Piauí viabiliza Programa Celular Seguro do Governo Federal para todo o Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai expandir o Programa Celular Seguro a partir de uma iniciativa exitosa desenvolvida pelo Governo do Piauí, que resultou na recuperação de mais de 8 mil celulares furtados ou roubados no estado. Nesta quinta-feira (1º), em Brasília, o governador Rafael Fonteles e o ministro da Justiça e […]

Por Editoria Delegados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai expandir o Programa Celular Seguro a partir de uma iniciativa exitosa desenvolvida pelo Governo do Piauí, que resultou na recuperação de mais de 8 mil celulares furtados ou roubados no estado. Nesta quinta-feira (1º), em Brasília, o governador Rafael Fonteles e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, formalizaram um acordo para a elaboração de um Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel).

Dez estados do Brasil também assinaram o protocolo, que logo deve ser adotado em todo o Brasil. É o que prevê Fonteles e o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, também presente no evento. “Mais de 20 estados foram procurar a gente para conhecer nosso projeto de recuperação de celulares. Agora, com o protocolo nacional, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) toma a frente do projeto e isso deve ser estendido para todo o Brasil”, disse Lucas.

Toda a expertise desenvolvida no Piauí será colocada à disposição do MJSP e dos demais estados. Fonteles destacou a importância dessa integração e troca de inteligência entre os estados, União e municípios para melhorar a segurança pública. “Nós precisamos aperfeiçoar esse cooperativismo entre os estados, por isso é uma honra para nós do Piauí ajudar na criação desse protocolo”, afirmou o gestor.

O ministro Ricardo Lewandowski destacou a importância da integração com o estado do Piauí e parabenizou o governador Rafael Fonteles pelo êxito do programa de recuperação desenvolvido no estado. “Estamos aprendendo com a expertise do Piauí. Queria parabenizar a equipe da Secretaria de Segurança Pública do Piauí”, frisou.

Grupo de Trabalho vai criar protocolo

O acordo do protocolo foi assinado durante a 2ª Jornada Nacional de Integração de Dados, realizada pelo MJSP para facilitar a integração de informações entre os estados, municípios e União de forma a melhorar a segurança pública. O MJSP pretende realizar uma série de viagens estratégicas para levantamento das necessidades de integração, negociação de implementação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), bem como a promoção da melhoria dos dados enviados pelos entes federados.

A metodologia e o fluxo do protocolo serão desenvolvidos por um Grupo de Trabalho (GP) criado no mesmo ato pelo Ministério. Farão parte do GP integrantes da Secretaria Executiva do MJSP, Subsecretaria de Tecnologia da Informação – STI, Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp e representantes das Secretarias de Segurança Pública dos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Tocantins, Rondônia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia, além do Piauí.

O Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares será implantado primeiro em formato de teste, por meio de operações unificadas, para garantir sua usabilidade em âmbito nacional. Após a fase de implementação piloto do Procel, os demais estados serão convidados a aderirem ao Protocolo e receberão o apoio do MJSP.

Redução de 42% em roubos de celulares

Pioneiro no Brasil, o Projeto de Recuperação de Celulares do Estado do Piauí já recuperou mais de 8 mil aparelhos no período de um ano e meio. Por isso, colocou o Piauí como protagonista no combate ao roubo e furto de celulares. De acordo com o superintendente de Operações Integradas (SOI) da Secretaria da Segurança do Piauí (SSP), delegado Matheus Zannata, graças à iniciativa da Polícia do Piauí, houve ainda uma redução de 42% de roubo de celulares no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado, e um aumento de quase 200% na retenção de celulares.

O projeto envolve três abordagens principais: operações de blitz, intimações em massa e as fases da Operação Interditados, que visa suspender as atividades de lojas físicas e virtuais envolvidas na compra e revenda de celulares roubados.

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.

Reconhecimento do CONSESP destaca atuação de Thiago Costa na segurança pública

(DF) Além desse reconhecimento institucional, Thiago Costa também foi incluído no seleto grupo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil no Censo 2025, na Categoria Gestão

“82 horas sem a Polícia Federal”: delegados decidem se farão paralisação

Se aprovado o movimento, os profissionais farão apenas flagrantes, suspendendo as operações e demais atividades

Piauí investe R$ 24 milhões na segurança e adquire 7 mil Glocks, viaturas e novo fardamento

(PI) 7.200 pistolas Glock, motocicletas e uniforme desenvolvido com foco no conforto térmico e na funcionalidade, o novo fardamento da PM resgata a identidade histórica da corporação
Veja mais

Operação Força Integrada prende 116 pessoas e bloqueia R$ 97 milhões em 15 estados

Iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública reúne instituições de Segurança Pública no enfrentamento a organizações criminosas

Atuação do Sindpesp e Adpesp resulta no envio à Alesp do projeto de reajuste de 10% para os delegados

(SP) A categoria pressionava o governo por um reajuste em dois dígitos. O percentual foi discutido diretamente pelo governador Tarcísio de Freitas com o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico

Delegado Ruchester Marreiros desenvolve reconstituição de crimes com uso de tecnologia

Reconstituições assistidas por recursos tecnológicos reforçam a cadeia de custódia e elevam o nível técnico da persecução penal

STF determina prova adaptada para candidato a delegado com nanismo em MG

Ministro Alexandre de Moraes determinou que a banca examinadora aplique adaptação razoável em teste físico para o cargo da Polícia Civil de Minas Gerais

Operação Desarme da SSP-PI apreende munições, silenciadores e até armas de fogo que derrubam aeronaves

Delegado Matheus Zanatta segura arma de fogo capaz de derrubar aeronave
(PI) A ação faz parte da política da Rede Nacional de Operações Ostensivas Especializadas (Renoe) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’| decisões jurídicas policiais

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Abordagem policial ao advogado no ‘exercício da advocacia’ | decisões jurídicas policiais

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura e autuação
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.