Início » Delegado de AL desaconselha uso de coletes vencidos por policiais civis

Delegado de AL desaconselha uso de coletes vencidos por policiais civis

por Editoria Delegados

AL: Foi determinado que coletes vencidos sejam recolhidos e destruídos

O delegado e gerente de Estatística e Informática (Geinfo) Aydes Ponciano Dias Júnior desaconselhou o uso de coletes balísticos vencidos pela Polícia Civil (PC) em Alagoas. A portaria com a decisão foi publicada nesta quarta-feira (26), no Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o delegado, os coletes balísticos possuem data de validade determinada pelo fabricante e são equipamentos de proteção individuais indispensáveis à segurança dos profissionais de segurança pública, pois reduz consideravelmente a gravidade das lesões causadas por tiros.

A publicação informa que a utilização dos coletes vencidos pode colocar em risco a integridade dos policiais. Em setembro, policiais civis realizaram um protesto onde jogaram no lixo coletes à prova de balas que estavam vencidos há meses.

Procurada pela reportagem, a assessoria da Polícia Civil disse que informará ainda nesta quarta quando os novos coletes comprados pela corporação serão distribuídos aos policiais.

A portaria determina também que os coletes balísticos vencidos sejam recolhidos imediatamente para o Núcleo de Armas, Munições e Explosivos (NURRCAME), onde devem ser destruídos. Um ofício informando sobre a destruição deverá ser encaminhado ao Exército Brasileiro para que seja dado baixa no quadro de dotação da PC.

O vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), José Edeilton Gomes, relatou que ainda não foi informado sobre o desaconselhamento de uso dos coletes.

“Essa medida deveria ter sido tomada há mais tempo. É inadmissível que os policiais se arrisquem em uma troca de tiros utilizando coletes vencidos. Foi preciso tornar esse fato público para que algo fosse feito”, disse Gomes.

Os policiais civis de Alagoas paralisaram as atividades por 24 horas na terça (25). Eles pediram melhorias salariais e de estrutura nas unidades.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

 

você pode gostar