PARANÁ
Michelotto e as realizações para a PC
Conquistas para 2012
PARANÁ
{loadposition adsensenoticia}No ano marcado por grandes conquistas da Polícia Civil faz com que as expectativas da instituição para o próximo ano sejam altamente positivas. O delegado-geral, Marcus Vinícius Michelotto, acredita que 2012 deverá ser o ano em que será consolidada uma nova era dentro da instituição, o que deve refletir diretamente na melhoria das condições de trabalho dos policiais e nos índices da segurança pública do Paraná.
O delegado-geral comenta que o bom momento da polícia começou quando o governador Beto Richa escolheu o então delegado da Polícia Federal, Reinaldo de Almeida César, para gerir a pasta da Segurança Pública. “A escolha do secretário Reinaldo, um homem experiente, da área de segurança, gestor e líder, fez com que o delegado-geral da Polícia Civil ganhasse autonomia. Isso também nos trouxe novamente o respeito à nossa instituição por parte dos governantes”, afirma.
Dentre os fatos que marcaram o ano na área da segurança, Michelotto ressalta o envolvimento do governo do Estado, que passou a encarar os problemas de frente, o que já resulta na queda dos índices de criminalidade. “O Plano Paraná Seguro, anunciado pelo governador Beto Richa e pelo secretário Reinaldo (de Almeida César), resgata e prioriza a segurança pública do Estado”, afirma Michelotto.
Para o delegado-geral, 2011 também ficará marcado pelo início da recuperação do efetivo, com a contratação de 695 policiais civis, o que representa um resgate de 20% do quadro de policiais. “Tivemos ainda a autorização para abertura de concurso para a carreira de delegado de polícia. Isso também demonstra que o governador Beto Richa está empenhado na recuperação do número de policiais, que há muitos anos tem sido esquecida”, diz.
Entre tantos anúncios feitos pelo governador Beto Richa e que vêm se concretizando, Michelotto salienta o início da retirada dos presos das delegacias, o que já vem acontecendo nas delegacias do litoral e da capital. “Para 2012, certamente teremos mais esse compromisso concretizado. Desse modo, os policiais civis poderão finalmente desempenhar a função para a qual foram contratados, fazendo com que a investigação torne-se, de fato, um instrumento de inibição da criminalidade”.
Outro ponto evidenciado por Michelotto é a união de todos sindicatos das classes da Polícia Civil no planejamento futuro da instituição. O delegado geral chama a atenção para o projeto de reforma do novo Estatuto da Polícia Civil do Paraná, cujas diretrizes visam a melhoria estrutural da instituição, com novos cargos e melhores salários para os policiais. “Neste ano tivemos a formação de um grupo de estudos, pelo próprio secretário Reinaldo, contendo todas as carreiras para a elaboração do projeto de reforma do nosso Estatuto”, lembra Michelotto.
Por fim, o delegado-geral agradece o esforço de todos os policiais civis que, mesmo com todas as dificuldades, conseguiram reduzir os índices de criminalidade em todo o Estado. “Para os que sempre acreditaram, e para aqueles que estão surpresos, posso dizer que, com certeza, teremos um Feliz 2012, com muito trabalho mas muitas realizações. Que Deus abençoe a todos os Policiais Civis e seus familiares”, conclui o delegado-geral do Departamento da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto.
Assessoria de Imprensa da Polícia Civil
DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados