Seis juízes no estado do Piauí já estão ameaçados de morte

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Nelson Calandra, afirmou que 200 juízes vivem sob ameaça de morte, desde o ano passado, por conta do exercício da função.   Segundo ele, 80% dos ameaçados atuam na área criminal. O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Moura, confirmou que seis magistrados […]

Por Editoria Delegados

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Nelson Calandra, afirmou que 200 juízes vivem sob ameaça de morte, desde o ano passado, por conta do exercício da função.

 

Segundo ele, 80% dos ameaçados atuam na área criminal. O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Moura, confirmou que seis magistrados piauienses pediram proteção para exercer as atividades.

 

O desembargador Nelson Calandra relatou que ele mesmo e sua família foram vitimas de ameaças. “Existem facções criminosas perigosas e os juízes precisam julgar e mandar prender esses tipos, por isso sofrem represálias. Mas é algo inerente à função do juiz”, declarou o magistrado nesta sexta-feira (27/01), em Teresina, durante o 90º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça, encerrado nesta sexta à noite no Metropolitan Hotel. O evento trouxe a Teresina os presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.

 

Nelson Calandra citou casos de assassinatos, como o da juíza carioca Patrícia Aciolly, morta a tiros em agosto do ano passado, e, mais recentemente, um atentado à família da desembargadora cearense Sérgia Andrade. Ele ainda citou casos acontecidos em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pará e, principalmente, no Paraná. “Nos últimos 60 dias tivemos cinco juízes ameaçados. Já chegaram até a invadir fóruns. Tivemos casos em Rio Claro, em São Paulo; em Nova Serrana, em Minas Gerais; São Gonçalo, no Rio de Janeiro; em Fortaleza, no Ceará; e um caso no Maranhão”, contou Calandra.

 

O presidente da AMB disse que o maior número de juízes ameaçados está no Paraná. Para combater isso, as associações de magistrados têm procurado proteção das secretarias de Segurança e da Polícia Federal. Em alguns casos, os magistrados são protegidos pela Força Nacional de Segurança. Eles pretendem buscar uma parceria com montadoras para adquirirem carros blindados com valores abaixo do mercado.

 

O presidente do TJ-PI, desembargador Edvaldo Moura, disse que os juízes do Piauí solicitaram proteção ao Tribunal. Ele revelou que as ameaças se devem a decisões que contrariaram interesses de uma das partes. Os nomes dos juízes não foram divulgados a fim de preservá-los.

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Saudade, respeito e legado: 30 dias sem Steferson Nogueira

Reconhecido por sua atuação firme, estratégica e humana, ele deixou marcas profundas na Polícia Civil da Paraíba e no cenário nacional.

Red Pill: O Direito não pune sentimentos, mas condutas, sim

Raquel Gallinati: Já não estamos diante de liberdade. Estamos diante de risco.

Advogada é presa em flagrante após criticar delegado nas redes sociais e chamá-lo de “doente mental”

(GO) Advogada Áricka Cunha foi detida após publicar despacho policial e questionar, nas redes, a decisão que encerrou ocorrência registrada por ela

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?
Veja mais

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

Steferson Nogueira, presidente da ADEPDEL/PB, Delegado de Polícia Civil da Paraíba
(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI
(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.