Início » Carlos Rossato cria projeto usando a web para combater crimes

Carlos Rossato cria projeto usando a web para combater crimes

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

GERAL
Carlos Rossato cria projeto na web para combater crimes

GERAL

{loadposition adsensenoticia}Maringá – A Polícia Civil de Paranavaí, Região Noroeste do estado, descobriu uma forma de combater o crime e o tráfico por meio da internet. Em um site chamado Edenúncia, lançado há duas semanas, qualquer pessoa pode entrar e fazer um comunicado sobre pontos de tráfico, roubo, pedofilia, pirataria e homicídios.

A denúncia informada ao portal é totalmente anônima e não registra nem o IP (Internet Protocol) do computador. O portal ajudou a Polícia Civil a prender um traficante na semana passada. O jovem, de 23 anos, já era procurado.

O Edenúncia (www.edenuncia.somee.com) está hospedado provisoriamente em um servidor gratuito por se tratar de um projeto piloto no estado. O site foi proposto à Polícia Civil pelo delegado Carlos Henrique Rossato Gomes, 27 anos, da 8.ª Subdivisão de Polícia Civil de Paranavaí. Segundo ele, a sociedade tem medo de denunciar por telefone ou e-mail e, por meio do site, não há como deixar nenhum tipo de contato do denunciante.

“Por telefone as pessoas têm medo de alguém reconhecer a voz ou o número da linha ficar registrado nos sistemas de identificação da polícia. Por e-mail ninguém denuncia porque fica muito fácil saber quem é o denunciante. Já pelo site qualquer um pode denunciar, de qualquer computador, sem deixar vestígios”, explicou Gomes.

Em uma semana, a Polícia Civil recebeu 30 denúncias no site Edenúncia. Destas, 99% relacionadas diretamente com o tráfico de drogas. Um dos objetivos do Edenúncia é chamar a atenção dos jovens, que frequentam baladas. “Precisamos modernizar nossos meios de denúncia e nos aproximar dos jovens que vivem praticamente na internet. Esse público pode e deve se tornar fonte de denúncias para a Polícia Civil.”

Gazeta Maringá

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar