Funcionários denunciam condições precárias em prédio do 1º DP, Sé

SP: Casarão centenário tem guarda-corpo de madeira corroído por cupins. Problema aflige funcionários e frequentadores do prédio no centro de SP O estado de preservação das instalações do 1º DP (Sé), situado na rua da Glória, 410, na Liberdade, região central de São Paulo, tem preocupado funcionários e frequentadores do prédio, A área de um […]

Por Editoria Delegados

SP: Casarão centenário tem guarda-corpo de madeira corroído por cupins. Problema aflige funcionários e frequentadores do prédio no centro de SP


O estado de preservação das instalações do 1º DP (Sé), situado na rua da Glória, 410, na Liberdade, região central de São Paulo, tem preocupado funcionários e frequentadores do prédio, A área de um guarda-corpo de madeira, no piso superior, está totalmente isolada por fitas em função do risco de queda.

A madeira móvel está deteriorada. Parece ter sido corroída por cupins. O problema que mexe com a rotina dos servidores públicos e afeta o atendimento ao público não é recente. De acordo com um policial civil que trabalhou no local, mas não quis se identificar, os sinais de deterioração são percebidos desde 2012.

A presidente do Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), Raquel Kobashi Gallinati Lombardi, cobra providências do governo estadual por melhorias na delegacia e em outros distritos policiais na capital e outras cidades paulistas.

“É mais um exemplo de uma lista que cresce diariamente, de delegacias de polícia que não reúnem as condições mínimas para atendimento ao público, gerando insegurança para os policiais que trabalham no local e para toda a população que necessita dos serviços da Polícia Civil na região central da cidade. No caso do 1ºDP, essa área isolada representa risco de vida, porque uma queda causada pode ter consequências fatais para a vítima”, enfatizou a delegada.

O prédio onde funciona atualmente a delegacia da Sé foi tombado pela resolução 25/2018 do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). publicada dia Diário Oficial do Município no dia 23 de julho de 2019. A determinação inclui 23 casarios, edifícios e casas operárias do entorno.

A área do distrito policial está inserida no conjunto das Ruas da Glória e do Lavapés, que representa o caminho percorrido por tropeiros antes da chegada das ferrovias que cortam a cidade. Trata-se de um dos poucos casarões centenários remanescentes da época.

A construção ainda possui preservação integral das características arquitetônicas (internas e externas), além de vitrais e elementos decorativos diversos. A mansão também teria servido como residência do engenheiro agrônomo e empresário paulistano Lins de Vasconcelos.

Outro lado

Em nota, a SSP-SP afirma que messmo tratando-se de um edifício tombado e com restrições quanto à reforma, rotineiramente são adotadas medidas para preservar as instalações e garantir o funcionamento adequado local.

Segundo a pasta, durante a atual gestão, a 1ª Seccional de Polícia recebeu mais de R$ 230 mil para manutenção de imóveis e, no 1º DP, já foram realizadas manutenções na parte hidráulica, elétrica, pequenos reparos e pinturas em algumas áreas.

Sobre o guarda-corpo citado, o texto da SSP-SP diz que a restauração do madeiramento exige uma equipe especializada. Por enquanto, foram colocadas proteções e avisos para evitar a aproximação de pessoas na área.

R7

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

Veja mais

Maior São João do Mundo de 2026 também é o mais seguro! Paraíba se destaca na segurança pública!

(PB) Paraíba consolida o maior e mais seguro São João do Brasil com investimento superior a R$ 81 milhões e atuação integrada das forças de segurança

“Estado do Piauí jamais irá temer”, diz delegados Charles Pessoa após prisão de 7 bandidos que ameaçaram assassiná-lo

(PI) SSP-PI desarticulou plano para assassinar o delegado Charles Pessoa durante operação em Castelo do Piauí; sete criminosos foram presos e 14 mandados judiciais cumpridos

Lançamento do Livro “Violência contra a mulher: abordagens jurídicas e institucionais a partir da atuação de mulheres no sistema de justiça”

Uma obra escrita por 37 mulheres que atuam na linha de frente da proteção e defesa das mulheres vítimas de violência.

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Controles Inibitórios e Culpabilidade Penal

Por Eduardo Luiz Santos Cabette e Bianca Cristine Pires dos Santos Cabette

Gustavo Mesquita segue, pela 5ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Cleyson Brene segue, pela 9ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Governo do Piauí lança aplicativo “Motorista Seguro” para reforçar proteção de profissionais do transporte

(PI) Ferramenta permite acionamento imediato da polícia
Veja mais

“É mais seguro entregar celular nos Correios, pois não se sabe que tipo de delegado tem na delegacia”, afirma Lula

16JUN26 - (1)
Associações criticam fala de Lula sobre “medo” de delegacias em devolução de celulares

Solidariedade, Respeito e Reconhecimento: Portal Nacional dos Delegados apoia delegado Charles Pessoa

Delegado Charles Pessoa, PCPI (Censo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil)
Portal Nacional dos Delegados enaltece a atuação firme da Polícia Civil do Piauí no enfrentamento à criminalidade e na proteção dos cidadãos. Informar a sociedade sobre operações policiais é um

“É direito da população saber”, diz delegado-geral do PI após MP questionar publicações policiais

Delegado-Geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko
(PI) A divulgação de prisões e operações fortalece a segurança pública, auxilia investigações e desestimula a prática criminosa

Lei 15.410 cria nova modalidade de tortura

04JUN26 -
Por Francisco Sannini e Eduardo Cabette

Jacqueline Valadares é aprovada, pela 2ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 JACQUELINE VALADARES
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Tania Prado é aprovada, pela 8ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 TANIA PRADO
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

A Terminologia “Operação Policial” no Âmbito das Polícias Judiciárias: Delimitação Conceitual a partir da Análise Normativa Comparada

26MAI26 -
Por Joaquim Leitão Júnior, Denize dos Santos Ortiz e Bárbara Lopes Gomes
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.