Início » COMAD realizou com sucesso o I Fórum Regional Antidrogas

COMAD realizou com sucesso o I Fórum Regional Antidrogas

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
23abr10-higor

No dia 15 de abril o Conselho Municipal Antidrogas de Santa Fé do Sul (COMAD) realizou o I Fórum Regional Antidrogas, no Centro Integrado de Cultura Professora Eneida Andrade Dias de Santa Fé do Sul (CIC).

Na ocasião também foi lançado o projeto Santa Fé Livre do Vício que pretende mobilizar toda a comunidade na luta contra as drogas.

De acordo com o prefeito municipal de Santa Fé do Sul Antonio Carlos Favaleça “o I Fórum Regional Antidrogas é muito importante para a cidade de Santa Fé do Sul e para toda a região, pois representa uma oportunidade para discutir a necessidade de união de todos para enfrentar as drogas, difundir os seus males e recuperar os dependentes químicos”. O prefeito também ressaltou a confiança e o apoio ao projeto Santa Fé Livre do Vício.

O delegado de polícia e presidente do COMAD, Higor Vinicius Nogueira Jorge, proferiu palestra sobre o projeto Santa Fé Livre do Vício e disse que “a grande participação da população no I Fórum, que lotou o CIC, foi uma mostra da preocupação da comunidade e dos órgãos governamentais com a problemática das drogas. É necessário um trabalho preventivo contra o consumo das drogas, bem como uma incrementação no trabalho de combate as drogas, seja da Polícia Civil, seja da Polícia Militar”.

O presidente do COMAD Higor Jorge disse que o problema das drogas tem feito parte do cotidiano de todos. Seja porque algum algum familiar ou conhecido tem se envolvido com as drogas, seja em razão dos crimes que diariamente vitimizam a população que na maioria das vezes é praticado em razão do consumo das referidas substâncias. Ele também salientou que “a Polícia Civil de Santa Fé do Sul em razão de suas investigações e da sua atuação pró-ativa em desfavor do tráfico de drogas, nos últimos três meses, prendeu 17 pessoas pelo crime de tráfico”.

A secretária dos direitos da pessoa com deficiência e cidadania e vice-presidente do COMAD Elena Rosa Teixeira Vidoti afirmou que “a maior prisão do mundo não restringe os movimentos do corpo, mas o que confina nos pensamentos e controla a emoção e, consequentemente, engessa a capacidade de pensar e impede a poesia da vida. Diversas doenças psíquicas causam esse tipo de prisão, entre as quais a dependência psicológica das drogas. Nenhuma espécie ama tanto a liberdade como a espécie humana e nenhuma outra consegue perde-la com tanta facilidade”.

A vice-presidente do COMAD Elena Rosa encerrou seu pronunciamento “convidando a todos para que através desse I Fórum Antidrogas façamos parcerias e criemos políticas públicas de prevenção e combate às drogas”.

O promotor de justiça André de Almeida Panzeri proferiu a palestra “Tráfico, legislação e alguns números” e apresentou os antecedentes históricos da legislação de drogas no país e demonstrou estatísticas que comprovam a importância de toda a comunidade se mobilizar para enfrentar as drogas, pois não é um problema apenas dos órgãos governamentais.

O empresário e presidente da Comunidade Terapêutica Novo Sinai de Valentim Gentil, José Carlos Marques falou da importância de se acreditar no ser humano e do amor e esperança que todos devemos oferecer ao próximo, principalmente em favor dos dependentes químicos.

Para maiores informações visite o blog do COMAD no endereço: http://comadsantafe.blogspot.com

você pode gostar