Início » Polícia Civil inicia digitalização de inquéritos policiais no Mato Grosso do Sul

Polícia Civil inicia digitalização de inquéritos policiais no Mato Grosso do Sul

por Editoria Delegados

MS: Delegado-Geral da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul – Adriano Garcia Geraldo – participou na manhã desta terça-feira (21), de uma reunião com representantes de Compnet,


O Delegado-Geral da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul – Adriano Garcia Geraldo – participou na manhã desta terça-feira (21), de uma reunião com representantes de Compnet, empresa de desenvolvimento de software que atende o governo do Estado na área de Segurança Pública.

O encontro serviu para que fossem discutidas questões como a digitalização dos inquéritos, documentos e procedimentos policiais de forma a otimizar o acesso junto a outros órgãos do Estado.

Além da implantação do inquérito digital no MS, a aquisição de novas máquinas que possuam configuração de modo a suportar o colhimento de depoimento audiovisual, também esteve na pauta do encontro.

O delegado Diego Dantas falou sobre a experiência da Delegacia que comanda, a primeira a passar pelos testes. Ele explicou que os procedimentos já estão sendo ajuizados graças a integração dos sistemas SIGO e E-Saj. O projeto piloto vem sendo implantado desde novembro de 2020, quando foi dado início a uma série de treinamentos da empresa junto aos servidores da DP.

Novas reuniões serão realizadas para que seja estabelecido o desenvolvimento de um cronograma para implantação junto a outras Delegacias de Polícia, contudo a 3ª DP deverá implementar novos procedimentos já nos próximos dias.

O Delegado-Geral da PCMS falou sobre a necessidade de evolução por meio de novas tecnologias. “A gente se adequa às necessidades, porém, devemos avançar em soluções que abranjam novas tecnologias de armazenamento e interação com as demais instituições (TJ, TRE, MP…) como forma de dar celeridade aos procedimentos”.

Uma equipe da Polícia Civil deverá realizar visitas técnicas em outros Estados da federação para estudo de processos de viabilidade e aplicabilidade.

Estiveram presentes na reunião o Ouvidor-Geral – delegado Wellington de Oliveira; o Diretor do Departamento de Polícia da Capital – delegado Edilson Santos Silva; o Diretor do Departamento de Polícia Especializada – delegado Fabiano Goes Nagata; o Coordenador do Departamento de Polícia do Interior – delegado Pedro Espíndola de Camargo; o Assessor de Telemática – delegado Elton de Campos Galindo; o Assessor Jurídico – delegado Marcelo Alonso; Assessor de Administração da DGPC – delegado Rodrigo Vasconcelos Braga; Coordenador da CPJ – delegado Paulo Diniz; Delegado Diego Dantas Santos – Titular da Delegacia de Polícia Civil de Sidrolândia; Delegado Wilton Vilas Boas de Paula – Titular da 3ª DP da Capital, além de técnicos da Sejusp e Polícia Civil.

Texto: Carlos Eduardo – Assecom/PCMS

Publicado por: Joelma Belchior

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

você pode gostar