Sindpesp recebe Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo

SP: O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) foi homenageado nesta 2ª feira (13/2) com a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo. A honraria foi outorgada durante sessão solene realizada no Salão Nobre da Casa de Leis | Palácio Anchieta. A homenagem é concedida pelo Poder Legislativo […]

Por Editoria Delegados

SP: O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) foi homenageado nesta 2ª feira (13/2) com a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo. A honraria foi outorgada durante sessão solene realizada no Salão Nobre da Casa de Leis | Palácio Anchieta. A homenagem é concedida pelo Poder Legislativo Paulistano a instituições, organizações sociais, fundações e entidades em reconhecimento aos serviços prestados à cidade.

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) foi homenageado nesta 2ª feira (13/2) com a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo. A honraria foi outorgada durante sessão solene realizada no Salão Nobre da Casa de Leis | Palácio Anchieta. A homenagem é concedida pelo Poder Legislativo Paulistano a instituições, organizações sociais, fundações e entidades em reconhecimento aos serviços prestados à cidade.

A cerimônia contou com a presença de inúmeras autoridades, como o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB); o autor da propositura, vereador Paulo Batista dos Reis (PT), investigador de Polícia de carreira e deputado estadual eleito para o mandato 2022/2025; e a presidente do Sindpesp, Jacqueline Valadares. Ao receber a homenagem, a delegada lembrou da história da entidade que comanda desde dezembro de 2021 e reforçou os valores e as bandeiras do sindicato – o mais antigo do estado de São Paulo:

“São mais de 33 anos de trajetória. Neste tempo, o Sindpesp vem assegurando sua participação em debates e decisões na seara da Segurança Pública estadual. Dedico esta homenagem a todos os delegados de Polícia de SP. Alcançamos muitas de nossas pautas desde a nossa criação, mas temos um árduo trabalho na valorização de nossos profissionais, principalmente no que diz respeito ao salário da categoria. Vamos continuar concedendo voz a todos os policiais civis e buscando novas formas de atender a demanda de nossos associados”.

Para Reis, a honraria outorgada pela Câmara Municipal de São Paulo destaca não apenas a importância histórica do Sindpesp, mas, sobretudo, exalta o valor dos trabalhadores representados pela entidade, bem como a Polícia Civil como um todo:

“Reconhecemos o Sindpesp como uma entidade que defende os profissionais da Segurança Pública do Estado de São Paulo e que tem um papel fundamental na garantia da manutenção do Estado Democrático de Direito”, reforçou o autor da propositura.

Ao comparar os índices de criminalidade da capital que administra com os de Nova York, o prefeito de São Paulo assegurou em seu discurso que a Segurança Pública no município vem apresentando significa melhora e que os dados não dizem respeito apenas às ações efetivas colocadas em prática pelo poder público, mas, também, à luta da classe, via natureza sindical, como a que é empreendida pelo Sindpesp:

“Por todo o esforço e pela indiscutível representatividade do Sindicato dos Delegados, esta Salva de Prata é merecida. Tenho bastante apreço pelos agentes da Polícia Civil, em especial aos delegados e ao Sindpesp, que atua de forma constante e em diálogo aberto com o poder público, participando de pautas que contribuem, de fato, para o aprimoramento das forças de segurança”, endossou Nunes.

Raquel Gallinati, que antecedeu Jacqueline na Presidência do Sindicato dos Delegados e que hoje é diretora da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) do Brasil, lembrou eu seu pronunciamento que tão importante quanto a defesa dos interesses da categoria é o Sindpesp estar engajado nas pautas de interesse da sociedade que tenham como finalidade o combate ao crime:

“É um orgulho acompanhar essa trajetória gloriosa e contribuir para a melhoria da Segurança Pública de forma unificada e para o resgate da dignidade da Polícia Judiciária. O objetivo final deste trabalho sempre será o combate à criminalidade e à violência, e oferecermos mais tranquilidade ao povo bandeirante”, afirmou a delegada.

A mesa principal de trabalhos da sessão solene também foi composta pelo delegado-geral adjunto do Estado, Gilson Cezar Pereira da Silveira, que, na oportunidade, representou o delegado-geral de Polícia de SP, Artur José Dian; pela presidente do Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo (Sinpfsp), Susanna do Val Moore; pelo suplente de vereador João Ananias (PT); e pelo delgado Caetano Paulo Filho, diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol).

Assessoria de Imprensa
Fiamini – Sindpesp

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

Veja mais

Edital para 400 vagas será publicado ainda em agosto, confirma delegado-geral do PI

(PI) "Estamos nos últimos detalhes para o edital ser lançado. Estamos mesmo só nas finalizações, algumas matérias, aí acredito que no final de agosto deva ser lançado", afirmou Keiko

Direito Policial do Medo e o apagão das algemas

Por Murilo Acquaviva e Francisco Sannini Neto

Governador do PI lança videomonitoramento por IA e destaca tecnologia e integração contra a criminalidade

(PI) Para Rafael, a tecnologia, somada à integração das forças policiais, vai refletir positivamente na redução dos índices de criminalidade.

Preso se masturba enquanto advogada abre as pernas durante ‘atendimento’ em cadeia de SC

(SC) Polícia Penal interrompe ato sexual entre advogada e preso condenado por tráfico

Necessidade de padronização pelo CNJ da cadeia de custódia da prova digital

Por Placidina Pires (juíza de Direito) e Adriano Sousa Costa (delegado de Polícia Civil)

Projeto leva Polícia Civil às escolas para prevenir a violência juvenil no Piauí

(PI) Delegado-Geral Lucy Keiko enfatizou a relevância de inserir informação no ambiente escolar como estratégia para evitar o recrutamento de adolescentes por organizações criminosas e reduzir a exposição a diferentes

Furto, roubo, receptação e interrupção de serviços: Breves comentários à Lei 15.181/2025

Por Rogério Sanches Cunha e Adriano Sousa Costa
Veja mais

Homem coloca mão na frente de arma e tem dedos “explodidos” por tiro

12AGO25-TIRO-MAOS
Um morador da zona rural de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, sofreu lesões severas na mão após ser baleado na noite de domingo (11/8). O suspeito, detido em flagrante,

Secretários de Segurança da Paraíba e do DF apresentam propostas legislativas para fortalecer a segurança pública

Thiago Costa (SSP/DF), Hugo Motta e Jean Nunes (SSP/PB)
Propostas infraconstitucionais foram construídas a partir da experiência dos estados e priorizam a integração, o enfrentamento ao crime organizado e o fortalecimento do Pacto Federativo

É possível parar o ciclo da violência contra a mulher; denuncie

Campanha Salve Todas 2025 reforça importância da denúncia e mobiliza população para romper o ciclo de violência

Chefe de facção morre após atirar contra policiais do RN

11AGO25-RN-CHEFE-FACCAO
(RN) Polícia do RN dá exemplo de como tratar criminosos: cerco de 22 horas termina com 3 mil disparos e todos os faccionados mortos

Polícia Civil da Bahia homenageia delegada Patrícia Aires durante campanha Agosto Lilás

11AGO25-BA-IMAGEM-RETANGULAR
(BA) Delegada era referência no combate a violência doméstica. Tributo faz parte das ações da Campanha “Nenhuma a Menos”

Rafael Fonteles sanciona lei que cria Sistema de Inteligência de Segurança Pública no Piauí

Rafael Fonteles, governador do Piauí
(PI) A medida visa unificar as forças policiais do estado e aprimorar a eficácia no enfrentamento à criminalidade

Laércio Evangelista segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025-LAERCIO-EVANGELISTA

Laércio Ivando Evangelista Pires Ferreira graduou-se em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina em 2006.Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Anhanguera – Ano 2017. Especialista em Ciências Criminais

Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.