A delegada de Combate ao Crime Organizado (Deicor) Sheila Freitas, que conduziu as investigações que resultou na prisão de cinco, de seis suspeitos do sequestro do estudante Porcino Fernandes da Costa Segundo, o Popó Porcino, criticou a postura da promotora da Comarca de Ceará Mirim, Isabel Cristina Pinheiro, em interpelar judicialmente a juíza Valentina de Lima Damasceno por ter concedido medidas cautelares à Polícia a pedido da Deicor. Sheila classificou o fato como um desrespeito e criticou a promotora.
Afirmando que a atitude da promotora demonstra despreparo, Sheila Freitas disse que Isabel Pinheiro não participou do andamento da investigação e que a promotora “vive no Olimpo”.
Em nota, o Ministério Público afirmou que a correição parcial é um ato normal e comum nos processos . O órgão afirmou que as informações do inquérito não foram repassadas ao MP e, por isso, houve o recurso processual.
Confira abaixo trechos e vídeos da entrevista com a delegada Sheila Freitas:
Qual a sua posição com relação à atitude da promotora?
Classifico isso como um absurdo, como um despreparo dessa representante do Ministério Público, porque isso não é comum aos promotores, está querendo aparecer no caso, porque o que houve foi uma integração da Polícia com o Judiciário, em razão do caso e não só desse caso, porque a juíza Valentina Damasceno é conhecida como uma pessoa séria, trabalha muito, não foi só no caso de “Popó”, nos outros casos ela sempre atuou da mesma forma.
O Ministério Público chegou a participar das investigações, ou ficou à margem desse processo?
Não, no momento em que a Polícia pede alguma coisa ao Judiciário, o Judiciário informa ao Ministério Público e isso o Judiciário fez. Mas, em momento nenhum essa promotora ligou para mim, para saber como estava o andamento das investigações, como ela “vive no Olimpo”, ela não desce onde estão os pobres mortais, não seria eu que ficaria ligando para ela, eu estava ligando para a juíza, que era uma pessoa que sempre estava em contato comigo para saber o que estava acontecendo e sendo informada sobre tudo o que estava havendo.
Veja o vídeo
ADEPOL divulga nota sobre declarações de Sheila Freitas
A Associação de Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (ADEPOL) divulgou uma nota sobre as recentes declarações da delegada Sheila Freitas, do Departamento Especializado em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). Na quinta-feira (26), Sheila chamou a promotora Izabel Pinheiro de despreparada e disse que ela “vive no Olimpo”.
Confira a nota:
“Diante das últimas notícas veiculadas na mídia envolvendo o nome da Dra. Sheila Freitas, a Associação de Delegados de Policia Civil do Rio Grande do Norte, vem a público esclarecer o seguinte:
1) Preliminarmente, não podemos deixar de parabenizar todos os policiais que participaram do trabalho relativo a prisão dos seqüestradores do jovem conhecido como Popó, trabalho de equipe, comandando pela nobre Delegada. Polêmicas à parte, o que merece destaque é a vida que foi salva e as prisões dos infratores, inimigos da sociedade;
2) A ação policial de combate a um sequestro representa uma corrida contra o tempo, cada segundo é importante na busca da preservação da vida, integridade e liberdade da vitima. Apesar disso, Dra. Sheila foi primorosa no seu atuar, não obstante tal urgência, pautou sua conduta em conformidade com a lei, fazendo as representações necessárias e as dirigindo a juíza a quem competia autorizar;
3) A autoridade policial tem total autonomia de entendimento na condução do inquérito policial, como operador de direito, tem liberdade para interpretar a lei e os fatos podendo representar pelas medidas cautelares que entender convenientes à investigação, portanto, na condição de Presidente da investigação, Dra. Sheila estava plenamente legitimada a buscar todos os meios legais que entendessem possíveis para chegar aos autores do crime,como condutora direta das investigações, ninguém mais do que ela poderia saber da necessidade ou não de amplitude dos pedidos formulados, dadas as circunstâncias, complexidade e natureza do delito.
4) Manifestamos nosso total apoio a Dra. Sheila Freitas, Delegada que com brilhantismmo tem comandado, há dois anos, a Divisão de Combate ao Crime Organizado com competência e dedicação comprovada através de reiteradas operações policiais e prisões efetuadas sobre o seu comando. Só quem exerce a função de policial sabe o significado de aç
5) Mais uma vez reafirmamos nosso profundo respeito institucional ao Ministério Público, pautaremos como sempre nossa conduta tendo como norte o interesse público da harmonia e convivência pacífica entre as instituições.
Ana Cláudia Saraiva
Presidente da Associação dos Delegados do Rio Grande do Norte
ADEPOL/RN”
tribuna do norte
DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados