Início » ‘A investigação virou um show de horrores’, por Rogério Antonio Lopes

‘A investigação virou um show de horrores’, por Rogério Antonio Lopes

por Editoria Delegados

 

 

Nos últimos tempos as investigações feitas pela polícia, e também por outros órgãos, tem se transformado em verdadeiros shows em tempo real, a cada lance um novo frisson, a cada informação especialistas e mais especialistas comentando os detalhes, uns a favor outros contra, repórteres “especiais” criando teorias da conspiração etc.

 

Em todo esse arcabouço parece que a dignidade da “pessoa humana” é o que menos importa, mais relevante são as opiniões dos “especialistas”, que sem conhecer nada sobre o fato declinam ilações que vão do ingênuo ao surreal.

 

Casos como o da família de PMs assassinados em São Paulo (poderia citar dezenas), são exemplos enfáticos dessa total falta de responsabilidade, que além de tratar sentimentos e pessoas com desprezível desimportância, prejudicam as investigações e ajudam a elevar o nível já assombroso de impunidade no país.

 

Quem faz a investigação tem de ser contido, não pode se deixar deslumbrar pelo primeiro holofote, deve passar à imprensa todos os fatos (que podem ser declinados) porém, na hora certa, quando já houver indicativos suficientes e não apenas informações vagas, contestáveis e frágeis.

 

É constrangedor investigadores virem diante das câmeras acuados e sempre na defensiva, esgrimindo contra monstros que eles próprios criaram, a imprensa por sua vez exerce sua atividade principal que é fiscalizar e informar, cabendo aqui um mundo de subjetividade dentro do jornalismo interpretativo, investigativo, e baseado em “evidências”.

 

Nos casos dessa natureza são tantas idas e vindas vazias e frustrantes que a sensação começa a ser de conformismo com o inevitável: nunca se saberá com “certeza” os autores do crime. Investigador e imprensa precisam compreender mais sobre o significado da fase investigativa da persecutio criminis, o real significado de certeza e mais, que ela nada tem a ver com a verdade, algo totalmente diverso.

 

Para que tudo isso seja compreendido, e se sobreponha a nossos preconceitos, é inarredável aceitar que vivemos (por enquanto) em um Estado Democrático de Direito, onde todos são considerados inocentes até que uma sentença transitada em julgado considere o contrário, e mesmo assim (em alguns casos), a certeza absoluta nunca estará presente.

 

A quem faz pilhérias dessa máxima, lembro o caso dos Irmãos Naves ocorrido no ano de 1937 na pequena cidade e Araguari, interior de Minas Gerais: o primo Benedito desapareceu, alguém achou que os irmãos Sebastião e Joaquim o tinham matado, investiga daqui, investiga de lá, o Delegado nada encontrou, chamaram então o “Chico Loco” (polícia de Getúlio), uma tortura aqui e outra ali e logo tudo foi esclarecido e os irmãos condenados e presos, ou melhor, presos e depois condenados, um morreu na cadeia (opinião pública satisfeita, imprensa regozijando, enfim a “justiça foi feita”).

 

Quinze anos depois o Benedito aparece andando pelas ruas de Araguari, e olhe que todos tinham “certeza” da culpa dos irmãos. Esse caso emblemático evidencia que investigação policial é algo complexo, exige grande consciência de responsabilidade, não pode se deixar influenciar por quaisquer pressões e acima de tudo, não é sentença, só uma pessoa (órgão) é que pode opinar sobre esse quesito: o Juiz.

 

Desde 1937 lá se vão quase cem anos, não parece que aprendemos grande coisa.
 
Rogério Antonio Lopes é Delegado de Polícia no Estado do Paraná.
www.segurancaecidadania.com

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar