Início » Delegada alerta sobre golpes no ES envolvendo anúncios de venda

Delegada alerta sobre golpes no ES envolvendo anúncios de venda

por Editoria Delegados

ES: Em novo golpe, criminosos se identificam como bancos e pedem senhas

Criminosos estão utilizando anúncios de venda na internet para aplicar novos golpes. Carros e celulares são a isca para que as vítimas sejam enganadas e depositem dinheiro para os golpistas. O Espírito Santo já tem vítimas e a delegada Raiana Bremenkamp deu dicas de como evitar os prejuízos.

Uma homem denunciou um golpe, após quase ser vítima de um criminoso. Ele entrou em contato com um homem após encontrar uma oferta de um carro na internet. O vendedor disse que o carro estava quase vendido, mas se ele depositasse uma certa quantia, ele poderia reservar o carro para a vítima.

A vítima logo percebeu que era um golpe e não depositou, mas outras pessoas acreditaram no criminoso. “Eu vi várias pessoas lá também relatando que já tinham passado por isso. Inclusive uma menina depositou o valor de R$ 1 mil na conta do golpista“.
 

Delegada Raiana Bremenkamp (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

 

A titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações de Vitória, Raiana Bremenkamp, explicou que o maior número de golpes aplicados atualmente são por telefone. Geralmente, os criminosos estão em presídios em outros estados. Eles criam uma história e pedem para que a vítima deposite uma quantia em uma conta.

A maior parte das vítimas costumam ser idosos, porém não há restrições nos alvos dos golpistas. Raiana afirma que qualquer um pode ser vítima nessas situações.

“Os idosos são um grupo que eles preferem, porque é o tipo de pessoa que acaba conversando mais, acaba dando mais assunto, não desliga logo o telefone. Então eles acabam sendo o nosso maior número de vítimas, mas qualquer um é suscetível”.

Golpe do banco

Em um novo golpe, a delegada conta que os criminosos se passam por um banco. “É o que mais tem acontecido nessas últimas duas semanas. Eles estão se identificando como seu banco e solicitando os dados, inclusive a senha. Infelizmente as pessoas estão caindo”.

Informações pessoais

A delegada chamou atenção para as pessoas que têm informações pessoais disponíveis na internet. Ela afirmou que os golpistas costumam encontrar dados das vítimas como nome completo e CPF, por isso as pessoas acreditam. “Eles fazem uma pesquisa a respeito da vítima antes de ligar”.

Sobre as informações nas redes sociais, a delegada ressaltou o risco de postar fotos que revelem bens de valor e endereços divulgando o local. “Isso funciona como um GPS. A pessoa que clicar, pode parar na sua casa, então você vira um alvo de assaltos”.

Fugir do golpe

A principal dica da delegada é buscar sempre a informação. Procurar na internet o nome do possível golpista ou da empresa pode trazer informações. “Quando é algum tipo de golpe específico, já tem alerta na rede”.

Para evitar o golpe do banco, a delegada aconselha a nunca passar dados pessoais por telefone, principalmente quando te ligam. “Desligue. Ligue para o número do banco que eles vão te orientar melhor”.

No caso do golpe do falso sequestro, a primeira orientação é procurar a pessoa que criminoso diz ter sequestrado. “Tente entrar em contato com a pessoa sequestrada antes de fazer o depósito”.

Placa de carro

Em caso de venda de veículo, não há problema em informar a placa por telefone ou mensagem. A delegada explicou que o comprador precisa verificar a situação do carro. “A pessoa que vai comprar o carro precisa se resguardar. Verificar se não tem queixa de furto e roubo ou alguma restrição”.

Contato com o criminoso

Em uma situação em que após um roubo, o objeto roubado seja localizado, como um aparelho celular que foi roubado e é vendido na internet, não é recomendado que mantenha contato ou encontre pessoalmente com o criminoso.

“Provavelmente essa pessoa é um criminoso. Você vai estar correndo risco de vida ao se encontrar com ela”, alertou a delegada, que indica que a vítima entre em contato com a delegacia e registre boletim de ocorrência.

Denunciar

Quando perceber uma situação de golpe, a delegada orienta que a vítima anote o número que ligou, o número da conta que foi pedida para depositar e procurar a delegacia mais próxima.

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

 

você pode gostar