Escolha da banca foi iniciada para o concurso da Polícia Civil da Bahia

BA: Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloisa Brito disse que a Saeb já iniciou o processo de escolha da banca para o concurso PC BA 2022. Novidades para os candidatos do concurso PC BA. A delegada-geral da Polícia Civil

Por Editoria Delegados

BA: Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloisa Brito disse que a Saeb já iniciou o processo de escolha da banca para o concurso PC BA 2022.

Novidades para os candidatos do concurso PC BA. A delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloisa Brito (imagem), garantiu que o processo de escolha da banca organizadora da seleção que ofertará 1.000 vagas já foi iniciado. O edital está iminente e deve sair em breve.

A representante da corporação participou do podcast ‘Onde em Ponto’ e falou sobre a atual situação do concurso da Polícia Civil:

“Neste concurso, a primeira fase é realizada pela Saeb. E ela já deu início convidando as empresas que irão se candidatar para fazer a realização (do concurso). Então o meu conselho para quem está perguntando é: estude”, disse a delegada.

Ainda não há muitas informações a respeito deste processo licitatório. Mas, a expectativa é de que ele seja concluído o quanto antes, já que o prazo do edital atrasou algumas vezes, pelas contas do governador – que inclusive falou recentemente sobre publicá-lo nos próximos dias.

Concurso PC BA terá provas em dois turnos

Além de falar sobre o processo de escolha da banca, a delegada da Polícia Civil ainda trouxe uma novidade acerca da realização das provas. Segundo ela, o próximo concurso terá aplicação de exames em dois turnos.

Diferentemente dos anos anteriores, ela garante:

“Este ano as provas vão acontecer, provavelmente, no mesmo dia e em turnos distintos para proporcionar aos candidatos maior tempo para concluir as questões”, disse Heloísa.

Novo concurso PC BA: aval é para preencher 1.000 vagas

O novo concurso PC BA 2022 está autorizado desde o segundo semestre de 2021. O aval foi confirmado publicamente pelo governador Rui Costa, sendo para uma oferta de 1.000 vagas em cargos de nível superior:

  • 800 para agentes;
  • 100 vagas de delegado; e
  • 100 vagas para escrivão;

De acordo com Rui, o aval foi dado à Secretaria da Administração do Governo do Estado da Bahia (Saeb) para que fosse dado início aos preparativos. O objetivo era ter o edital divulgado ainda em 2021 – o que não foi possível.

“Autorizei ontem a Saeb, junto com a Secretaria de Segurança Pública, para iniciar os preparativos de fazer o concurso neste segundo semestre de cerca de mil vagas para a Polícia Civil”, disse Rui Costa.

Na época, a delegada Heloisa Brito chegou a ratificar a informação de que o concurso estaria autorizado. Na ocasião, ela confirmou, inclusive, que o edital sairia naquele semestre, ou seja, até dezembro – o que não aconteceu.

Concurso PC BA já tem comissão formada

Em novembro, a comissão organizadora foi formada. O próximo passo agora é escolher a banca. A Polícia Civil e a Sead ainda não indicaram um prazo para anunciar a instituição vencedora, ou seja, quem vai organizar a seleção. O concurso anterior ficou sob responsabilidade da Fundação Vunesp.

A comissão do novo concurso conta com membros de diversos órgãos internos da própria Polícia Civil, incluindo a Acadepol. Veja a composição:


Representantes da Academia da Polícia Civil da Bahia – Acadepol (a quem são cometidos os encargos da presidência da comissão)

Titular: Joelma Jezler Franco Palmeira;
Suplente: Marcelo Costa Sansão.


Representantes da Corregedoria da Polícia Civil da Bahia – Correpol

Titular: José Fernando Oliveira dos Santos;
Suplente: Jorvane Andrade dos Santos.


Representantes do Departamento de Administração,Planejamento e Finanças – Depaf

Titular: Gildécio José de Souza;
Suplente: Bárbara Santos Lima.


Representantes do Departamento de Inteligência da Policial – DIP

Titular: Edenir de Macedo Cerqueira;
Suplente: Ana Karina Sampaio Guerra.


Representantes do Departamento Médico da Polícia Civil – Demep

Titular: Gessé de Souza Silva;
Suplente: Geraldo José Santana Amaral da Silva.


Representantes da Coordenação de Operações Especiais da Polícia Civil – COE

Titular: Marcos César da Silva;
Suplente: Isao Matsumoto Júnior.


Representantes do Gabinete do Delegado – Geral – GDG

Titular: Ilma Leonor Magarão Paiva;
Suplente: Artur Fernando Guimarães de Jesus Costa.


O que é preciso para concorrer?

Todas as carreiras são de nível superior e oferecem diversos benefícios aos servidores. De acordo com o edital mais recente, as remunerações iniciais variam de R$1.074 a R$4.374, de acordo com a função.

Recentemente, em outubro, a delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, informou que o edital do concurso PC BA está previsto para sair em janeiro de 2022. Mas estão confirmadas 1.000 vagas. Anteriormente, a representante do órgão estimava edital este ano.


Quais serão as etapas?

No último concurso, todos os candidatos tiveram um processo de seleção composto por diversas etapas, sendo elas:

⇒ Provas objetivas e discursivas, de caráter classificatório e eliminatório;
⇒ Exames biomédicos, eliminatória;
⇒ Teste de aptidão física, eliminatório;
⇒ Exame psicotécnico, eliminatório;
⇒ Prova de títulos, classificatória;
⇒ Investigação social e de conduta pessoal, eliminatória.

 

Folha Cursos

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 




Assine Já!

 

A Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos DELEGADOS possuem um vasto conteúdo de direito avançado criado para um seleto grupo de pessoas com alto nível intelectual, elevado desempenho hermenêutico e extensa capacidade cognitiva. É destinado a uma parcela de analistas jurídicos, como bachareis em Direito, concurseiros, professores, advogados, policiais, delegados de Polícia, procuradores públicos, promotores de justiça, juizes de Direito, defensores públicos e juristas que possuem essas qualidades.

 

Produzido por professores e delegados, o conteúdo do Portal Delegados possui predicados jurídicos sintetizados para evitar desperdício de tempo na leitura e compreensão de textos. Com jurisprudência classificada dos tribunais superiores, facilita a vida de quem faz parte do mundo jurídico e aplica o Direito na prática social e funcional, bem como em concursos públicos. 

 

 

 

Veja mais

Delegados da PF reagem a discurso do deputado Coronel Meira contra delegada

Parlamentar proferiu insinuações misóginas, ofensivas e infundadas contra a Delegada de Polícia Federal Carla Patrícia

Delegados da PF reagem a ameaças de deputado licenciado e prometem responsabilização

Federação dos Delegados de Polícia Federal - Fenadepol - repudia declarações de deputado licenciado

Delegada não pode ser investigada por desclassificar tráfico de drogas para porte, decide juíza

Judiciário afirma que a decisão da autoridade policial foi devidamente justificada, respaldada por fundamentos legais, e não evidenciou qualquer desvio funcional

Homem é morto após ser flagrado com esposa de amigo e debochar da traição

(MT) Polícia Civil apurou que a médica foi ao hospital onde a vítima estava internada e apagou evidências. Ivan Bonotto foi esfaqueado e morreu

Governador do PI anuncia nomeação de 660 policiais militares e concurso para as polícias

(PI) Rafael Fonteles também confirmou um novo concurso para ingresso na corporação, em 2026, com previsão de mil vagas

Piauí anuncia instalação de 1.200 câmeras inteligentes para segurança pública

SPIA: Novo sistema de videomonitoramento com inteligência artificial será lançado por Rafael Fonteles em 16 de agosto O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou, nesta terça-feira (15),

Delegado é assassinado, mas na audiência de custódia a preocupação é se o assassino foi agredido

O delegado Márcio Mendes, da Polícia Civil do Maranhão, foi assassinado no dia 10 de julho de 2025 durante o cumprimento de um mandado de prisão. Dois policiais civis baleados.

Veja mais

ADEPOL-MA: CARTA ABERTA À SOCIEDADE MARANHENSE E AO GOVERNO DO ESTADO Diante do brutal assassinato do delegado Márcio Mendes, ocorrido durante o exercício de suas funções na zona rural de

11JUL25-MA-MARCIO

Caxias (MA), 11 de julho de 2025 – Uma operação policial na manhã desta quinta-feira (10), na zona rural de Caxias, terminou de forma trágica com a morte do delegado

09JUL25-RAQUEL-2

No Brasil, há uma realidade que raramente ganha espaço no debate público. Mais policiais morrem por suicídio do que em confrontos armados, seja durante o serviço ou nos dias de

Brasília (DF) – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30), a Portaria nº 961, datada de 24 de junho de

Pix, gatonet e facções criminosas estão entre os principais alvos do megapacote de combate à criminalidade que será apresentado por secretários estaduais de segurança pública nesta semana, durante a I

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025-RUCHESTER-MARREIROS

Ruchester Marreiros Barbosa foi aluno do doutorado em Direitos Humanos da Universidad Nacional Lomas de Zamora, Argentina, foi aluno do mestrado em Criminologia e Processo Penal da Universidade Cândido Mendes,

Thiago Frederico de Souza Costa é Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), de Classe Especial. É graduado em Direito e pós-graduado em Altos Estudos em Defesa, pela Escola

Veja mais