“Vou roubar até morrer”, diz menino de nove anos para delegado do RN

      “Vou roubar até morrer”. Foi o que disse o menino de nove anos, apreendido pela polícia após assaltar um ônibus da linha 33A, na manhã desta segunda-feira no bairro Petrópolis, na zona Leste de Natal/RN. Em depoimento, a criança confessou que este foi o seu terceiro assalto e que rouba para sobreviver. […]

Por Editoria Delegados

 

 

 

“Vou roubar até morrer”. Foi o que disse o menino de nove anos, apreendido pela polícia após assaltar um ônibus da linha 33A, na manhã desta segunda-feira no bairro Petrópolis, na zona Leste de Natal/RN. Em depoimento, a criança confessou que este foi o seu terceiro assalto e que rouba para sobreviver.

 

De acordo com o delegado da Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA), Ridagno Pequeno Lima, casos como esses são cada vez mais comuns. “Vivemos em uma sociedade em que a criminalidade está banalizada. Infelizmente casos como este já não são tão surpreendentes assim”, disse.

 

Na delegacia, o menino disse ainda que rouba para comprar comida e roupas. Segundo o depoimento, o menino de apenas nove anos disse que sua intenção é seguir no mundo do crime e que “ainda vai matar um”.

 

Questionado se o menino esboçou algum tipo de arrependimento pelo crime, o delegado disse que o garoto parecia estar orgulhoso, como se estivesse colhendo os frutos de um grande feito. “A impressão que tive e de que tudo não passa de uma grande brincadeira para ele. Brincadeira perigosa”, relatou.

 

O titular da DEA disse ainda que o menino foi entregue a uma vizinha da família, já que a vó, que cuida do menino está doente e não pode comparecer à delegacia. O delegado conta que o garoto vem de uma família desestruturada. A mãe e o pai são usuários de drogas e o irmão, um adolescente de 15 anos também já foi detido por furtos e assaltos.

 

Para o responsável pela investigação, o descaso do Estado e a falta de políticas públicas que amparem famílias em situações como essa são fatores que tem favorecido ao aumento de crimes cometidos por adolescentes cada vez mais jovens. Segundo ele, o Estado precisa chegar próximo dessas famílias e oferecer melhores condições de vida. “É preciso fazer um controle rígido de natalidade, para que pessoas que não tenham a mínima condição, não gerem crianças desamparadas e sem as mínimas condições de sobrevivência”, argumentou.

 

O assalto aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), nas proximidades do cruzamento das ruas Tiuiti e Guanabara, no bairro de Petrópolis. Do assalto os dois conseguiram levar uma quantia de R$ 37. Na ocasião o menino estava acompanhado por um adolescente de 17 anos, que foi autuado e ficará detido para aplicação de medidas sócio-educativas.

 

Já o menino de nove anos foi liberado. Para ele caberá a aplicação de medidas de proteção, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Portal No Ar

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

“É mais seguro entregar celular nos Correios, pois não se sabe que tipo de delegado tem na delegacia”, afirma Lula

Associações criticam fala de Lula sobre “medo” de delegacias em devolução de celulares

Solidariedade, Respeito e Reconhecimento: Portal Nacional dos Delegados apoia delegado Charles Pessoa

Portal Nacional dos Delegados enaltece a atuação firme da Polícia Civil do Piauí no enfrentamento à criminalidade e na proteção dos cidadãos. Informar a sociedade sobre operações policiais é um

“É direito da população saber”, diz delegado-geral do PI após MP questionar publicações policiais

(PI) A divulgação de prisões e operações fortalece a segurança pública, auxilia investigações e desestimula a prática criminosa

Lei 15.410 cria nova modalidade de tortura

Por Francisco Sannini e Eduardo Cabette

Jacqueline Valadares é aprovada, pela 2ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Tania Prado é aprovada, pela 8ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

A Terminologia “Operação Policial” no Âmbito das Polícias Judiciárias: Delimitação Conceitual a partir da Análise Normativa Comparada

Por Joaquim Leitão Júnior, Denize dos Santos Ortiz e Bárbara Lopes Gomes
Veja mais

Polícia Civil da Paraíba prende sobrinho que tentou matar tios em disputa de terrenos

26MAI26 - (1)
(PB) O sobrinho é investigado por diversos episódios de violência contra familiares, incluindo três tentativas de homicídio contra os tios

Francini Ibrahin é aprovada, pela 5ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 FRANCINI IBRAHIN
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

PF lança consulta externa para verificação de documentos emitidos aos CACs

21MAI26 -
Iniciativa da instituição amplia a segurança e a confiabilidade na conferência documental

Secretário de Segurança do Piauí visita Sindicato dos Delegados de Polícia

(PI) Presidente do SINDEPOL/PI, Higgo Martins e demais delegados recepcionaram o secretário de segurança Antônio Luiz

Novas leis endurecem combate à violência doméstica e ampliam proteção às mulheres

21MAI26 - (1)
Por Francini Imene Dias Ibrahin

Humberto Teófilo segue, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 HUMBERTO TEÓFILO
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Adepol/MA solicita adoção de critérios objetivos para garantir maior igualdade nas designações da Polícia Civil

18MAI26 -
(MA) De acordo com o presidente da Adepol/MA, Dr. Marcio Dominici, o objetivo é estimular a construção de mecanismos que fortaleçam a igualdade interna e reduzam percepções de favorecimento.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.