Início » Delegado Takeshita palestra para juízes de Direito

Delegado Takeshita palestra para juízes de Direito

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
23set11-ms-takeshita-1

MATO GROSSO DO SUL
Delegado palestra para juízes
Takeshita mostra realidade da rotina policial

MATO GROSSO DO SUL

{loadposition adsensenoticia}Os juízes substitutos aprovados no XXIX concurso assistiram, na manhã desta quinta-feira (22), uma palestra sobre “Entorpecentes” proferida pelo Dr. Marcos Takeshita, Delegado de Polícia Titular da DENAR (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico). O delegado é pós-graduado em Direito Constitucional, Direito Tributário, e Gestão de Segurança Pública, membro do CEAD-MS (Conselho Estadual Antidroga de MS) e do COMAD Campo Grande ( Conselho Municipal Antidroga de Campo Grande).

Na palestra proferida pelo delegado, que recentemente concluiu Curso de Toxicologia Forense, foram abordados vários temas: efeitos das drogas, síndrome da abstinência, dependência, tolerância, formas de ingresso da droga no país, bem como as nuances que diferenciam traficantes e usuários. Além disso, foram apresentadas aos novos magistrados amostras de vários entorpecentes, entre elas: Canabis Sativa Lineu (maconha), Alcaloide de Cocaína (crack, oxi, pasta base de cocaína), lança-perfume, LSD, êxtase, bem como as cápsulas utilizadas para introdução de entorpecentes no duto digestivo – normalmente ingeridas pelos chamados mulas (transportadores) do tráfico.

Para o delegado especialista em entorpecentes, é importante essa apresentação porque no momento da prisão os juízes não estão presentes, diferente do que ocorre na prática policial, que consiste na identificação de dois fatores: individualização da autoria e materialidade do delito.

Na visão do juiz substituto, Alexandre Miura Iura, “o conhecimento da realidade da Denar-MS e do modo de operação dos traficantes na fronteira seca de nosso estado traz um conhecimento prático muito relevante para a atuação judicial na área criminal. Além disso, o conhecimento das drogas em espécie é essencial para bem distinguir traficantes de usuários”.

amambai notícias

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar