Início » Delegados anunciam que tomarão medidas rigorosas para combater crimes eleitorais

Delegados anunciam que tomarão medidas rigorosas para combater crimes eleitorais

por Editoria Delegados

TO: Decisão foi tomada durante a Assembleia Geral do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins

Em decisão tomada na última segunda-feira durante a Assembleia Geral do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol/TO), os delegados do Tocantins anunciaram que estão elaborando uma série de estratégias para garantir eleições mais limpas neste ano. Segundo o Sindepol, o objetivo da ação é de atuar com maior eficiência e eficácia contra crimes eleitorais e o abuso do poder econômico nas Eleições de 2018.

A entidade diz que houve 523 processos envolvendo crimes eleitorais que ainda estão em análise referentes às eleições de 2014 e 2016. Já nas Eleições de 2004 e 2009 o Tocantins teve o maior número de casos de crimes eleitorais, foram 841. Na lista de crimes estão: compra de votos, uso de título de eleitor falso, boca de urna e transporte ilegal de eleitores no dia da votação.

O presidente do Sindepol/TO, delegado Mozart Felix, comenta que os dados representam uma necessidade de se realizar essas medidas estratégicas, para combater a corrupção nas eleições. “Os dados mostram que precisamos tomar medidas para levar a julgamento todos que insistirem em cometer crimes eleitorais, fica claro a existência de diversas práticas que precisam ser combatidas para que as eleições neste ano sejam as mais limpas da história de nosso Estado, o aumento no efetivo de Delegados no interior permitirá maior rigor em nossas ações”. Afirma Mozart Felix.

A primeira medida a ser tomada será a realização de um seminário voltado à especialização dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins, onde serão debatidos temas voltados ao combate de práticas eleitorais criminosas. Também será elaborada uma cartilha explicativa para esclarecimento da sociedade sobre esses crimes e como combatê-los.

No processo eleitoral, em virtude do baixo efetivo da Polícia Federal no Tocantins a Polícia Civil também atua na repressão aos crimes mediante termo de cooperação.

Investigações

O Sindepol/TO esclarece que a Polícia Civil é uma polícia de Estado e não uma polícia de governo, dessa forma o compromisso do Delegado é com o total cumprimento das Leis por todo e qualquer cidadão. Não havendo distinção entre partidos, coligações, candidatos ou governantes já eleitos.

Prova disso são as recentes operações deflagradas pela Polícia Civil, tais como: “Jogo Limpo” e “Espectro” que tiveram como objetivo ao combate à corrupção na administração pública, respectivamente na Fundação de Lazer e Esportes de Palmas (Fundesportes) e na Assembleia Legislativa (AL). Em ambas dentre os crimes praticados estava a lavagem de dinheiro. Os delegados pretendem atuar rigorosamente para desmontar esquemas de corrupção já instalados em órgãos do interior e da capital bem como para garantir a completa lisura das eleições deste ano.

Com informações Ascom Sindepol/TO

 
DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

você pode gostar