Jacob Stevenson de Santana Carvalho Mendes é Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza 1994/1998. Estagiário na Coordenadoria de Assistência Judiciária do Estado do Ceará- CAJE (atual Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará) em 1995. Estagiário no Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH) em 1996. Estagiário da Justiça Federal no Estado do Ceará no ano de 1998. Especialização em Direito Penal pela Universidade de Fortaleza. Especialização em Docência em Educação pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidad Del Museo Social Argentino (reconhecido e apostilado pela Universidade Estácio de Sá). Professor de Direito da Universidade de Fortaleza, desde 2007. Fez parte da equipe de elaboração de questões do IDEA. Professor da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará. Ministra aulas pela SENASP. Autor do livro: “A aplicação das Normas Penitenciárias: o Respeito pela Constituição e pelos Direitos Humanos”. Advogou do Escritório Carvalho e Carvalho em Teresina-PI 1999/2000. Delegado de Polícia Civil do Estado do Ceará desde o ano de 2000. Curso de Formação Profissional na Academia da Polícia Federal em Brasília em 1999. Designado pela portaria 401/2009 da Secretária de Segurança Pública do Estado do Ceará a fazer parte da “Força Tarefa” para apuração de homicídios praticados com características de execuções sumárias, notadamente aqueles perpetrados em atividades típicas de grupo de extermínio. Foi titular da Delegacia do Território de Paz em de 2008 a 2011, envolvida no programa do PRONASCI. Participou em 2012 da 4 Edição da Instrução de Nivelamento de Conhecimento – INC, para a capacitação de policiais civis, realizada pelo DFNSP em Brasília, prestando apoio a SENASP e ao Departamento da Força Nacional de Segurança Pública na manutenção da ordem pública nos Estados atendidos pelo PRONASCI, Mobilizado na Delegacia de Homicídios de Maceió- Alagoas de 2012 até janeiro de 2013. Desde 2013 na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará CGD, iniciando na titularidade da Delegacia de Assuntos Internos. Presidiu de 2014 a 2017 a 3 Comissão Permanente de Processo Disciplinar Administrativo. Participou da comissão do concurso 2015 para o cargo de Delegado da Polícia Civil do Ceará. Lotado na Orientação de Investigações Preliminares- CEINP / GTAC da CGD no ano de 2018. De 2019 a 2024 esteve como Coordenador de Inteligência da CGD. Atualmente itular da Delegacia de Assuntos Internos.
Jacob Mendes foi aprovado na Categoria Jurídica, dentre os Melhores Delegados e Delegadas de Polícia do Brasil, no Censo de 2025! Parabéns ao delegado Jacob Mendes e ao Estado do Ceará!
Em breve, divulgação de novos aprovados e a lista final. Consultoria Jurídica do Portal Nacional dos Delegados.
Escolha dos Melhores Delegados e Delegadas de Polícia do Brasil
Em julho do ano de 2017, o Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social completaram 10 anos de existência. À época, para comemorar, criou-se a escolha dos “Melhores Delegados de Polícia do Brasil“, com a finalidade essencial de diferenciar e reconhecer, a partir de então e ano após ano, os delegados de polícia que se destacarem nas atividades jurídicas, investigativas e de gestão, através da eficiência e qualidade dos serviços prestados.
A verificação do histórico do delegado de polícia é uma forma de valorizar ainda mais seu empenho. A sociedade deseja conhecer os delegados que são dedicados à busca de melhoria da atividade jurídica e funcional, amparo imprescindível para minimizar os danos causados pelo alto índice de criminalidade que atinge o Brasil.
Os delegados que farão parte do Hall dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil deste ano serão avaliados por centenas de milhares de usuários e colaboradores que visitam o Portal Nacional dos Delegados e suas redes sociais.
A metodologia aplicada para seleção incidirá em estudos nas mídias sociais, apontamentos de URLs, reputação, repercussão e resultados satisfatórios de serviços, votos coletivos, histórico de atividades positivas, produções funcionais, habilitações e qualificações oriundas de análises curriculares.
Além do acesso via Portal Delegados, ao digitar no Google a frase “melhores delegados”, você visualizará a página do Portal Delegados com a lista dos melhores delegados, o que denota o sucesso e grande audiência e receptividade da campanha pela sociedade.
Veja como foi a escolha do Rol dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil nos últimos anos:
Repercussão na mídia nacional sobre a escolha dos melhores delegados de polícia do Brasil:
- RJ: Presidente da Adepol do Brasil é eleito um dos melhores Delegados.
- SP: Portal dos Delegados – Mídia comenta a entrada de Jacqueline Valadares na lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil no Censo 2022.
- SP: “Melhores Delegados de Polícia do Brasil” inclui diretor da ADPESP.
- SP: Higor Jorge novamente na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil.
- SC: Associados da Adepol-SC estão entre os 100 melhores delegados do Brasil.
- PR: Paranaense é eleito um dos melhores delegados de polícia do Brasil.
- MT: Nove delegados da Polícia Civil de MT são escolhidos entre os melhores profissionais do BrasilPremiação de Melhores Delegados de Polícia Civil do Brasil 2021 inscreve até dia 30 de outubro.
- SP/PF: Tania Prado continua, pela 3ª vez, uma das melhores delegadas de polícia do Brasil!
- PB: Delegado Jean Nunes é eleito, pela terceira vez, um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil
- PI: Delegados do Piauí são destaque entre os ‘Melhores Delegados de Polícia do Brasil’
- MG: Pela sexta vez consecutiva, Cleyson Brene está entre os melhores delegados do Brasil.
- MS: Delegada Rafaela Lobato entra para a lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil.
- RO: Deputado Rodrigo Camargo é escolhido como o melhor delegado do Brasil, categoria Destaque.
- GENJURÍDICO: Premiação homenageia os delegados destaques na profissão.
