Governador de Alagoas diz que policial civil não exerce profissão de risco!

AL: A declaração do governador gerou indignação entre os policiais Policial civil não exerce uma profissão que tenha risco de morte. Essa é a opinião do governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), Nesta segunda-feira (25), ele comentou sobre o assassinato do policial civil José Clerio Vieira, morto a tiros por assaltantes dentro de um ônibus em […]

Por Editoria Delegados

AL: A declaração do governador gerou indignação entre os policiais

Policial civil não exerce uma profissão que tenha risco de morte. Essa é a opinião do governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), Nesta segunda-feira (25), ele comentou sobre o assassinato do policial civil José Clerio Vieira, morto a tiros por assaltantes dentro de um ônibus em Maceió na última quinta-feira (21). A declaração do governador gerou indignação entre os policiais. O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas criticou o governador e o chamou de “desinformado”.

 

“O cidadão não morreu porque era policial, não. Ele morreu porque entrou em uma situação de confronto com o bandido. Poderia ser com qualquer cidadão, infelizmente foi um policial. Policial civil não é profissão de risco, morrem pessoas de qualquer profissão, como da construção civil, funcionários públicos, e isso é fruto da violência”, afirmou Renan Filho.

 

Vieira trabalhava na Central de Flagrantes I, localizada no bairro do Farol, e tinha acabado de sair do trabalho. Subiu em um ônibus da linha Gama Lins-Ponta Verde, da empresa Real Alagoas, por volta das 20h, a caminho de casa quando foi assassinado com três tiros na cabeça.

 

Apesar da afirmação do governador de que o policial reagiu ao assalto, câmera do circuito de imagens do ônibus registrou o assalto e o momento que Vieira foi atingido. O policial estava sentado em uma cadeira de costas para a porta. Um rapaz de camisa branca sobe no coletivo, vai para a parte traseira do veículo e anuncia o assalto. O policial permanece sentado na cadeira sem observar o que se passa e o ônibus segue viagem.

 

Na parada seguinte, o ônibus para e outro assaltante, de camisa preta, sobe com a arma escondida em um dos braços. Ele permanece na escada da porta do veículo dando cobertura ao outro assaltante. O comparsa começa a sair do ônibus.

 

Antes de a dupla descer, o assaltante de camisa branca sinaliza para o comparsa observar Viera – é neste momento que o de camisa preta atira por três vezes na cabeça do policial. Os criminosos desceram correndo do ônibus.

 

Em seguida, passageiros amedrontados saem correndo do veículo. O motorista do ônibus seguiu para o pronto-socorro do Tabuleiro do Martins, mas o policial já estava morto.

 

Em seguida, o ônibus foi levado para Central de Flagrantes I, onde passou por perícia. A empresa entregou as imagens do circuito de filmagem à polícia para ajudar na identificação dos criminosos. Nenhum suspeito do crime foi preso.

 

Repercussão

O Sindpol rebateu a declaração feita por Renan Filho afirmando que ele fez uma “declaração infeliz e ainda teima em dizer que a profissão de policial civil não é de risco”. O sindicato criticou a política de segurança adotada pelo Estado.

 

“A declaração mostrou que o governador está totalmente desinformado e sem conhecimento de como ocorreu o crime. Na noite do dia 21 de julho, os assaltantes reconheceram o policial civil José Clerio Vieira no ônibus. Não houve confronto do policial com o bandido, conforme revelou a investigação da polícia”, informou o sindicato, em nota.

 

O texto segue informando que “policiais exercem sua profissão 24 horas por dia, estando em serviço ou não, porque quando estão de folga não deixam de ser policiais. Além disso, durante suas funções e fora dela, podem ser reconhecidos e serem alvos de bandidos. Quantos policiais civis precisarão morrer no combate à violência para que o governador mude o seu entendimento? O sindicato cobra o pagamento da periculosidade devido ao risco de vida ser inerente à atividade policial.”

 

Cidade violenta

Segundo a ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, Maceió é a quinta cidade mais violenta do Brasil, de acordo com dados divulgados este ano. Porém, em 2014, a capital de Alagoas ocupava o primeiro lugar na lista.

 

O Mapa da Violência de 2014 aponta Alagoas como o Estado mais violento do Pais. Segundo os dados, Alagoas tem a taxa de 64,6 assassinatos para cada 100 mil habitantes.

 

 

UOL

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

 

Veja mais

A exigência do contraditório e da ampla defesa no inquérito policial

Por Rafael Francisco Marcondes de Moraes e Francisco Sannini

Delegado Michel Sampaio rebate acusação de perseguição e aponta retaliação de servidora

(MA) Michel Sampaio formalizou uma representação criminal junto à Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, apontando possíveis crimes de abandono de função, peculato-desvio e fraude processual

Lei Orgânica Nacional: ainda sobre a aglutinação de cargos. A questão da constitucionalidade

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Charles Pessoa lidera pesquisa para deputado federal no Piauí!

(PI) Delegado do Povo: Charles Pessoa conquista os corações dos piauienses nas ruas e nas redes

Delegados da PF cobram cúpula da Academia Nacional sobre exclusão de colega por ‘incompatibilidade de ideias’

ADPF oficia ANP para obter justificativas sobre exclusão de Delegado Federal da equipe docente

Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis: As Alterações dos Cargos Policiais

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

PL da Misoginia: quando o ódio às mulheres deixa de ser opinião e se torna crime

Por Francini Imene Dias Ibrahin (Sindpesp)*
Veja mais

Chico Lucas assume coordenação de escritórios nacionais de combate às facções

08JUL26 -
Secretário Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, fortalece a atuação integrada entre as forças de segurança estaduais e federais no enfrentamento às organizações criminosas

Paulo Gondim segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 PAULO GONDIM
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Crescente popularidade das plataformas digitais baseadas em aplicativos

07JUL26 - (1)

O entretenimento digital evolui cada vez mais em torno dos aplicativos móveis, pois eles se ajustam melhor aos hábitos do público moderno. No Brasil, onde o smartphone se tornou o

Três são presos após sequestro de idosos e comemoração em hotel, na PB

04JUL26 -
(PB) Atuou na investigação o delegado Lucas Sá, da PCPB

Em João Pessoa, secretário do Governo Lula destaca integração entre estados e reforça combate às facções criminosas com ‘cooperação’

Francisco Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública
(PB) Representando o ministro da Justiça, Chico Lucas apresentou ações do programa Brasil Contra o Crime Organizado e defendeu cooperação entre forças de segurança de todo o país

Duelos, Desafios e Legítima Defesa

04JUL26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Entidades de Delegados de Polícia emitem nota de pesar pelo falecimento do delegado Michel Saliba

Delegado de Polícia Federal Michel Brasil Saliba
Michel Brasil Saliba foi atingido durante cumprimento de mandado de busca no apartamento da companheira do policial militar. Delegado foi levado ao hospital em estado grave, mas não resistiu
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.