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Motoristas do Uber aplicam “golpe do vômito” para cobrar taxa extra

por Editoria Delegados

R$ 310 a R$ 580


O Uber já teve seu nome envolvido como isca de golpes na internet, ou em uma não muito ética prática de alguns motoristas forçarem o cancelamento de corridas que não forem lucrativas ou receber pela taxa de desistência.

O truque da vez, segundo o jornal de Miami “El Nuevo Herald”, foi batizado de “golpe do vômito”, que consiste em notificar o Uber por uma sujeira que teria sido causada pelo passageiro durante a corrida. Mas neste caso, a reclamação é inventada para receber uma taxa adicional pelo suposto estrago no carro.

Funciona da seguinte forma: algumas horas após o final de uma corrida no Uber sem incidentes, o passageiro desta corrida recebe um e-mail da empresa notificando-o de um “ajuste” na cobrança e uma taxa extra que pode variar, nos EUA, de US$ 80 a US$ 150 (R$ 310 a R$ 580).

Ao procurar o canal de ajuda do app do Uber para saber o que houve, o usuário recebe a mensagem: “Eu entendo que pode ser desconcertante para você receber ajustes de taxa após o término da sua viagem. […] Neste caso, seu motorista escreveu para nos notificar que um incidente ocorreu dentro do veículo durante a sua viagem e foi, portanto, cobrado uma taxa de limpeza de US$ 150.”

A mensagem é acompanhada de fotografias enviadas pelo motorista para a Uber do suposto “incidente”: vômito no interior do veículo.

De acordo com as políticas da Uber, a taxa pode ser de US$ 80 se um passageiro vomitar ou derramar uma bebida no tecido das cadeiras ou em uma superfície de difícil limpeza. Ou US $ 150 em casos de “quantidades significativas de fluidos corporais (urina, sangue ou vômito) dentro do veículo ou em incidentes que exijam limpeza entre a janela e a porta”.

Essa taxa, de acordo com o Uber, seria uma compensação pelo tempo e o dinheiro que os motoristas perdem para limpar seus veículos.

Procurado pelo jornal, o Uber diz que está “investigando ativamente os relatórios em que a fraude pode ser detectada e que ele tomará as medidas apropriadas nessas contas”.

A empresa disse que não tem números específicos sobre casos de fraude, mas “a grande maioria dos relatórios por taxas de limpeza são legitimamente o resultado de alguém que fez uma bagunça no carro” e que “nos casos em que encontramos um caso confirmado de fraude, tomamos as medidas adequadas.”

O site “Mashable” relatou que no Reddit, popular fórum de internet, um suposto motorista do Uber diz que esse tipo de golpe pode ser apenas por vingança.

“É o truque mais antigo do meu livro. Eu consegui fazer isso muitas vezes quando o passageiro é rude, bate minhas portas ou me faz esperar demais. Faz com que eles aprendam da maneira mais difícil.”

Também no Reddit, outro disse: “Puxa, com todos os passageiros babacas do Uber dizendo que os motoristas estão bêbados, não posso acreditar que os motoristas podem finalmente se recuperar. Traga-me uma cerveja para que eu possa chorar.”

O que fazer se acontecer com você?

Se o passageiro for vítima da fraude, são necessários três ou quatro e-mails para resolver o problema. Eles devem explicar ao Uber que nenhum incidente aconteceu e aguardar a empresa concordar em reembolsá-los, já que a essa altura do golpe, a cobrança já foi feita no cartão de crédito.

Até onde sabemos, ainda não há relatos do gênero no Brasil. Mas a página de ajuda do Uber em português diz o seguinte: “Os usuários são responsáveis por danos no interior ou exterior do veículo de um motorista parceiro […]. As taxas de limpeza são avaliadas e cobradas de acordo com a extensão do dano. Se forem cobradas de um usuário, essas taxas são pagas integralmente ao motorista.”

Se o usuário quiser contestar a reclamação, deve fazê-lo na ajuda do Uber logando com a conta em que a fraude aconteceu.

UOL

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