PF cria centro de controle em “semana crítica” para crimes eleitorais

O centro foi instalado num dos prédios da Polícia Federal em Brasília A Polícia Federal inaugurou nesta segunda-feira (1º), em Brasília, o Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2018. O centro vai reunir a atuação de 14 órgãos federais para a segurança das eleições e o combate a crimes eleitorais em todo o […]

Por Editoria Delegados

O centro foi instalado num dos prédios da Polícia Federal em Brasília

A Polícia Federal inaugurou nesta segunda-feira (1º), em Brasília, o Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2018. O centro vai reunir a atuação de 14 órgãos federais para a segurança das eleições e o combate a crimes eleitorais em todo o país.

Fazem parte do centro, por exemplo, o Ministério Público, o TCU (Tribunal de Contas da União), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão do Ministério da Fazenda.

A ideia é dar uma resposta mais rápida às irregularidades eleitorais ou acontecimentos que ameacem a segurança das eleições.

Segundo o delegado Thiago Borelli, coordenador do centro, a semana que antecede o dia de votação é considerada “crítica” em relação ao cometimento de crimes eleitorais, quando normalmente é registrado um aumento de 50% nos inquéritos instaurados para apurar esse tipo de crime.

Entre os crimes eleitorais mais verificados nesse período estão boca de urna, fraude eleitoral, transporte irregular de eleitor e propaganda política irregular. A PF, e os demais órgãos, também estarão atentos a movimentações financeiras suspeitas nas campanhas.

Este ano a Polícia Federal já investigou 1.670 casos suspeitos de crime eleitoral.

Esta é a primeira eleição em que os órgãos de segurança criam um centro desse tipo. Segundo Rogério Galloro, diretor-geral da PF, a iniciativa foi baseada na experiência positiva na segurança de grandes eventos no país, como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

Após o ataque contra o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), a Polícia Federal também decidiu reforçar a atenção à segurança dos presidenciáveis. Os seis candidatos ao Planalto que solicitaram o apoio de agentes da PF na sua segurança passaram a ter as equipes de campanha monitoradas por GPS. Do centro eleitoral será possível acompanhar em tempo real a localização de cada candidato.

“Esse pleito em especial nos traz uma preocupação a mais que é a segurança dos candidatos”, disse Rogério Galloro.

O ministro da Segurança, Raul Jungmann, afirmou que o combate à atuação de organizações criminosas e às chamadas fake news (notícias falsas, em inglês) também serão intensificados pela atuação do centro eleitoral.

“Neste caso, as informações são cruzadas, elas são reunidas a partir desses órgãos que estão trabalhando conosco e nós enviamos esses indícios ao Tribunal Superior Eleitoral, que nos autorizará, ou não, a prosseguir com a investigação”, disse.

Não caberá à Polícia Federal avaliar a veracidade das notícias supostamente falsas, mas tão somente processar o encaminhamento das denúncias à Justiça Eleitoral e eventualmente colaborar com as investigações.

UOL

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Sindicato dos Delegados aponta falta de diálogo com Derrite e cobra Tarcísio: “Estamos à míngua em SP”

(SP) Exonerado do cargo de secretário de Estado de Segurança Pública para atuar politicamente em Brasília-SP, Derrite sequer entregou a nova Lei Orgânica da Polícia Civil; outras promessas de campanha

Conduta policial quando o juiz e a lei soltam criminosos, ‘devolvendo-os’ à sociedade

Não há segurança pública eficaz quando o sistema penal protege mais a abstração jurídica do que a vida das pessoas

Ex-delegado-geral morto: cinco suspeitos pela morte de Ruy Ferraz são soltos

Eles tiveram a prisão preventiva negada pela Justiça e responderão em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica

Polícia Civil do Piauí prende tenente suspeito de homicídio e de ficar com seguro de R$ 1,5 mi

(PI) Delegado Tales Gomes coordenou operação de cumprimento de mandado de prisão

Cleopas Isaías é aprovado, pela 6ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Censo 2025 dos Melhores Cursos Preparatórios para Carreiras Policiais no Brasil

Ampliar o reconhecimento das instituições que demonstram excelência na formação de candidatos e que colaboram diretamente com a qualificação dos futuros profissionais da segurança pública no Brasil.

Alisson Macedo entra na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos
Veja mais

Delegado-Geral André Rabelo apresenta os avanços da Polícia Civil da Paraíba

(PB) Entrevista do chefe da Polícia Civil reforça o posicionamento técnico do governo paraibano, que, segundo dados oficiais, mantém índices de segurança entre os melhores do Nordeste nos últimos anos

Encontro Nacional dos Delegados de Polícia | 2025

Adepol do Brasil, Associações e Sindicatos de Delegados de Polícia de todo o país promovem o encontro entre os dias 11 e 13 de dezembro em Aracaju

Rodolfo Laterza segue, pela 4ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025- RODOLFO LATERZA
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Márcio Dominici é reconduzido à presidência da Adepol Maranhão para o período de 2026 a 2028

(MA) A contagem dos votos foi acompanhada presencialmente por ambos os candidatos e teve transmissão simultânea através do perfil oficial da associação no Instagram, ampliando a transparência do processo.

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste segundo ranking nacional de Segurança Pessoal

Francisco Lucas (secretário de segurança pública do Piauí) e Rafael Fonteles (governador do Piauí)
(PI) Estado registrou 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice que a coloca na décima primeira posição nacional.

Felipe Monteiro é o novo Delegado-Geral da Polícia Civil de Pernambuco

08NOV25-PE-NOVO-DG
(PE) Delegado Renato Márcio Rocha Leite deixou o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Estado, após apresentar pedido de exoneração

Investigação de crimes contra a honra via TCO ou Inquérito Policial

08NOV25-TCO-IPL-REDESSOCIAIS
Análise Jurídico-Policial, Coleta de Provas , Arquivos, Documentos e Modelos de Peças referentes a tais casos.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.