Início » Homenagem a delegado da PF Roberto Moreira morto em MT tem aplausos e comoção de colegas

Homenagem a delegado da PF Roberto Moreira morto em MT tem aplausos e comoção de colegas

por Editoria Delegados

Colegas homenagearam o delegado da PF Roberto Moreira da Silva Filho, morto sábado (27) em Mato Grosso

 

 Colegas homenagearam o delegado da PF Roberto Moreira da Silva Filho, morto sábado (27) em Mato Grosso – Divulgação/Polícia Federal

Agentes da PF (Polícia Federal) homenagearam o delegado Roberto Moreira da Silva Filho, morto na madrugada de hoje durante uma operação contra a extração ilegal de madeira na terra indígena de Aripuanã, em Mato Grosso.

Roberto Filho comandava a Operação Onipresente quando foi atingido na cabeça por um disparo feito pelos próprios policiais ao tentarem impedir a fuga de um caminhoneiro que quis atropelar os agentes.

O corpo do delegado foi enviado de avião de Aripuanã a Cuiabá, onde chegou no final da tarde ao Aeroporto Marechal Rondon. Colegas da PF fizeram um comboio até o local para a chegada dele.

Por volta das 17h30 (horário local), uma homenagem aconteceu no hangar por cerca de uma hora com a presença de agentes e chefes da PF. A cerimônia de despedida foi marcada por comoção e aplausos dos policiais, que cobriram o caixão com uma bandeira da instituição.

“Ultimamente a gente não estava poupando elogios, estávamos falando ‘você realmente é diferenciado'”, disse o superintendente da PF de Mato Grosso, Sérgio Sadao Mori, ao elogiar o delegado durante a cerimônia.

“Eu fico feliz porque a gente teve a oportunidade de falar isso para ele. Certamente ele se vai sabendo que foi reconhecido”, acrescentou.

Após a homenagem, o corpo de Roberto Filho seguiu para Brasília. O velório para a família acontece amanhã durante a tarde no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

Agentes da Polícia Federal esperando a chegada do corpo do delegado Roberto Moreira da Silva Filho, em Cuiabá (MT) – Divulgação/Polícia Federal – Divulgação/Polícia Federal

Roberto Filho e a equipe da PF fiscalizavam caminhões na região da terra indígena de Aripuanã quando um motorista se recusou a parar, descumprindo uma ordem policial, e tentou atropelá-los. Os policiais atiraram, mas uma das balas ricocheteou e atingiu o delegado na cabeça.

Ao UOL, a assessoria da PF confirmou que ele usava colete à prova de balas e demais equipamentos de segurança necessários para a abordagem.

A PF de Mato Grosso afirmou que o caminhoneiro conseguir fugir do local da fiscalização, mas foi identificado após procurar atendimento médico para tratar um ferimento no pé.

O homem foi interrogado pela Polícia Civil e deve responder por tentativa de homicídio, entre outros crimes, por jogar o caminhão em direção a equipe da PF.

 


Natural de Brasília, Roberto Filho era chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico do Mato Grosso desde dezembro de 2020. Antes de assumir o cargo, ele participou de várias operações ambientais no estado.

Segundo a assessoria da PF, Roberto Filho foi responsável por inúmeras ações que resultaram em prisões em flagrante, apreensão de madeira ilegal e destruição de veículos e equipamentos usados em práticas delituosas. Ele foi descrito como um agente muito atuante.

Delegado da PF Roberto Moreira da Silva Filho, de 35 anos, morreu após ser atingido por um tiro durante operação contra a extração de madeira ilegal no MT – Divulgação/Polícia Federal do Mato Grosso – Divulgação/Polícia Federal do Mato Grosso

Em nota, a PF expressou pesar pela morte do delegado. No texto, o órgão ressaltou que a superintendência da PF em Mato Grosso está acompanhando de perto a investigação sobre as circunstâncias da morte.

Somente após a perícia será possível identificar o autor do disparo, informou a assessoria da PF.

O MPF (Ministério Público Federal) em Mato Grosso também se manifestou sobre a morte do delegado, destacando seu profissionalismo e seriedade no combate a crimes ambientais no estado.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, lamentou o caso nas redes sociais dizendo que recebeu a notícia com “imenso pesar”.

Estadão Conteúdo e Agência Brasil

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar