Delegada Raquel Galinatti desabafa após ameaças de stalker nas redes sociais: ‘Me senti impotente’

Em entrevista para A Tribuna, Raquel Gallinati – que também é presidente do Sindicato dos Delegados de SP -, revela que foi “obrigada a adotar restrições e alterar completamente a rotina” por conta do criminoso Em entrevista para A Tribuna, Raquel Gallinati – que também é presidente do Sindicato dos Delegados de SP – revela […]

Por Editoria Delegados

Em entrevista para A Tribuna, Raquel Gallinati – que também é presidente do Sindicato dos Delegados de SP -, revela que foi “obrigada a adotar restrições e alterar completamente a rotina” por conta do criminoso

Em entrevista para A Tribuna, Raquel Gallinati – que também é presidente do Sindicato dos Delegados de SP
– revela que foi “obrigada a adotar restrições e alterar completamente a rotina” por conta do criminoso

Ela está acostumada a acolher as vítimas e pavimentar o caminho para que a justiça seja feita, e os crimes, reparados. Mas, de repente, a delegada Raquel Kobashi Gallinati, presidente do Sindicato dos Delegados de São Paulo, se viu ela própria vítima de um stalker (‘perseguidor’, em inglês) nas redes sociais.

“Me senti impotente, fora da minha zona de conforto, pois você não sabe o momento em que vai ser atacada, com a necessidade de alterar completamente a minha rotina. Como policial, já tenho que ter cautela na vida, mas houve uma necessidade de triplicá-la. Inverte-se o papel e a situação: fui obrigada a adotar restrições por um criminoso estar me ameaçando de todas as formas”, analisa.

O caso veio à tona em fevereiro, quando a sede do sindicato, na Avenida Ipiranga, na Capital, recebeu um estranho telefonema. Do outro lado da linha, estava um jovem de 25 anos que pouco mais de um mês depois seria preso por perseguir Raquel nas redes sociais.

“Ele disse que queria se associar ao sindicato”, relembra a presidente. “Num primeiro momento, falei: ‘só existe a possibilidade de você fazer parte do sindicato, se você for um delegado de polícia”.

O homem, então, disparou: “você não viu minhas mensagens?”, Raquel relembra. Ela, então, foi às redes sociais e viu milhares de mensagens com xingamentos, ameaças de estupro, decapitação, esquartejamento e tortura, postadas desde novembro de 2020 nos perfis da delegada, a partir de três perfis diferentes, identificados pela polícia. “Salvei as postagens, tomei as providências cabíveis”.

As investigações começaram e logo chegaram ao nome do homem, pelo endereço de onde as mensagens eram enviadas. Na última segunda-feira, foi cumprido pela Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil um mandado de busca e apreensão na casa do homem, em Diadema. Foram apreendidos um telefone celular, uma foice e duas réplicas de armas de fogo.

Liberação

O homem foi levado à Delegacia de Crimes Cibernéticos, prestou depoimento e foi liberado. “Hoje, passando por isso, vejo o quão frágil é a política pública e a legislação para a mulher vítima de violência”, lamenta.

“Agora, imagina esse agressor um ex-marido, um ex-companheiro, que sabe toda a rotina de vida. Essa mulher fica vulnerável e pode ser morta a qualquer instante. A ameaça é um crime que antecede a morte, tem pena de 6 meses, é muito fraca”, comenta. “Não há no Brasil a certeza do castigo; se já não há para crime algum, imagina para um cuja pena é superbranda?”.

Apesar disso, ela defende que a mulher não se cale diante de qualquer tipo de agressão, seja a misoginia ou a violência doméstica. “É preciso uma atitude de buscar ao máximo os entes públicos, por mais lentos e ineficientes que possam ser. Saia e vá buscar a responsabilização desse criminoso”.

Trechos das agressões

“Juro por Deus que vou enfiar uma bala na sua cabeça e depois voltar para meu paraíso”

“Não tem medo de morrer e nem de perde o prazer na vida”

A Tribuna

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Fachin suspende decisões de Mendonça e Dino sobre direção da PF

Fachin suspende decisão de Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da PF e decisão de Dino que reintegrou diretor

Salário de agente, escrivão e investigador não pode ficar vinculado ao de delegado, decide STF

Supremo invalida vinculação da remuneração de policiais civis à de delegados de Polícia Civil

Dino determina reintegração de diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

Flávio Dino reverte afastamento de cúpula da PF, critica 'decisão em causa própria' e aponta risco a investigações do caso 'Dark Horse'

Fenadepol e ADPF divulgam notas de repúdio após afastamento de dirigentes da Polícia Federal

Entidades Federais defenderam a preservação das prerrogativas institucionais do órgão

11 Diretores da Polícia Federal apoiam Andrei Rodrigues e entregam cargos

O pedido de vista não derruba a liminar de André Mendonça, que continua valendo. Com o afastamento de Andrei, o diretor-executivo da PF, William Murad, deve ficar interinamente na chefia

Advogado é preso após filmar pernas de guarda municipal em supermercado

(PI) Um advogado foi preso sob suspeita de importunação sexual. O homem teria filmado, com um telefone celular, as pernas de uma guarda municipal no supermercado Pão de Açúcar, na

Ministro André Mendonça afasta Andrei Rodrigues da chefia da Polícia Federal

Ministro do STF diz que 'há mais de 30 dias tem sido monitorado pela Polícia Federal' e submete decisão para análise da Segunda Turma
Veja mais

Uso de algemas em advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura, uso de algemas, condução e autuação

Piauí completa quatro meses consecutivos sem registros de latrocínio

02SET26 -
(PI) Dados da Segurança Pública apontam redução contínua nos últimos três anos

Aviator online: como a regulação brasileira enquadrou os crash games e o que isso muda para o jogador

01SET26 -
Em 2026, com mais de 25 mil URLs de plataformas bloqueadas pelo SPA e 550 contas bancárias encerradas, o mercado regulado tem ferramentas reais para fazer cumprir essas garantias, e

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

Promotor Coaracy (direita) é um nome conhecido no estado porque foi procurador-Geral de Justiça de Alagoas
(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

Designer Simon Weckert criou camisa capaz de esconder pessoas de câmeras de vigilância com IA
'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

MP POST270826 -
(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.