Início » Lei que proíbe uso de boné divide opiniões sobre segurança no Rio

Lei que proíbe uso de boné divide opiniões sobre segurança no Rio

por Editoria Delegados

Multa para quem desobedecer é R$ 500; abordagem é feita por seguranças.

Uma lei que acaba de entrar em vigor, no Rio, provocou um debate sobre direitos individuais e segurança pública. A lei proíbe pessoas de circular em locais públicos com o rosto encoberto e isso inclui capacetes e bonés, como mostrou o Jornal Nacional.

 

O estilo pagodeiro do músico Guilherme Rodrigues tem sua marca, o boné. “O primeiro acessório quando eu vou me vestir é o boné. Para mim, o resto é detalhe”, contou. A lei, que entrou em vigor esta semana no estado do Rio, proíbe o uso de qualquer acessório que esconda o rosto – em estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público.

 

Além do capacete, o boné, o gorro e o capuz também podem ser proibidos – dependendo de como estiverem sendo usados. A abordagem pode ser feita pelos seguranças das lojas. A multa para quem desobedecer é de R$ 500.

 

A lei foi criada com base em estatísticas de assaltos a estabelecimentos comerciais. Seria uma medida para impedir a ação de bandidos que, de alguma forma são flagrados pelas câmeras de segurança das lojas e não são identificados. A lei é nova, mas já levanta muita discussão.

 

Uma gerente de uma loja no comércio popular concorda com a lei. “Facilita a gente pra reconhecer a pessoa que fez o assalto, abordou a gente. Eu sou a favor”, diz Maria de Fátima Azevedo, gerente de loja.

 

Um grupo de rappers e produtores musicais acha que o foco da lei está equivocado. “Repassa uma responsabilidade pra quem usa e na verdade, a responsabilidade teria que ser num foco de segurança. Tá inseguro? Tem gente assaltando com coisa na cabeça, então que aumente a segurança, não punir a gente num estilo de se vestir”, conta Tiago Sobral.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

você pode gostar