Um homem condenado por homicídio e foragido da Justiça por mais de 20 anos foi capturado pela Polícia Civil de Goiás com o apoio de uma ferramenta de inteligência artificial. Ricardo, condenado a 16 anos de prisão pelo assassinato de um homem em Santo Antônio da Barra, havia fugido da prisão e estava desaparecido até ser finalmente localizado.
A investigação utilizou uma foto do foragido, inserida em um sistema de IA, que identificou uma semelhança com o registro de identidade feito na Paraíba, em 2004, sob o nome de ‘Cleimar’. A perícia papiloscópica confirmou a identidade ao comparar as impressões digitais, comprovando que se tratava do mesmo indivíduo.
O uso da tecnologia marcou um avanço significativo na resolução de casos de longa data, destacando o papel da inteligência artificial na segurança pública e na identificação de criminosos.
O Portal Nacional dos Delegados disponibiliza 3 Sistemas de Inteligência Artificial Policial com capacidade de realizar análise comparativa de imagens de faces. Veja abaixo:
Conteúdo exclusivo para assinantes! Faça login para acessar o conteúdo completo ou clique AQUI e assine já!
DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados