara as regiões do país. No Centro-Oeste mais de 60% dos entrevistados confiam ou confiam muito na Polícia Federal, enquanto esse grau de confiança também é alto, acima da média nacional, no Nordeste: de 57,2%.

 

A pesquisa também contemplou a excelente percepção da população quanto aos serviços desempenhados pela Polícia Federal. Foi perguntado aos entrevistados como eles percebem o trabalho desempenhado pela instituição. Na região Centro-Oeste, 72,6% dos entrevistados concordam ou concordam plenamente que o trabalho da Polícia Federal é rápido e eficiente, enquanto esse número é de  62,1% no Nordeste, 67,9% no Norte, 70,1% no Sul e 53,4% no Sudeste.

 

Outro dado positivo destacado da pesquisa foi que a confiança nas instituições policiais dos estados aumentou. No caso das polícias militares, apenas 25,1% da população afirmavam “confiar” e 4,2% afirmavam “confiar muito” na Polícia Militar em 2010. Essas porcentagens subiram, respectivamente, para 31,3% e 6,2% em 2012. O mesmo aconteceu com a percepção sobre as polícias civis, nas quais 26,1% diziam “confiar” e 4% “confiar muito” em 2010. No último levantamento, essas porcentagens passaram para 32,6% e 6%, respectivamente. Tais resultados mostram certa melhoria no quadro da percepção sobre a segurança pública no Brasil. As informações são do portal da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).

 

Acesse aqui a pesquisa na íntegra.

 

ADPF

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar