Delegada recebe prêmio por excelência de atendimento

Juliana Emerique de Amorim Coutinho receberá prêmio na Guatemala A delegada Juliana Emerique de Amorim Coutinho, atual titular da 53ª DP (Mesquita), embarca quinta-feira, 6 de junho, para Antigua, Guatemala, para a solenidade de recebimento do prêmio conferido à 52ª DP (Nova Iguaçu), pelo título de Melhor Delegacia do Brasil de Atendimento ao Público […]

Por Editoria Delegados

Juliana Emerique de Amorim Coutinho receberá prêmio na Guatemala

 

A delegada Juliana Emerique de Amorim Coutinho, atual titular da 53ª DP (Mesquita), embarca quinta-feira, 6 de junho, para Antigua, Guatemala, para a solenidade de recebimento do prêmio conferido à 52ª DP (Nova Iguaçu), pelo título de Melhor Delegacia do Brasil de Atendimento ao Público no ano de 2013. Na ocasião também se realizará a Conferência sobre Reforma Policial: progressos e desafios, para compartilhamento de experiências e boas práticas.

 

Entre os principais quesitos que fizeram com que a delegacia ganhasse este reconhecimento – que tem como foco principal a política de aproximação com a comunidade – figuram as condições estruturais e físicas da delegacia, que passou por reforma; realização de palestras e visitas na delegacia; instalação de uma biblioteca infantil para as crianças passarem o tempo enquanto os pais fazem o registro de ocorrência; transparência, com divulgação de estatísticas de roubos; prisões alcançadas com foco nos interesses da comunidade; e melhora da atmosfera no ambiente de trabalho.

 

O título foi concedido durante a Semana de Visitas a Delegacias do Brasil e do Mundo, ocorrida entre os dias 3 e 9 de novembro de 2013. Durante essa semana, cidadãos de todo o mundo visitaram delegacias de polícia para avaliar a qualidade dos serviços disponíveis. Para tanto, foi utilizado o Kit de Visitas a Delegacias de Polícia – uma ferramenta criada pela Altus para viabilizar um sistema de pontuação das delegacias – traduzido para o idioma de cada um dos países envolvidos.

 

O projeto, desenvolvido pela delegada Juliana Emerique de Amorim Coutinho junto à ONGs consiste em visitas guiadas a delegacias com a proposta de diminuir a distância da sociedade com a polícia, tirar dúvidas, conhecer o trabalho policial e o mais importante: mostrar a Polícia Civil como uma carreira a ser seguida por jovens cuja expectativa laborativa é restrita e muito próxima aos ilícitos penais, a exemplo do tráfico de drogas.

 

“Embora esteja na titularidade da 53ª DP (Mesquita), continuo desenvolvendo, além do mister constitucional de polícia judiciária, este projeto de aproximação com a comunidade para afastar o abismo e falta de credibilidade no trabalho policial. Além disso, o incentivo aos jovens para continuarem os estudos e escolherem a polícia como profissão é um meio de mostrar o caminho do trabalho digno, lícito e em defesa de quem precisar”, afirma a delegada.

 

O atual titular da 52ª DP, o delegado Julio Filho também acredita que o bom atendimento ao público é de tamanha importância ao desenvolvimento da atividade policial.

 

Cabe ressaltar a importância da manutenção do Prêmio no Estado do Rio de Janeiro, já que ano passado a vencedora foi a 28ª DP (Campinho), mostrando que as unidades de polícia da Capital, Baixada Fluminense ou Interior estão unidas pela implementação de boas práticas no atendimento ao público.

 

Palestra na 53ª DP de Mesquita

 

No dia 9 de abril deste ano, os adolescentes do Curso Agente Comunitário do Projeto Construindo Cidadania no Mutirão de Vila Cláudia, participaram de mais uma atividade extracurricular, desta vez na 53ª DP (Mesquita), com o objetivo de esclarecer dúvidas dos alunos sobre o trabalho das polícias Civil, Militar, e Federal. Os jovens conheceram as dependências da delegacia e o seu funcionamento.

 

Principais assuntos abordados foram: corrupção policial e milícia. A delegada Juliana Amorim e o comissário de polícia Orlando, ministraram a palestra que resultou em propostas dos alunos para uma polícia melhor e mais humanizada.

 

Polícia Civil do RJ

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

Veja mais

Tatiana Trigueiro entra para a Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Delegado de Polícia pode determinar uso de tornozeleira eletrônica

Decisões Jurídicas Policiais: Lei 15.383/2026 prevê monitoramento imediato em situações de risco, dispositivo de alerta às vítimas e punição maior pelo descumprimento de medidas protetivas

Delegada fingiu ser mãe de adolescente sequestrada para negociar com suspeitos

(ES) A estratégia ajudou a polícia a encontrar a adolescente em menos de 48 horas. Ela foi resgatada com vida e a família não precisou pagar o valor exigido

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão
Veja mais

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

08SET26 -(1)
O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

08SET26 -
Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

02SET26 -
(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

01SET26 -
Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

Promotor Coaracy (direita) é um nome conhecido no estado porque foi procurador-Geral de Justiça de Alagoas
(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.