Polícia Civil localiza túnel em escavação na direção à maior penitenciária de MT

MT: Doze pessoas são presas em flagrante em residência próxima à unidade prisional em Cuiabá Doze pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Civil de Mato Grosso, na tarde desta terça-feira (13.09), em uma residência em Cuiabá, onde estavam escavando um túnel em direção à Penitenciária Central do Estado (PCE), a poucos metros da maior […]

Por Editoria Delegados

MT: Doze pessoas são presas em flagrante em residência próxima à unidade prisional em Cuiabá


Doze pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Civil de Mato Grosso, na tarde desta terça-feira (13.09), em uma residência em Cuiabá, onde estavam escavando um túnel em direção à Penitenciária Central do Estado (PCE), a poucos metros da maior unidade do estado, que abriga presos de alta periculosidade.

A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) chegou à localização da casa, no bairro Jardim Industriário 1, após a Polícia Civil receber uma informação pelo disque denúncia 197. Equipes da unidade especializada se dirigiram ao local para averiguar a denúncia e surpreenderam um grupo de dez homens e duas mulheres na residência, trabalhando em diversas funções de suporte e execução para cavar o túnel em direção à unidade prisional.

Na residência estavam armazenados dezenas de sacos de areia e outros materiais retirados do túnel que já tinha, aproximadamente, 30 metros escavados, conforme os próprios suspeitos informaram. Foram apreendidos materiais usados na escavação, como pás, picaretas, entre outras ferramentas, além de cestas básicas, reservatórios de água.


Cooptação e organização

De acordo com o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, o grupo estava há 20 dias na residência, que foi alugada em nome de um mestre de obras, cooptado por uma facção criminosa e a pessoa responsável por organizar e coordenar a escavação do túnel. Todas essas informações foram coletadas em entrevistas preliminares com os suspeitos e serão apuradas no decorrer da investigação.

Os responsáveis pela escavação vieram do estado do Piauí para a empreitada criminosa e entre eles, alguns já tinham experiência em atividades garimpeira, com trabalho em escavações. Parte do grupo também tem passagens criminais.

O grupo realizava as atividades isolado, sem sair da casa. Para isso, estocaram alimentos e água suficientes para o abastecimento dos 12 suspeitos.

As mulheres detidas, uma adolescente e uma adulta, eram responsáveis por fazer a alimentação do grupo e ajudar em outras atividades na residência.

Investigação continua

Com a prisão dos 12 suspeitos, as investigações da GCCO seguem agora para apurar informações como a participação direta e indireta de outras pessoas e chegar aos responsáveis pela contratação da empreitada criminosa.

A Politec-MT esteve na casa fazendo a perícia e a Defesa Civil do Estado irá ao local nesta terça-feira para fazer a segurança e realizar a medição do trecho escavado. Os policiais civis não entraram em todo o túnel, pois ainda não é possível estabelecer com exatidão a segurança do espaço escavado.

O delegado Vitor Hugo destaca que diversas diligências serão realizadas ao longo dos próximos dias a fim de dirimir todas as dúvidas e esclarecer o crime. “O objetivo da instauração do inquérito é sanar todas essas dúvidas e chegar à responsabilização dos envolvidos”, pontuou o delegado, destacando ainda que a GCCO faz um trabalho contínuo e permanente de acompanhamento de grupos criminosos, especialmente em relação à região onde está instalada a PCE, maior unidade prisional do estado e que abriga inúmeros presos de alta periculosidade.

Os doze suspeitos estão sendo ouvidos na GCCO. Os nove adultos serão autuados por integrar organização criminosa e serão encaminhados posteriormente para audiência de custódia em Cuiabá. Já em relação aos três adolescentes foi lavrado um boletim circunstanciado de ocorrência por ato análogo ao crime dos adultos e o procedimento será encaminhado à Delegacia Especializada do Adolescente de Cuiabá, que dará sequência à apuração.

 

PCMT

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Concurso para Delegado de Polícia Civil do DF: inscrições quinta-feira

(DF) Prazo segue até o dia 25; salário inicial pode chegar a R$ 26.690,15, com 50 vagas imediatas para atuação em delegacias do DF

Delegados deixam Pernambuco em meio à desvalorização da carreira

(PE) Para o presidente da ADEPPE, delegado Diogo Victor, o cenário reflete uma política de desvalorização da carreira no estado, especialmente quando comparada a outras funções do sistema de Justiça

Lei Antifacção: crime de ameaça por faccionado e crime de intimidação por falso faccionado, uma distinção e um ajuste necessário

Por Eduardo Luiz Santos Cabette, Antônio Wellington Brito Júnior, Kleber Leandro Toledo Rodrigues e Joaquim Leitão Júnior

Brasil registra menor número de homicídios e latrocínios da década no primeiro trimestre

Dados consolidados de janeiro a março apontam queda histórica nos crimes letais e avanço na atuação das forças de segurança

Furto, Estelionato e Receptação não têm mais fiança policial

Com a atualização do Código Penal, Delegado de Polícia não pode mais arbitrar fiança policial nos crimes de furto, receptação e estelionato

Furto simples não tem mais fiança policial

Com a atualização do Código Penal, Delegado de Polícia não pode mais arbitrar fiança em furto simples

Ceder conta bancária “laranja”para prática de crime

Mudanças ampliam penas para fraudes eletrônicas e passam a punir quem cede contas bancárias para práticas criminosas
Veja mais

Lei 15.397 aumenta penas de crimes de furto, roubo, receptação, estelionato e latrocínio

Governo Federal publicou, nesta segunda-feira (4), a Lei nº 15.397 foca, especialmente, na criminalidade moderna e nas infrações que afetam o cotidiano do cidadão, como o roubo de celulares e

Ameaça forjada do CV, interferências municipais e decisões atípicas: TJ afasta mais um juiz por suspeita de falhas graves

(MT) A corregedoria também investiga ataques verbais proferidos pelo magistrado contra autoridades locais e o uso indevido de sua escolta para fins particulares.

Delegado da Polícia Civil Guilherme Escobar morre no Piauí

(PI) Guilherme Escobar estava lotado na Delegacia Seccional de Oeiras e já havia atuado nas cidades de Pio IX, Gilbués e Picos.

Responder por crime de mesma natureza justifica prisão preventiva

A Prisão Preventiva em Casos de Reiteração Delitiva: Fundamentos Jurídicos e Aplicação Prática

Saudade, respeito e legado: 30 dias sem Steferson Nogueira

Delegado Steferson Nogueira | PCPB
Reconhecido por sua atuação firme, estratégica e humana, ele deixou marcas profundas na Polícia Civil da Paraíba e no cenário nacional.

Red Pill: O Direito não pune sentimentos, mas condutas, sim

Delegada Raquel Gallinati
Raquel Gallinati: Já não estamos diante de liberdade. Estamos diante de risco.

Advogada é presa em flagrante após criticar delegado nas redes sociais e chamá-lo de “doente mental”

(GO) Advogada Áricka Cunha foi detida após publicar despacho policial e questionar, nas redes, a decisão que encerrou ocorrência registrada por ela
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.