SSP-PI apresenta programa que une segurança e saúde para proteger estudantes da rede estadual

Na manhã desta quinta-feira (24), a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, participou do lançamento oficial do Programa Saúde e Segurança nas Escolas Seduc. A iniciativa, desenvolvida em parceria com as secretarias estaduais da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesapi), tem como objetivo promover a cultura de paz e fortalecer o cuidado com […]

Por Editoria Delegados

Na manhã desta quinta-feira (24), a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, participou do lançamento oficial do Programa Saúde e Segurança nas Escolas Seduc. A iniciativa, desenvolvida em parceria com as secretarias estaduais da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesapi), tem como objetivo promover a cultura de paz e fortalecer o cuidado com a saúde física e emocional dos estudantes da rede estadual de ensino.

Durante a solenidade, foram apresentados os primeiros resultados da Avaliação de Risco Social, realizada entre fevereiro e abril de 2024, com a participação de 82.800 estudantes em 559 escolas de 210 municípios piauienses. A pesquisa mapeou níveis de risco social em estudantes com idades entre 11 e 23 anos ou mais, e revelou preocupações como vulnerabilidade, violência intrafamiliar, bullying e outros fatores críticos, classificados em níveis de risco muito baixo a extremo​.

O lançamento também anunciou a formação de 1.793 avaliadores que irão atuar na segunda fase do programa, focada na identificação e tratamento de situações de risco em maior profundidade. Um destaque foi o detalhamento das ações voltadas à prevenção em três níveis: primário, secundário e terciário, contemplando desde oficinas com profissionais da educação e segurança, visitas domiciliares, apoio psicossocial, até o acompanhamento de casos como violência sexual e abandono​.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, ressaltou a importância de tratar a segurança nas escolas como uma responsabilidade compartilhada.

“Criamos um programa para identificar adolescentes da rede estadual que enfrentam situações de violência doméstica, violência sexual ou risco de envolvimento com o crime. A avaliação, feita por professores e coordenadores, permite ações preventivas mais eficazes. Já observamos redução nesses indicadores, resultado dos investimentos em educação realizados pelo governador Rafael Fonteles, especialmente nas escolas de tempo integral. Com o reforço na segurança e saúde, esse trabalho se fortalece, permitindo que as pessoas se sintam cidadãos de direito e assumam também suas obrigações”, pontuou o gestor.

Outras frentes do programa já em execução incluem a Justiça Restaurativa, Busca Ativa Escolar, Saúde Digital e atividades voltadas à inteligência emocional e mediação de conflitos.

O Programa Saúde e Segurança nas Escolas Seduc se insere em uma política mais ampla de integração de dados e esforços intersetoriais, e terá como próximos passos a reavaliação preditiva dos riscos em 2025 e o monitoramento contínuo das ações realizadas.

“A proposta é garantir que nenhuma ocorrência de risco extremo fique sem resposta, fortalecendo a proteção nas unidades escolares e fomentando ambientes mais saudáveis e seguros para todos”, destacou a diretora de Avaliação de Rico, delegada Eugênia Villa.

O evento reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos e representantes das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) do estado. Estiveram presentes o secretário de Educação, Washington Bandeira, o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas e o secretário de Saúde, Antônio Luiz.

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Castro: ‘megaoperação no Rio foi um sucesso. Infelizmente, as únicas vítimas foram policiais — heróis’

(RJ) Governador discursou após encontro com autoridades de segurança do Rio, onde parabenizou pela operação.

Narcoativismo: quando o discurso vira arma e a ideologia protege o crime

Por Raquel Gallinati

Polícia Militar não pode pedir busca e apreensão, afirma CNJ

CNJ reafirma que apenas a Polícia Civil e a Polícia Federal podem conduzir investigações criminais e orienta juízes sobre limites da atuação da PM

Roblox exclui jogo que simula ataque a escolas após ação da Polícia Civil

(SP) Espaço virtual com encenação de tráfico de entorpecentes também foi retirado da plataforma; estudiosos alertam sobre atuação criminosa em redes como o Roblox

Forma de exibição de imagem de suspeito que compromete a legitimidade de reconhecimento fotográfico

Procedimento adequado para proteger a coleta de provas e evitar prejuízo para o inquérito e anulação da ação penal

Polícia Civil da Paraíba chega a índice de 90% de localização e identificação de pessoas desaparecidas

(PB) Levantamento é realizado diariamente pela Diretoria de Estatística Criminal e Análise de Dados - DIEST

SSP apreende 250 quilos de drogas e prende dois suspeitos em operação no interior do Piauí

(PI) O material apreendido está avaliado em R$ 2 milhões.
Veja mais

Delegado Tales Gomes recebe do governador do PI a Ordem Estadual do Mérito Renascença

Governador do Piauí, Rafael Fonteles, delegado Tales Gomes e seu filho
(PI) Reconhecimento destaca trajetória exemplar de mais de duas décadas de combate ao crime organizado no estado

O caso Buzeira e o glamour como cortina da lavagem de dinheiro

20OUT25-RAQUEL
A criminalidade contemporânea não se limita ao campo financeiro. Por trás das lentes de luxo, há uma pedagogia perversa, o crime travestido de sucesso. Jovens são seduzidos por narrativas de

Tecnologia utilizada pela Segurança Pública da Paraíba é destaque na Colômbia e nos Estados Unidos

17OUT25-PB-TECNOLOGIA
(PB) Paraíba é o único lugar, na América Latina, a possuir essa integração completa entre os sistemas de comunicação e monitoramento

Francírio Queiroz segue, pela 2ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025-FRANCIRIO-QUEIROZ
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Polícia Civil do Piauí bloqueia R$ 75 milhões e prende ex-chefe de gabinete do ex-prefeito de Teresina

14OUT25-PI-PC-BLOQUEIO-CASA-PREFEITO
(PI) Casa de ex-chefe de gabinete do ex-prefeito foi alvo de sequestro em Teresina; defesa ainda balança entre silêncio e contestação.

Tatuagens e “piercings” em cães e gatos

14OUT25-TATUAGEM-PET
Ilícito administrativo e penal conforme Lei nº 15.150/25 - Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Bebidas Alcoólicas para Menores: aumento de pena pela Lei 15.234/25

14OUT25-BEBIDA-MENOR
Por Eduardo Luiz Santos Cabette
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.