Moderna visão do inquérito policial e a independência funcional do Delegado de Polícia
O Congresso Brasileiro de Polícia Judiciária (CBPJ) está em sua quarta edição consecutiva, trazendo em 2017 a discussão sobre “A moderna visão do inquérito policial e a independência funcional do Delegado de Polícia”, cumprindo um relevante serviço a todos agentes envolvidos na Polícia Judiciária do Brasil, quando trás à tona temas do cotidiano dos serviços prestados pelos mesmos à sociedade, com a explanação através de palestras com os mais renomados especialistas da área, além da exposição de trabalhos científicos e acadêmicos, permitindo a fluidez da discussão através de uma ótica real e transparente acerca dos temas propostos.
O evento é promovido pela Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (ADEPDEL), na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba, cidade polo educacional e referência jurídica no Nordeste.
O Congresso é voltado para profissionais da área, além de estudantes, que desejam debater os relevantes serviços da Polícia Judiciária, bem como os temas atuais e proeminentes do direito e processo penal, focados através de uma ótica jurídica.
Ao longo das três edições, o CBPJ reuniu os principais nomes da Polícia Judiciária no Brasil, ampliando a discussão e homogeneização dos serviços, resultando em um espaço democrático de compartilhamento de experiências e fluidez de saberes.
ENTIDADE PROPONENTE
O CBPJ é organizado pela ADEPDEL, tendo como desígnio congregar os Delegados de Polícia da Paraíba, zelando pelo bom nome da classe, prestigiando e defendendo judicial e extrajudicialmente as prerrogativas, direitos e interesse das autoridades policias e da polícia judiciária da Paraíba.
A ADEPDEL é responsável em promover e estimular o aprimoramento profissional dos associados, realizando atividades que permitam o intercâmbio de informações pertinentes à profissão, divulgando os interesses da classe, além de disseminar o trabalho da classe profissional no Estado da Paraíba.
Com nove anos de fundação, a Adepdel é uma entidade com ilibada reputação, que já obteve da sociedade civil e política o reconhecimento pelos serviços prestados, sendo referência na defesa dos direitos da categoria no Estado da Paraíba e no Brasil.
CAMPINA GRANDE-PB
Campina Grande é a capital do interior do Nordeste!
Com 400 mil habitantes, situada no Estado da Paraíba, é conhecida como a “Rainha da Borborema – o coração da Paraíba”.
Possuidora do segundo PIB do Estado, o município tem forte vocação econômica nos setores de indústria, comércio e serviços. Já foi apontada pela revista VOCÊ S/A como a única cidade do interior do Brasil como ideal para se trabalhar e fazer carreira. Pela revista norte-americana Newsweek, foi considerada o principal polo tecnológico da América Latina.
Com aeroporto, com voos diários, rodoviária em ótimas condições de tráfego, a cidade está localizada a 120 km da Capital, João Pessoa, possuindo em sua rede hoteleira cerca de 3.000 leitos, com hotéis de excelente qualidade e restaurantes especializados na culinária nordestina e internacional.
Campina Grande também é conhecida como cidade universitária, com 03 universidades públicas e 13 faculdades particulares. Configura-se como uma das “Cidades Mais Inovadoras do Brasil”, segundo a revista Pequena Empresas Grandes Negócios, sendo a cidade que tem a maior concentração de mestres e doutores per capita do país, configurando-se com um destino celeiro de informações.
JUSTIFICATIVA
Qual é a verdadeira realidade da Polícia Judiciária?
Qual o papel do Delegado de Polícia como garantidor de direitos e na resolução de conflitos sociais? Quais as ferramentas que o Delegado de Polícia pode acionar para elucidação de um crime? Estas perguntas norteiam a carreira jurídica da Polícia Judiciária no Brasil, tendo no CBPJ a plataforma para que temas como estes, e outros, sejam abordados e discutidos, ocasionando o intercâmbio e o aprimoramento do sistema como um todo.
Por isso, o CBPJ é uma ferramenta indispensável para que a Polícia Judiciária (POLÍCIA CIVIL e POLÍCIA FEDERAL) esteja sendo discutida, sob a ótica de especialistas na área, ampliando e mostrando a relevância dos serviços prestados à sociedade pelos agentes do sistema no Brasil.
Em 2017, com o tema “A moderna visão do inquérito policial e a independência funcional do Delegado de Polícia”, o CBPJ traz a foco mais uma vez as ferramentas a disposição da profissão, com o saber teórico, mas aborda o papel da Polícia Judiciária como autoridade de promoção de uma sociedade mais justa.
PÚBLICO ALVO
Profissionais e estudantes interessados em discutir temas atuais e relevantes do Direito Penal, Processo Penal e a prática da Polícia Judiciária no Brasil, sob a ótica de renomados estudiosos do mundo jurídico.
OBJETIVO GERAL
Promover um debate didático a respeito da prática e perspectivas da Polícia Judiciária no Brasil através de palestras com profissionais de ilibado saber, além da exposição de trabalhos científicos sobre o tema, promovendo um intercâmbio de conhecimento a respeito dos serviços prestados pela categoria.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Ampliação do debate sobre a Polícia Judiciária no Brasil;
– Reconhecimento como carreira jurídica de Estado;
– Valorização profissional;
– Capacitação dos estudantes/profissionais;
DISTÂNCIAS PARA CAMPINA GRANDE
– JOÃO PESSOA: 120 KM
– RECIFE: 190 KM
– NATAL: 265 KM
– FORTALEZA: 600 KM
Mais Informações clique:
– ADEPDEL
– IV CBPJ
CONGRESSISTAS:
DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados