Início » Homicídios crescem quase 20% no 1º semestre de 2016 em Porto Alegre

Homicídios crescem quase 20% no 1º semestre de 2016 em Porto Alegre

por Editoria Delegados

RS: Aumento da violência ficou à mostra em fim de semana com 33 homicídios

Os 33 homicídios do último fim de semana deixam à mostra a escalada da violência no Rio Grande do Sul. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), o aumento dos assassinatos foi de 19,8% em Porto Alegre e 6% no Rio Grande do Sul, nos primeiros seis meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

 

A capital gaúcha teve 351 homicídios entre janeiro a junho deste ano, contra 293 assassinatos no primeiro semestre de 2015. Já no Rio Grande do Sul foram 1203 casos de homicídio contra 1276 dos seis primeiros meses do ano passado.

 

Os 351 homicídios em Porto Alegre já representam 60,7% do total de assassinatos de 2015, de 578. No caso do Rio Grande do Sul, as 1276 mortes equivalem a 52,9% do montante.

 

Questionado sobre a escalada da violência, mesmo com a Força Nacional, que chegou ao estado no dia 28 de agosto; o novo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, disse que não quer vender “falsas ilusões”.

 

“Esse é um problema gravíssimo, complexo. Neste momento, pela emergência e gravidade se destaca. Governador convocou o seu amigo de algumas décadas, um homem com 44 anos de experiência não foi de graça, porque ele tem consciência da dimensão do desafio e eu um pouco de loucura para enfrentar esse desafio.”

 

Índices de criminalidade no primeiro semestre

 

O crime de latrocínio (roubo seguido de morte) foi um dos que mais aumentou no estado em seis meses, na comparação de 2015 com 2016. Na primeira metade deste ano, foram 89 ocorrências, contra 66 do período anterior, ou seja, um acréscimo de 34,8%. Somente em Porto Alegre foram registrados 23 latrocínios de janeiro a junho.

 

Outros sete crimes, conforme o levantamento da SSP, também tiveram aumento: roubo (19,5%), roubo de veículos (16,3%), homicídio doloso (6%), furto de veículos (2,1%), extorsão mediante sequestro, corrupção (0,51%), e delitos relacionados a armas e munições (2,5%). No total, índices de 14 crimes são acompanhados.

 

Já os crimes que registraram queda nos índices em comparação com os primeiros seis meses do ano foram homicídio doloso de trânsito (35,2%), furto (2,5%), extorsão (2,4%), estelionato (11,9%), entorpecentes – posse (18,3%), e entorpecentes – tráfico (5,9%).

 

A onda de violência fez o governador José Ivo Sartori pedir apoio da Força Nacional no final de agosto, após a morte de uma mulher de 44 anos em frente à filha enquanto esperava outro filho sair de uma escola na Zona Norte da cidade no dia 25 de agosto. Na noite do mesmo dia, o governo anunciou a exoneração do então secretário de Segurança.

 

Os 120 servidores da Força Nacional chegaram a Porto Alegre no dia 28 de novembro e devem permanecer na cidade até novembro.

 

O reforço da segurança no estado com a Força Nacional foi acertado na manhã da última sexta-feira (26), após uma reunião entre Sartori e o presidente em exercício, Michel Temer, em Brasília. Em outras ocasiões, o governo federal havia oferecido o apoio e o prefeito José Fortunati chegou a se manifestar a favor da medida, então descartada pelo Piratini.

 

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

você pode gostar