Início » Delegada da DRE ministra palestra para os calouros de Direito da UFMT

Delegada da DRE ministra palestra para os calouros de Direito da UFMT

por Editoria Delegados

 

A delegada da Polícia Judiciária Civil, Alana Cardoso, ministrou palestra para calouros do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, na terça-feira (22.05). A atividade integra o cronograma previsto pelo Centro Acadêmico da Faculdade, na semana do calouro, com objetivo de apresentar algumas carreiras aos estudantes e ajudá-los a nortear o futuro profissional já no início da graduação.

 

Durante a apresentação, Alana contou um pouco de sua história desde os tempos do banco da faculdade e fez uma vasta explanação a cerca de temas relevantes de seu trabalho. Ela conversou sobe a Polícia Civil, à luz da Constituição Federal de 1988, organização e funcionamento das polícias do Brasil.

 

A delegada falou do dia a dia e as responsabilidades de um policial, que o diferencia das demais categorias de servidores públicos. Alana também não escondeu os riscos inerentes à atividade, a qual segundo ela se apaixonou. “Não me vejo fazendo outra coisa além da investigação policial”, destacou.

 

Várias novidades tecnológicas de apoio às investigações foram apresentadas, assim como o trabalho de diversas subdivisões da Polícia Civil de Mato Grosso, curiosidades e mitos desmentidos. Como titular da Delegacia de Repressão à Entorpecente (DRE), Alana Cardoso, detalhou também diversas ações da delegacia, levantou questões como combate ao tráfico na fronteira, drogas na escola, maioridade penal. Alana não deixou de falar do desempenho do Núcleo de Inteligência, Núcleo de Operação e Plantão, do Canil Policial e do programa De Cara Limpa Contra as Drogas, todos da DRE.

 

Os jovens também foram alertados sobre a grande responsabilidade que recai sobre quem escolhe a segurança pública como profissão. “Segurança Pública é problema meu”, afirma a delegada.

 

O delegado federal e ex-secretário de estado de Segurança Pública, Diógenes Gomes Curado Filho, também marcou presença no bate-papo com os acadêmicos e deixou um valioso conselho. “Qualquer trabalho é um bom trabalho se for feito com amor. O gosto pelo trabalho é o que vai fazer a diferença na carreira”, orienta.

 

Os estudantes receberam as orientações com entusiasmo, como afirma Ana Ligia Queiroz, aluna do segundo ano. “As palestras interdisciplinares são muito importantes porque aprendemos a realidade de muitas áreas na prática e não apenas na teoria”.

 

“Achei muito legal porque a gente entra na faculdade um pouco perdida e as palestras apresentam várias carreiras. A delegada me fez mudar a visão sobre a polícia, derrubar um antigo preconceito principalmente, em relação a policial feminina”, disse a universitária, Letícia Pozzobon.

 

Segundo a delegada Alana, o convite surgiu por dois motivos, por ser ex-aluna e a influência da mídia com a recente exposição da carreira policial, exibindo uma delegada eficiente e feminina. “Importante quebra de paradigmas, sobretudo, da mulher policial”, finalizou.

 

O documento

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar