Índios revoltados, atearam fogo na delegacia e mantêm delegado de polícia refém

    O assassinato do indígena Lelo Akay ocorrido há 15 dias no município de Jacareacanga, Oeste do Pará, deixou sequelas aos indígenas Mundurukus. Um grupo de sessenta guerreiros fortemente armados e com pintura de guerra sitiou a cidade de Jacareacanga na noite de segunda-feira (02).   Os guerreiros Mundurukus, após interditarem por volta das […]

Por Editoria Delegados

06jul12-pa-indios-2

 

 

O assassinato do indígena Lelo Akay ocorrido há 15 dias no município de Jacareacanga, Oeste do Pará, deixou sequelas aos indígenas Mundurukus. Um grupo de sessenta guerreiros fortemente armados e com pintura de guerra sitiou a cidade de Jacareacanga na noite de segunda-feira (02).

 

Os guerreiros Mundurukus, após interditarem por volta das 22 horas a entrada da cidade, com manilhas de cimento armado, marcharam para invadir o destacamento policial da cidade.

 

Quatro policiais que estavam no destacamento saíram às pressas para evitar um confronto que pelos ânimos dos Mundurukus poderia ser sangrento. Roupas e bens pessoais ficaram para trás e os guerreiros atearam fogo em tudo.

 

Bastante revoltados, índios Mundurukus querem fazer justiça com as mãos

 

06jul12-pa-indios-3O guerreiro Aldo Cardoso Munduruku, que estava liderando a turma de índios revoltados, disse que a intenção seria pegar como refém o Sargento PM Cajado. “Nós queríamos pegar o Sargento Cajado, tirar a roupa dele e amarrá-lo. Branco matou indígena escondido e nós vamos matar pra todo mundo ver”, disse revoltado o indígena.

 

O clima em Jacareacanga é de extrema preocupação. Um dos guerreiros disse que os Mundurukus estão preparados para qualquer confronto. “Essa revolta não vai ficar por aqui, nós também vamos queimar bares da cidade onde a gente sabe quem vende drogas”, disse Rosinaldo Munduruku.

 

06jul12-pa-indios-delegado.4DPC Edinaldo Souza, mantido refém

 

Durante a invasão do prédio do Destacamento Policial, guerreiros Mundurukus se apoderaram de duas carabinas e um revólver que pode ser calibre 38.

 

Ataque ao prédio da PM é investigado: A Polícia Civil está investigando a destruição do prédio do destacamento da Polícia Militar do Estado. Durante o ataque, os invasores subtraíram duas armas tipo carabina magal e um revólver calibre 38. Ao final, atearam fogo no local. Um policial militar ficou ferido, porém, sem gravidade. O caso foi registrado na Delegacia de Itaituba.

 

O superintendente regional do Tapajós, delegado Edinaldo Silva de Souza, preside o inquérito. Uma tropa do Grupamento Tático Operacional de Santarém foi deslocada para reforçar o efetivo do município de Itaituba, de onde partiram as diligências, a fim de normalizar a situação em Jacareacanga. A reação da comunidade indígena se deu em razão da não concordância com a ordem judicial que liberou dois dos quatro suspeitos da morte de um índio, cujo corpo foi encontrado há alguns dias. A Polícia Federal está de prontidão para agir, no momento em que for acionada.

 

Reféns: Informações prestadas à nossa redação são de que na quarta-feira, o superintendente de Polícia Civil, Edinaldo Souza; um representante da Funai e uma outra pessoa, que se deslocaram para Jacareacanga, foram rendidos pelos guerreiros Mundurukus e feitos reféns, em um hotel. A situação é tensa e até o fechamento desta edição ainda não havia sido contornada. Os indígenas querem que os suspeitos pela morte de Lelo Akay sejam entregues para eles fazerem justiça. Mas isso não será possível, pois fere os direitos humanos. Eles deram um prazo até ontem, quinta-feira, para que os acusados fossem entregues. Se não foram atendidos, outros prédios púbicos serão queimados. A população de Jacareacanga está assustada e muitos já estão abandonando a cidade, com medo de morrer nas mãos dos índios enfurecidos.

 

Gedeão culpa corte no recurso da SEDUC

 

Estudantes indígenas estão passando fome em Santarém: A falta de transportes e refeições durante um curso que está acontecendo em Santarém levou dezenas de estudantes indígenas a denunciar a falta de assistência da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). Os estudantes indígenas criticam que estão passando fome em Santarém.

 

Desde o início deste mês, uma turma de 78 estudantes indígenas das regiões do Tapajós e Arapiuns está em Santarém participando do curso do último módulo do Magistério ofertado pela Secretaria Estadual de Educação. O curso acontece nas dependências da Escola Estadual Madre Imaculada e tem previsão para encerrar no dia 05 de agosto próximo.

 

No início desta semana, os estudantes realizaram um protesto por conta das precárias condições viabilizadas pela Seduc para o atendimento aos indígenas durante o curso. Os indígenas afirmam que não têm direito a transporte ou refeições durante a estadia, apenas a estadia do hotel onde estão hospedados.

 

Após se revoltar com a falta de apoio da Seduc em relação ao curso no último módulo, os estudantes decidiram não voltar para a sala de aula enquanto o problema não for resolvido.

 

A 5ª URE, através do coordenador do Curso de Magistério indígena, Gedeão Monteiro, informou que o problema se deu devido a um corte no recurso, mas que o impasse está sendo resolvido. O curso de magistério dos indígenas já está há sete anos sem conclusão e os alunos vão se formar para dar aulas nas aldeias após este módulo. Com informações e fotos de Nonato Silva.

 

Impacto

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Governo do Piauí restitui 153 celulares recuperados por forças de segurança

(PI) A iniciativa integra a estratégia de enfrentamento à criminalidade patrimonial no estado e tem como objetivo devolver os bens subtraídos aos seus legítimos proprietários

Delegado José Silvestre assume Secretaria de Segurança Pública de Petrolina

(PE) À frente da secretaria, José Silvestre será responsável por áreas como o disciplinamento urbano, o planejamento das políticas de segurança do município e o comando da Guarda Civil.

Ruchester Marreiros é aprovado, pela 10ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Adriano Costa segue, pela 8ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Emerson Wendt segue, pela 9ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Salvador sediará encontro nacional de combate ao crime organizado

A recuperação de ativos por meio da asfixia financeira de grupos criminosos também será pauta das palestras e debates

Polícia Civil do Paraná divulga banca examinadora para realização de concurso público

PCPR nomeia 82 novos policiais civis e fortalece atuação da polícia judiciária no Estado
Veja mais

Alesandro Barreto segue, pela 10ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 ALESANDRO BARRETO (2)
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Reinterpretando os grupos criminosos com base na Lei de Antifacção

06MAI26 -
Por Placidina Pires e Adriano Sousa Costa

Concurso para Delegado de Polícia Civil do DF: inscrições quinta-feira

05MAI26 -
(DF) Prazo segue até o dia 25; salário inicial pode chegar a R$ 26.690,15, com 50 vagas imediatas para atuação em delegacias do DF

Delegados deixam Pernambuco em meio à desvalorização da carreira

Delegado Diogo Victor, presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil de Pernambuco
(PE) Para o presidente da ADEPPE, delegado Diogo Victor, o cenário reflete uma política de desvalorização da carreira no estado, especialmente quando comparada a outras funções do sistema de Justiça

Lei Antifacção: crime de ameaça por faccionado e crime de intimidação por falso faccionado, uma distinção e um ajuste necessário

Por Eduardo Luiz Santos Cabette, Antônio Wellington Brito Júnior, Kleber Leandro Toledo Rodrigues e Joaquim Leitão Júnior

Brasil registra menor número de homicídios e latrocínios da década no primeiro trimestre

Secretário Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas
Dados consolidados de janeiro a março apontam queda histórica nos crimes letais e avanço na atuação das forças de segurança

Furto, Estelionato e Receptação não têm mais fiança policial

04MAI26 -
Com a atualização do Código Penal, Delegado de Polícia não pode mais arbitrar fiança policial nos crimes de furto, receptação e estelionato
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.