Jonas Tomazi é aprovado, pela segunda vez consecutiva, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil – Censo 2025

Jonas Tomazi é Delegado de Polícia em Minas Gerais desde 2009. Possui Especialização Internacional em Combate à Corrupção (Fighting Corruption in 2019 – École Nationale D’Administration, ENA, Paris/França); Especialização em Analytics e Business Intelligence pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2022); Especialização em Direito Público pela Universidade Candido Mendes (2016); Graduação em Direito pela Universidade […]

Por Editoria Delegados

Jonas Tomazi é Delegado de Polícia em Minas Gerais desde 2009. Possui Especialização Internacional em Combate à Corrupção (Fighting Corruption in 2019 – École Nationale D’Administration, ENA, Paris/França); Especialização em Analytics e Business Intelligence pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2022); Especialização em Direito Público pela Universidade Candido Mendes (2016); Graduação em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2007); além de dezenas de treinamentos em instituições policiais, Ministério Público e Ministério da Justiça. Foi pioneiro em lançar o primeiro treinamento de combate à lavagem de dinheiro no curso de formação policial em 2016. É professor convidado na disciplina de Ética, Integridade e Combate à Corrupção. Foi professor no ‘I Curso de Especialização em Inteligência de Segurança Pública’ pela Academia Nacional de Polícia em 2022. Ministra palestras e treinamentos em diversos estados do país com o propósito de disseminar a cultura de combate qualificado à lavagem de dinheiro. A partir do ano de 2013, começou a atuar no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, ocasião em que comandou diversas operações policiais contra o crime organizado. Após realizar trabalhos de grande repercussão no combate à lavagem de dinheiro e a criminosos do colarinho branco, foi convocado, em 2015, para assumir o Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro da PCMG (LAB-LD). Coordenou a criação da REDE LABLD na PCMG com a implantação de 31 Laboratórios de Combate à lavagem de dinheiro no estado de Minas Gerias, o que torna a PCMG a primeira polícia no país a ter a sua própria rede de laboratórios. Atua como representante da instituição em que trabalha na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Atuação Acadêmica e Inovadora: Professor nas pós-graduações da DataVirtus em: • Inteligência Artificial Aplicada à Segurança Pública • Investigação Financeira • Análise de Dados • Criador e professor do curso ChatGPT para Policiais e Agentes da Lei, um programa pioneiro que utiliza IA para eliminar a burocracia e potencializar investigações criminais. • Sócio-fundador da DataVirtus, empresa referência nacional em formação de agentes da lei no uso de tecnologias avançadas aplicadas à investigação.

Jonas Tomazi foi aprovado na Categoria Investigação, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, nos Censo de 2024 e, agora, no Censo de 2025! 2 aprovações! Parabéns ao delegado Jonas Tomazi ao Estado de Minas Gerais!


Em breve, divulgação de novos aprovados e a lista final.

Consultoria Jurídica do Portal Nacional dos Delegados.


Escolha dos Melhores Delegados e Delegadas de Polícia do Brasil

Em julho do ano de 2017, o Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social completaram 10 anos de existência. À época, para comemorar, criou-se a escolha dos “Melhores Delegados de Polícia do Brasil“, com a finalidade essencial de diferenciar e reconhecer, a partir de então e ano após ano, os delegados de polícia que se destacarem nas atividades jurídicas, investigativas e de gestão, através da eficiência e qualidade dos serviços prestados.

A verificação do histórico do delegado de polícia é uma forma de valorizar ainda mais seu empenho. A sociedade deseja conhecer os delegados que são dedicados à busca de melhoria da atividade jurídica e funcional, amparo imprescindível para minimizar os danos causados pelo alto índice de criminalidade que atinge o Brasil.

Os delegados que farão parte do Hall dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil deste ano serão avaliados por centenas de milhares de usuários e colaboradores que visitam o Portal Nacional dos Delegados e suas redes sociais.

A metodologia aplicada para seleção incidirá em estudos nas mídias sociais, apontamentos de URLs, reputação, repercussão e resultados satisfatórios de serviços, votos coletivos, histórico de atividades positivas, produções funcionais, habilitações e qualificações oriundas de análises curriculares.

Além do acesso via Portal Delegados, ao digitar no Google a frase “melhores delegados”, você visualizará a página do Portal Delegados com a lista dos melhores delegados, o que denota o sucesso e grande audiência e receptividade da campanha pela sociedade.

Veja como foi a escolha do Rol dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil nos últimos anos:

Censos dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil


Repercussão na mídia nacional sobre a escolha dos melhores delegados de polícia do Brasil:

Veja mais

Reinterpretando os grupos criminosos com base na Lei de Antifacção

Por Placidina Pires e Adriano Sousa Costa

Concurso para Delegado de Polícia Civil do DF: inscrições quinta-feira

(DF) Prazo segue até o dia 25; salário inicial pode chegar a R$ 26.690,15, com 50 vagas imediatas para atuação em delegacias do DF

Delegados deixam Pernambuco em meio à desvalorização da carreira

(PE) Para o presidente da ADEPPE, delegado Diogo Victor, o cenário reflete uma política de desvalorização da carreira no estado, especialmente quando comparada a outras funções do sistema de Justiça

Lei Antifacção: crime de ameaça por faccionado e crime de intimidação por falso faccionado, uma distinção e um ajuste necessário

Por Eduardo Luiz Santos Cabette, Antônio Wellington Brito Júnior, Kleber Leandro Toledo Rodrigues e Joaquim Leitão Júnior

Brasil registra menor número de homicídios e latrocínios da década no primeiro trimestre

Dados consolidados de janeiro a março apontam queda histórica nos crimes letais e avanço na atuação das forças de segurança

Furto, Estelionato e Receptação não têm mais fiança policial

Com a atualização do Código Penal, Delegado de Polícia não pode mais arbitrar fiança policial nos crimes de furto, receptação e estelionato

Furto simples não tem mais fiança policial

Com a atualização do Código Penal, Delegado de Polícia não pode mais arbitrar fiança em furto simples
Veja mais

Ceder conta bancária “laranja”para prática de crime

04MAI26 --4
Mudanças ampliam penas para fraudes eletrônicas e passam a punir quem cede contas bancárias para práticas criminosas

Lei 15.397 aumenta penas de crimes de furto, roubo, receptação, estelionato e latrocínio

Governo Federal publicou, nesta segunda-feira (4), a Lei nº 15.397 foca, especialmente, na criminalidade moderna e nas infrações que afetam o cotidiano do cidadão, como o roubo de celulares e

Ameaça forjada do CV, interferências municipais e decisões atípicas: TJ afasta mais um juiz por suspeita de falhas graves

(MT) A corregedoria também investiga ataques verbais proferidos pelo magistrado contra autoridades locais e o uso indevido de sua escolta para fins particulares.

Delegado da Polícia Civil Guilherme Escobar morre no Piauí

(PI) Guilherme Escobar estava lotado na Delegacia Seccional de Oeiras e já havia atuado nas cidades de Pio IX, Gilbués e Picos.

Responder por crime de mesma natureza justifica prisão preventiva

A Prisão Preventiva em Casos de Reiteração Delitiva: Fundamentos Jurídicos e Aplicação Prática

Saudade, respeito e legado: 30 dias sem Steferson Nogueira

Delegado Steferson Nogueira | PCPB
Reconhecido por sua atuação firme, estratégica e humana, ele deixou marcas profundas na Polícia Civil da Paraíba e no cenário nacional.

Red Pill: O Direito não pune sentimentos, mas condutas, sim

Delegada Raquel Gallinati
Raquel Gallinati: Já não estamos diante de liberdade. Estamos diante de risco.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.