Delegada foi morta no Rio por interesse em seguro de vida, diz polícia

RJ: “Foi uma ação orquestrada e covarde”, afirmou Barbosa Investigadores da Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro acreditam que a delegada Tatiene Damaris foi assassinada pelo marido, o estudante de Direito Alessandro Oliveira Furtado, 39, nesta quinta-feira (23), porque ele tinha interesse no dinheiro do seguro de vida e pensão […]

Por Editoria Delegados

RJ: “Foi uma ação orquestrada e covarde”, afirmou Barbosa

 

Investigadores da Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro acreditam que a delegada Tatiene Damaris foi assassinada pelo marido, o estudante de Direito Alessandro Oliveira Furtado, 39, nesta quinta-feira (23), porque ele tinha interesse no dinheiro do seguro de vida e pensão da policial. O viúvo, que confessou o crime e foi preso em flagrante por agentes da DH logo após prestar depoimento, teria premeditado o crime. Furtado também tinha uma amante, já ouvida pela polícia.

 

Ontem, a Polícia Civil foi acionada pelo próprio estudante tão logo ele disse ter encontrado o corpo de Tatiene na cozinha da residência do casal, em Realengo, na zona oeste da capital fluminense. A delegada apresentava vários hematomas e tinha sobre o seu rosto um travesseiro. Não havia nem sinais de disparo de arma de fogo nem perfurações de objetos cortantes. Também não havia sinais de arrombamento na casa.

 

O chefe da Divisão de Homicídios, delegado Rivaldo Barbosa, explicou nesta sexta-feira (24) que os investigadores suspeitaram do depoimento apresentado por Furtado. Ainda na quinta, ele foi levado ao local do crime para que fosse feita uma reconstituição preliminar. Na versão inicial do estudante de Direito, informou Barbosa, a morte de Tatiene teria sido acidental.

 

Furtado afirmou ter apresentado papéis referente a um pedido de divórcio para que a delegada assinasse, mas ela teria reagido de forma violenta, sacando a arma. Em seguida, o homem teria asfixiado a mulher acidentalmente com o braço esquerdo enquanto tentava tirar a arma da sua mão com o braço direito, com o objetivo de se defender. A versão, no entanto, foi desconstruída pela polícia. “Desconfiamos porque não havia nenhum sinal de disparo e as informações que ele nos passou contradiziam a perícia realizada no local”, afirmou Barbosa.

 

De acordo com a descrição da dinâmica do crime apresentada pelo titular da Divisão de Homicídios, o casal brigou durante a manhã de ontem. Furtado teria assassinado a mulher por volta das 6, entregado a filha de três anos do casal para o motorista que a levava para a escola às 6h15 e saído de casa para ir à faculdade. Na volta, ele teria derrubado objetos, mexido nos móveis e jogado coisas no chão a fim de simular um crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Por volta do meio-dia, o estudante acionou a Polícia Civil.

“A Polícia Civil não tem dúvidas de que foi uma ação orquestrada e covarde”, afirmou Barbosa, que revelou ainda ter que o viúvo escondeu a arma da delegada na sala da residência. Como parte da fiação elétrica estava desarrumada, os investigadores levantam a hipótese de que o homem teria dado choques na delegada. Toda a ação foi feita com luvas, o que reforça a tese de que o crime foi premeditado, segundo a DH.

Tatiene estava casada com Furtado há cinco anos. Segundo amigos ouvidos pela polícia, eles costumavam brigar com frequência. Há 15 dias a delegada fez um seguro de vida tendo como principais beneficiários a filha do casal e outro filho da delegada, de 17 anos, que vive com o pai – como Furtado ficaria com a guarda da criança, seria um dos beneficiados pelo seguro.

A princípio, a polícia suspeitou que a morte tinha relação com o trabalho da delegada. Tatiene estava lotada na 36ª DP (Santa Cruz) desde agosto. Antes, já tinha passado pela 34ª DP (Bangu) e pela 35ª DP (Campo Grande). As três delegacias estão situadas na zona oeste do Rio, onde há forte presença de milicianos.
As investigações ainda estão em andamento, mas a polícia adiantou que Furtado será indiciado por homicídio qualificado por asfixia.

 

Seguro Gaúcho

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

Veja mais

Melhores Delegados de Polícia do Brasil, Censo 2026

Produtividade, Proatividade, História, Legado, Valorização, Reconhecimento e Premiação

Governador do Tocantins autoriza concurso da Polícia Civil com 452 vagas

(TO) Certame prevê cargos de delegado, oficial investigador e perito, com salários que chegam a R$ 21,9 mil

Delegado detalha atuação de cardiologista preso por estupro de vulnerável no RS

(RS) Investigação identifica 14 possíveis vítimas; médico é suspeito de dopar pacientes para praticar abusos sistemáticos durante consultas na Região Metropolitana

Polícia Civil do PI registra queda de 40% nos roubos de veículos no primeiro trimestre de 2026

(PI) As ações do Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV) fazem parte do Pacto Pela Ordem para reduzir a criminalidade na capital e no interior do estado.

O Elo Invisível: Como a Inteligência Preditiva pode Antecipar o Feminicídio no Piauí

O "Pulo do Gato" na Prevenção do Feminicídio: Por que o Piauí precisa da Teoria do Elo?

Sétimo Dia: Delegado Steferson Nogueira deixa história que transcende a segurança pública

(PB) Trajetória do delegado é lembrada por avanços históricos, diálogo institucional e compromisso com a segurança pública

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação
Veja mais

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

Senador Alexandre Luiz Giordano (Podemos-SP)
(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Steferson Nogueira, Delegado de Polícia Civil da Paraíba e presidente da ADEPDEL - Associação dos Delegados de Polícia da Paraíba
Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.