Candidatos ao cargo de delegado da Polícia Civil de Goiás fazem prova pela 2º vez

por Editoria Delegados

 

 

Candidatos a delegado da Polícia Civil de Goiás fazem a primeira etapa do concurso público para o cargo, neste domingo (21). Essa é a segunda vez que eles fazem a prova objetiva. A primeira foi aplicada no dia 24 de fevereiro e cancelada um dia depois devido à suspeita de fraude no gabarito. A denúncia foi feita por concorrentes ao cargo de delegado.

 

Mais de 15.500 pessoas devem fazer a prova, que será aplicada em Goiânia. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. Os classificados nesta fase têm que passar por outras sete etapas: prova discursiva, avaliação médica, exame psicotécnico, avaliações de aptidão física, avaliação da vida pregressa e investigação social, avaliação de títulos e curso de formação profissional.

 

Com oferta de 109 vagas e salário de R$ 9.205,56, a seleção teve concorrência de quase 150 candidatos por vaga. A maioria dos concorrentes, segundo a UEG, é de Goiás (6.148). Distrito Federal  tem o segundo maior número de candidatos (2.638), seguido de Minas Gerais (1.332) e São Paulo (1.050).

 

Suspeita de fraude

Inscritos no concurso para delegado da Polícia Civil denunciaram, logo após a divulgação do gabarito da primeira fase, a repetição de sequências idênticas a dos gabaritos dos outros concursos da Segurança Pública de Goiás. A suspeita de fraude levou a anulação das provas que já tinham sido feitas e a de agente, que ainda seria realizada.

 

Ao todo, foram anulados sete concurso públicos do estado. São eles o de agente, escrivão e delegado substituto de Polícia Cívil; oficial combatente-cadete PM, oficial de saúde – 2º tenente, soldado 3ª classe e soldado músico da PM; pesquisador do Instituto Mauro Borges e cargos técnicos e administrativos da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

 

Em consequência, a UEG trocou a direção do Núcleo de Seleção e definiu um calendário para as novas provas. Com base nas denúncias, o Ministério Público de Goiás pediu o afastamento da instituição da elaboração dos concursos do estado. No entanto, o Tribunal de Justiça decidiu manter a UEG à frente dos certames.

 

Lista de aprovados

A polêmica envolvendo os concursos organizados pela UEG aumentou ainda mais no último sábado (20). A universidade cancelou a primeira lista de selecionados para a etapa seguinte dos concursos para agente e escrivão da Polícia Civil.

Em relação à seleção para agente, o Núcleo de Seleção divulgou uma nova lista e informou que a alteração se deu por mudanças no gabarito oficial da prova A. “A retificação deveu-se à interposição de recursos manifestados pelos candidatos”, diz a nota.

 

No caso do concurso para escrivão, o resultado publicado no dia 17 de abril está suspenso. Houve destituição da banca que elaborou as questões de direito penal e, de acordo com o comunicado, uma nova banca foi formada para avaliar oito questões do tema. Após a nova correção, outra lista de selecionados deverá ser divulgada. A prova para escrivão vinha sendo alvo de reclamações e recursos dos candidatos.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar