Defesa Civil e Corpo de Bombeiros fazem mapeamento das áreas de risco em João Pessoa

PB: helicóptero Acauã e equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA), partindo do Centro de Convenções As Secretarias de Estado da Segurança e Defesa Social (Sesds) e da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), por meio da Gerência Executiva da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, realizaram, na tarde deste domingo […]

Por Editoria Delegados

PB: helicóptero Acauã e equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA), partindo do Centro de Convenções 

As Secretarias de Estado da Segurança e Defesa Social (Sesds) e da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), por meio da Gerência Executiva da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, realizaram, na tarde deste domingo (28), uma ação de mapeamento das áreas de risco em João Pessoa. O trabalho foi feito com um sobrevoo de 45 minutos, no helicóptero Acauã e equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA), partindo do Centro de Convenções, apontando as regiões mais sensíveis e com perigo de desabamentos depois das fortes chuvas dos últimos dias.

A equipe sobrevoou a ladeira que interliga os bairros de Mangabeira e Valentina, o Terminal Rodoviário e as Comunidades São José, Saturnino de Brito, Timbó (Bancários), São Rafael (Castelo Branco) e do S (Baixo Roger); além da barreira do Cabo Branco e a Praça de Iemanjá.

De acordo com o gerente da Defesa Civil estadual, George Saboia, a ação foi muito produtiva no sentido de identificar áreas que necessitam de providências. “Os pontos mais críticos foram verificados na barreira da BR- 230, no bairro Castelo Branco, assim como na Comunidade do S, no Baixo Roger, com risco de deslizamento”, explicou. Ele adiantou que vai encaminhar relatório à Seirhma para adoção de medidas necessárias e tomada de providências.

As fortes chuvas registradas em João Pessoa na sexta-feira (26), atingiram 167.8mm, superando em mais de 60% o volume médio histórico de 30 anos da cidade para fevereiro em apenas oito horas, que é de 101,1 mm para o mês inteiro.

De acordo com George Saboia, a Defesa Civil registrou na sexta-feira em toda cidade vários pontos de inundação das calhas dos rios, alagamentos em vias urbanas dos diversos bairros, tombamento de árvores, queda de raios, eventos estes causando danos em residências, infraestrutura urbana, de baixa magnitude, contudo não há registo de desabrigados ou desalojados no município.

“Os órgãos setoriais do município que compõem o sistema Defesa Civil, atuaram nas ações e intervenção no sentido de mitigar e minimizar os efeitos e danos causados pelas chuvas atípicas de grande intensidade ‘, ressaltou.

O tenente coronel Paiva Neto, do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar, avaliou que no monitoramento foi possível identificar que a água já baixou consideravelmente em algumas áreas e outras continuam encharcadas, sem deslizamentos recentes de barreiras, mas será feito o trabalho de reavaliação constante para saber onde é necessário atuar. “As ações preventivas de visitas e atendimento às comunidades continuam, em parceria com a Defesa Civil”, afirmou.

O comandante do Grupamento Tático Aéreo, major Carlos Nascimento, informou que o GTA atua no sentido de apoiar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, trabalhando em conjunto desde as primeiras chuvas e em outras ações como realização de resgate, não só na Região Metropolitana de João Pessoa, mas em todo o Estado.

“O GTA é um grupamento multimissão e, como parte operacional da Sesds, cumpre missões relacionadas a todas as ações no Estado. Nesse sentido, todos esforços estão sendo direcionados para o emprego das aeronaves (Acauã 1 e 2) nas ações de Defesa Civil, bombeiros, resgates, entre outras ações que necessitam do vetor aéreo”, explicou o comandante do GTA, major PM Carlos Nascimento.

Portal Oficial do Governo da Paraíba

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Rodolfo Laterza segue, pela 4ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Márcio Dominici é reconduzido à presidência da Adepol Maranhão para o período de 2026 a 2028

(MA) A contagem dos votos foi acompanhada presencialmente por ambos os candidatos e teve transmissão simultânea através do perfil oficial da associação no Instagram, ampliando a transparência do processo.

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindpesp São Paulo

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Sergipe

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Santa Catarina

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol do Distrito Federal

Sorteio de Assinaturas Premium Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Pará

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste segundo ranking nacional de Segurança Pessoal

Francisco Lucas (secretário de segurança pública do Piauí) e Rafael Fonteles (governador do Piauí)
(PI) Estado registrou 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice que a coloca na décima primeira posição nacional.

Felipe Monteiro é o novo Delegado-Geral da Polícia Civil de Pernambuco

08NOV25-PE-NOVO-DG
(PE) Delegado Renato Márcio Rocha Leite deixou o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Estado, após apresentar pedido de exoneração

Investigação de crimes contra a honra via TCO ou Inquérito Policial

08NOV25-TCO-IPL-REDESSOCIAIS
Análise Jurídico-Policial, Coleta de Provas , Arquivos, Documentos e Modelos de Peças referentes a tais casos.

Concurso público com 750 vagas para Polícia Civil da Bahia

09NOV25-BA CONCURSO POLICIA CIVIL
(BA) Além das vagas para delegado, o certame contemplará 750 oportunidades no total, distribuídas entre 500 vagas para investigador, 150 para escrivão e 100 para delegado, com o objetivo de

Delegados do Piauí, Pará, Goiás, Bahia e São Paulo concluem curso de Gerenciamento de Crises e reforçam estratégias de segurança pública no Brasil

07NOV25-DELEGADOS-CURSO-CRISE
O conhecimento adquirido pelos cinco delegados será disseminado em suas respectivas corporações, servindo de base para novos programas de capacitação interna e projetos de integração entre estados, voltados à prevenção

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para sindicalizados do Sindelpol Rio de Janeiro

RJ SINDELPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!

Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para associados da Adepol Paraná

PR ADEPOL BANNER SORTEIO POST
Sorteio de Assinaturas Anual e Vitalícia do Portal Delegados para delegados de polícia associados e sindicalizados!
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.