Início » Delegada recebe prêmio por excelência de atendimento

Delegada recebe prêmio por excelência de atendimento

por Editoria Delegados

Juliana Emerique de Amorim Coutinho receberá prêmio na Guatemala

 

A delegada Juliana Emerique de Amorim Coutinho, atual titular da 53ª DP (Mesquita), embarca quinta-feira, 6 de junho, para Antigua, Guatemala, para a solenidade de recebimento do prêmio conferido à 52ª DP (Nova Iguaçu), pelo título de Melhor Delegacia do Brasil de Atendimento ao Público no ano de 2013. Na ocasião também se realizará a Conferência sobre Reforma Policial: progressos e desafios, para compartilhamento de experiências e boas práticas.

 

Entre os principais quesitos que fizeram com que a delegacia ganhasse este reconhecimento – que tem como foco principal a política de aproximação com a comunidade – figuram as condições estruturais e físicas da delegacia, que passou por reforma; realização de palestras e visitas na delegacia; instalação de uma biblioteca infantil para as crianças passarem o tempo enquanto os pais fazem o registro de ocorrência; transparência, com divulgação de estatísticas de roubos; prisões alcançadas com foco nos interesses da comunidade; e melhora da atmosfera no ambiente de trabalho.

 

O título foi concedido durante a Semana de Visitas a Delegacias do Brasil e do Mundo, ocorrida entre os dias 3 e 9 de novembro de 2013. Durante essa semana, cidadãos de todo o mundo visitaram delegacias de polícia para avaliar a qualidade dos serviços disponíveis. Para tanto, foi utilizado o Kit de Visitas a Delegacias de Polícia – uma ferramenta criada pela Altus para viabilizar um sistema de pontuação das delegacias – traduzido para o idioma de cada um dos países envolvidos.

 

O projeto, desenvolvido pela delegada Juliana Emerique de Amorim Coutinho junto à ONGs consiste em visitas guiadas a delegacias com a proposta de diminuir a distância da sociedade com a polícia, tirar dúvidas, conhecer o trabalho policial e o mais importante: mostrar a Polícia Civil como uma carreira a ser seguida por jovens cuja expectativa laborativa é restrita e muito próxima aos ilícitos penais, a exemplo do tráfico de drogas.

 

“Embora esteja na titularidade da 53ª DP (Mesquita), continuo desenvolvendo, além do mister constitucional de polícia judiciária, este projeto de aproximação com a comunidade para afastar o abismo e falta de credibilidade no trabalho policial. Além disso, o incentivo aos jovens para continuarem os estudos e escolherem a polícia como profissão é um meio de mostrar o caminho do trabalho digno, lícito e em defesa de quem precisar”, afirma a delegada.

 

O atual titular da 52ª DP, o delegado Julio Filho também acredita que o bom atendimento ao público é de tamanha importância ao desenvolvimento da atividade policial.

 

Cabe ressaltar a importância da manutenção do Prêmio no Estado do Rio de Janeiro, já que ano passado a vencedora foi a 28ª DP (Campinho), mostrando que as unidades de polícia da Capital, Baixada Fluminense ou Interior estão unidas pela implementação de boas práticas no atendimento ao público.

 

Palestra na 53ª DP de Mesquita

 

No dia 9 de abril deste ano, os adolescentes do Curso Agente Comunitário do Projeto Construindo Cidadania no Mutirão de Vila Cláudia, participaram de mais uma atividade extracurricular, desta vez na 53ª DP (Mesquita), com o objetivo de esclarecer dúvidas dos alunos sobre o trabalho das polícias Civil, Militar, e Federal. Os jovens conheceram as dependências da delegacia e o seu funcionamento.

 

Principais assuntos abordados foram: corrupção policial e milícia. A delegada Juliana Amorim e o comissário de polícia Orlando, ministraram a palestra que resultou em propostas dos alunos para uma polícia melhor e mais humanizada.

 

Polícia Civil do RJ

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

você pode gostar